sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Confira as chances de cada ator indicado ao Oscar 2011

Colin Firth é o favorito após premiações no Globo de Ouro e no Bafta.James Franco pode se tornar primeiro anfitrião da cerimônia a levar estatueta.

Da EFE
Colin Firth, premiado no Bafta e favorito no Oscar 2011.  (Foto: Reuters)Colin Firth, premiado no Bafta e favorito no Oscar.
(Foto: Reuters)
Colin Firth é o grande favorito para ficar com o Oscar de melhor ator por sua performance como o rei gago George VI, em "O discurso do rei", de Tom Hooper. Apesar de os apostadores darem como certa a vitória, estão firmes no páreo Javier Bardem ("Biutiful"), Jeff Bridges ("Bravura indômita"), James Franco ("127 horas") e Jesse Eisenberg ("A rede social").
Confira as chances de cada um dos astros nas premiação:
Colin Firth - grande favorito nas apostasHá algum prêmio que ele não tenha conquistado? Seu trabalho em "O discurso do rei", no qual interpreta George VI, incapaz de falar sem gaguejar, se deparou com o Globo de Ouro, o Bafta, o prêmio do Sindicato de Atores dos Estados Unidos e os prêmios das associações de Críticos de Chicago, Flórida, Kansas City, Los Angeles, Phoenix e Washington.
O britânico vive um momento de ouro em sua carreira. A ponto de ser indicado à estatueta do Oscar do ano passado, em sua primeira nomeação, por "Direito de amar", que até então recebeu as melhores críticas de sua carreira. Agora, com "O discurso do rei" se superou, e conseguiu deixar Elizabeth II "comovida" após assistir ao filme.O filme narra a peculiar relação entre George VI e o fonoaudiólogo (Geoffrey Rush) que o ajudou a superar sua gagueira para se transformar no líder que o Reino Unido precisava perante a Segunda Guerra Mundial.Após uma trajetória reconhecida em obras como "O paciente inglês" (1996) e "Shakespeare apaixonado" (1998), sucessos arrasadores ("O diário de Bridget Jones", 2001; "Simplesmente amor", 2003) e aparições rotineiras ("Bons costumes", 2008; "Genova", 2008), Firth parece ter alcançado o status de estrela.O ator tem ainda pendente a estreia de "Tinker, Tailor, Soldier, Spy", baseada em um romance de John le Carré, e rodará "Gambit", dirigido por Michael Hoffman e escrita pelos irmãos Coen.
Javier Bardem: por sua atuação em 'Biutiful', ele foi premiado no Goya. (Foto: Reuters)Javier Bardem: por sua atuação em 'Biutiful', ator foi
premiado no Goya. (Foto: Reuters)
Javier Bardem - uma segunda opção?
Esta é a terceira indicação ao Oscar de Bardem, que interpretou com glória "Antes do anoitecer"(2000), Julian Schnabel, e fez história ao ganhar o prêmio em "Onde os fracos não têm vez" (2007), Joel e Ethan Coen.Agora, pelas mãos do mexicano Alejandro González Iñárritu, buscará surpreender com seu dramático papel em "Biutiful", onde vive Uxbal, um doente terminal que vive os últimos dias de sua vida entre o amor de uma esposa bipolar e o abandono dos seus filhos.O anúncio da indicação aconteceu poucos dias depois do nascimento de seu primeiro filho, fruto de seu casamento com a atriz espanhola Penélope Cruz, a quem dedicou recentemente o prêmio Goya ao melhor ator."A minha mulher e a meu filho por me despertarem todos os dias o coração e o sorriso", disse Bardem com um enorme sorriso, na primeira vez que falava de seu filho em público.Há uns meses terminou a filmagem de seu novo filme de Terrence Malick ("é um experimento muito interessante em nível criativo", disse o ator à Agência Efe) e recentemente admitiu que negocia sua participação no novo filme de James Bond, dirigido por Sam Mendes, como o vilão da história.
Jeff Bridges: Oscar em 2010 e chances de repetir a dose em 2011. (Foto: AP)Jeff Bridges: Oscar em 2010 e chances de repetir a
dose em 2011. (Foto: AP)
