sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

"Cher me recebeu de braços abertos", diz Aguilera, estrela de 'Burlesque'

Eduardo Graça, Direto de Cancun, México

O musical mais badalado do ano em Hollywood finalmente chega aos cinemas brasileiros nesta sexta-feira (11), apresentando uma dupla improvável: a veterana Cher, 64 anos, que venceu o Oscar de melhor atriz por O Feitiço da Lua e é um dos maiores ícones de Hollywood, e Christina Aguilera, a nova-iorquina que, aos 30 anos, é uma das maiores estrelas do pop americano. Em Burlesque, Cher é Tess, a dona de um cabaré em busca de uma nova atração. E Aguilera é Ali, uma menina batalhadora que quer mostrar a todos o tamanho de sua voz. E de sua ambição. "Cher me recebeu de braços abertos", disse Aguilera sobre o trabalho ao lado da diva.Um fracasso de crítica, o musical dirigido por Steve Antin (em sua estreia na tela grande, ele é mais conhecido do público brasileiro pelo playboy Troy de Os Goonies) fez uma bilheteria de US$ 39 milhões, aquém das expectativas dos produtores, e ficou sem indicações para o Oscar, apesar do elenco estelar, que conta ainda com Alan Cumming, Kristen Bell, Stanley Tucci e Peter Gallagher. Mas conseguiu arrematar um Globo de Ouro, para melhor canção original, You Haven't See The Last of Me, interpretado por Cher. E representa, de alguma maneira, o revival do universo do burlesco, presente na noite alternativa de Nova York, Nova Orleans e Los Angeles desde a década de 90 e muitas vezes chamado de neo-burlesque. Com suas dançarinas vestidas com pouca roupa e muita maquiagem, e um namoro com o grotesco e a sátira social, o gênero (de conotação política mais clara do que o apresentado no filme) vem ganhando fãs desde então nos EUA.Mas Burlesque, o filme, só saiu do papel depois que Aguilera arregaçou as mangas e decidiu informar Cher que seu sonho era dividir o palco com uma das maiores divas do showbizz. Se o público não vai exatamente sair cantando as músicas de Burlesque ao fim da sessão, vale conferir o encontro da dupla. Se Aguilera se revela uma grande atriz? Huum, não exatamente. Mas ela tem star power, e a cena em que aprende a se maquiar com mamma Cher oferece alguma emoção. E se alguém tinha alguma dúvida, depois de Burlesque, não se pode negar a capacidade vocal de dona Xtina.O Terra acompanhou a coletiva de imprensa do filme em seu pré-lançamento internacional no México, com a presença de Aguilera. Confira os melhores momentos da conversa com a cantora e atriz:
O universo burlesco
"Sempre fui fã do gênero. E se você olhar bem, ele está presente em minha música, em minha estética. Meu álbum Back to Basics é um mergulho naquele universo. A sensualidade feminina, que exala no burlesco, é fonte de afirmação para as mulheres. Nós não devemos ter vergonha da sensualidade, é o que o burlesco diz. Nós somos maravilhosas, é o que o burlesco diz. E eu gosto desta mensagem".
Sangue Latino
"Minha paixão está na pele. Tenho sim o sangue quente. Sou irlandesa, por parte de mãe, e latino-americana, do Equador, por parte de pai. Sou muito orgulhosa de minhas raízes latinas, e, vamos combinar, os irlandeses também não são exatamente conhecidos por sua calma, né?"
A atriz Christina: representando um personagem
"Ali é completamente diferente de mim. A história dela é completamente diferente de mim. Quis ver o mundo através dos olhos dela. É bem diferente da cantora. No mundo da música, da minha música, pelo menos, é importante expressar o que penso, o que sinto. No filme é, de certa forma, o oposto. Tenho que me conter e criar um novo ser. Não queria ser Christina no filme".
Cantando e dançando na tela
"Nunca dancei tanto, e coreografias complicadas, marcadas, na vida. Busquei inspiração nos anos 20, que adoro, na loucura, na sensualidade, no brejeiro"
Sensualidade do filme
"É parte do meu trabalho, sempre. Sensualidade e sexualidade. Historicamente nós mulheres fomos criadas para sentir vergonha de nosso corpo, que foi sempre fetichizado, dedicado ao prazer do homem. Eu acho o corpo feminino lindo. Inclusive como expressão artística. Eu me sinto absolutamente confortável com meu corpo, em controle cada vez maior do que eu quero, como eu quero e quando eu quero".
Cher
"Aprendi tanto com ela. Cresci tanto. Este é meu primeiro filme e não tinha ninguém melhor para assumir este papel de professora, especialmente porque ela fez do universo da música, como eu. Ela fez tudo antes de todos nós. E ela me recebeu de braços abertos. A primeira vez em que nos falamos ela me disse: 'Vou te dizer a mesma coisa que Meryl Streep me disse em meu primeiro filme. Ela disse que estava muito feliz por eu estar lá. Foi o jeito da Meryl mostrar que estávamos naquela aventura juntas. Quero dizer o mesmo para você'. Foi sensacional ouvir aquilo. E ela me deu ótimos conselhos, tanto em relação a Hollywood quanto à minha carreira musical e minha vida. Foi uma delícia conviver com ela. Ela foi uma grande amiga. E poder chamar Cher de sua amiga é o máximo!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...