Jeff Bridges - em busca de seu segundo Oscar consecutivoÉ o candidato mais experiente e o vencedor na edição passada, com o emocionante retrato de um cantor de country em "Coração louco". Foi a primeira estatueta dourada para o ícone do cinema americano, nomeado em outras quatro ocasiões por "O último golpe" (1974), "A última sessão de cinema" (1971), "Starman - o homem das estrelas" (1984) e "The contender" (2000).Bridges volta às telas do cinema com o faroeste "Bravura indômita", pelas mãos de seus diretores preferidos: os irmãos Coen. Com eles rodou "O grande Lebowski" (1998), onde viveu um dos personagens mais conhecidos e influentes na sociedade americana: "The dude"."Bravura indômita" é baseado em um relato publicado por Charles Portis em 1968 sobre a viagem em torno da figura de uma jovem de 14 anos, Mattie Ross (Hailee Steinfeld), e seu empenho em fazer justiça e resgatar o fugitivo Tom Chaney (Josh Brolin), o homem que matou seu pai.
Uma viagem no qual a acompanharão de má vontade dois pistoleiros agentes da lei e caça recompensas: o implacável bêbado com tapa-olho Rooster Cogburn (Bridges) e o ranger texano obstinado e charlatão LaBoeuf (Matt Damon).Este ano, o ator também estreou "Tron: o legado", a sequência do filme cult "Tron", que retoma a história de Kevin Flynn (Bridges), um visionário informático que ficou apanhado nos circuitos de um super computador.
James Franco: anfitrião do Oscar também está na disputa por estatueta. (Foto: Reuters)James Franco: anfitrião do Oscar também está na
disputa por estatueta. (Foto: Reuters)
James Franco - o anfitrião premiado?Como confirmou a Academia de Hollywood, esta pode ser a primeira vez que o apresentador oficial da cerimônia de gala do Oscar levará a estatueta dourada. Pois bem, James Franco poderia quebrar a "maldição" nesta edição, já que fará o papel de mestre de cerimônias junto com Anne Hathaway e concorre ao prêmio por "127 horas", sua primeira nomeação.Franco, no entanto, já declarou que não "importa" se no final declararem a cerimônia como "o pior Oscar da história", embora acredite que fará um bom papel. "Minha reação inicial foi dizer não. Depois pensei bem e me perguntei, por que não?", explicou Franco, que decidiu aceitar a proposta dos produtores quando seus agentes o recomendaram fazer o contrário.
"127 horas", dirigido por Danny Boyle, se baseia na história real do montanhista americano Aron Ralston, que em 2003 foi obrigado a amputar parte do próprio braço direito quando sofreu um acidente nas montanhas de Utah (EUA).A desgraça de Ralston serve para que Boyle refletisse, mediante a poderosa interpretação de Franco, sobre a motivação que pode levar uma pessoa, em uma situação desesperada, a tomar decisões drásticas para sobreviver.Franco ainda tem algumas estreias previstas "Your highness" para o mês de abril, uma comédia de David Gordon Green junto a Natalie Portman e Zooey Deschanel, e filmou "Rise of the Apes" junto a Freida Pinto, filme que chegará às salas de cinema em novembro.
Jesse Eisenberg: jovem ator em sua primeira indicação. (Foto: Reuters)Jesse Eisenberg: jovem ator em sua primeira
indicação. (Foto: Reuters)
Jesse Eisenberg - com o aval de Mark Zuckerberg
Eisenberg, em sua primeira indicação, é o responsável por interpretar na "A rede social" Mark Zuckerberg, criador do Facebook e eleito a "personalidade do ano" pela revista Time.Embora Zuckerberg tenha criticado abertamente certas passagens do roteiro do filme, obra de Aaron Sorkin, o ator confessou recentemente em entrevista no programa "60 minutes" que o multimilionário achou a produção "interessante", da mesma forma que a interpretação do jovem ator, com quem apareceu ao lado no show "Saturday night live".O diretor do filme, David Fincher, apresenta sua narrativa particular à trama que percorre a trajetória da criação do Facebook que é inspirada no livro "Bilionários por acaso", de Ben Mezrich.
Eisenberg interpreta Zuckerberg retratado como um jovem universitário de Harvard com poucas habilidades sociais e muito talento em informática que está disposto a tudo para conseguir seu objetivo de criar uma rede que revolucione as relações sociais, embora essa visão não seja compartilhada pelo autêntico Zuckerberg, que se negou a colaborar para o filme.Eisenberg, que começou decolar em 2009 com as comédias "Zumbilândia" e "Solitary man", se confirmou como grande talento em Hollywood após seu trabalho em "Holly rollers" (2010) e estreias previstas como o desenho brasileiro "Rio" e a comédia "30 minutes or less", de Ruben Fleischer, o diretor de "Zumbilândia".

Confira as chances de cada atriz indicada ao Oscar 2011

Natalie Portman e Annette Bening despontam como favoritas na disputa.Nicole Kidman é a única entre as indicadas que já foi premiada na cerimônia.

Da Efe
Natalie Portman, Michelle Williams, Jennifer Lawrence, Nicole Kidman e Annette Bening: as musas do Oscar 2011. (Foto: Reuters)Natalie Portman, Michelle Williams, Jennifer Lawrence, Nicole Kidman e Annette Bening: as musas do Oscar 2011. (Foto: Reuters)
Natalie Portman ("Cisne negro") e Annette Bening ("Minhas mães e meu pai") são as principais favoritas ao Oscar de melhor atriz, uma categoria na qual concorrem também Jennifer Lawrence ("Inverno da alma"), Michelle Williams ("Namorados para sempre") e Nicole Kidman ("Reencontrando a felicidade").
Confira como foi a trajetória de premiações para filmes e quais as chances das estrelas na cerimônia de domingo (27), no Teatro Kodak, em Los Angeles.
Natalie Portman, premiada pelo Sindicato dos Atores por sua atuação em 'Cisne negro'.  (Foto: Reuters)Natalie Portman, premiada pelo Sindicato dos Atores
por sua atuação em 'Cisne negro'. (Foto: Reuters)
Natalie Portman - entre a beleza e a loucura
Se há uma favorita para o Oscar 2001 é Natalie Portman. Trata-se de sua segunda indicação - a anterior foi em 2004 por "Closer - perto demais" - e até agora já levou o Globo de Ouro, o Bafta, o prêmio do Sindicato de Atores dos Estados Unidos e os prêmios das associações de críticos de Boston, Chicago, Dallas-Fort Worth, Flórida, Kansas City e Las Vegas, entre outros, por sua interpretação em "Cisne negro".
Portman dá vida a Nina, primeira dançarina de uma companhia de balé de Nova York que se encontra em uma competição com uma bailarina, interpretada pela americana de origem ucraniana Mila Kunis.
O filme é um "thriller" psicológico ambientado no mundo da dança e inspirado em "O lago dos cisnes", de Tchaikovsky, cuja protagonista empreende uma viagem à loucura devido à busca da perfeição em seu trabalho.A atriz será um dos rostos mais vistos nas telonas neste ano, já que estreará a comédia "Your highness" e "Thor".
Annette Bening: eleita melhor atriz de drama no Globo de Ouro. (Foto: AP)Annette Bening: eleita melhor atriz de drama no Globo
de Ouro. (Foto: AP)
Annette Bening - a aposta pela experiência
Ela é a mais experiente entre as indicadas. Aos 52 anos, recebeu sua quarta nomeação para o Oscar de melhor atriz, após as obtidas por "Adorável Julia" (2004), "Beleza americana" (1999) e "Os imorais" (1990), embora nunca tenha levado a estatueta dourada.Agora pode conseguí-la por seu trabalho na produção independente "Minhas mães e meu pai", dirigida por Lisa Cholodenko, cuja obra põe em dúvida o conceito tradicional de família e sugere que o casamento vai além de uma questão de gênero.Bening dá vida a uma lésbica em relação com a personagem de Julianne Moore, com quem tem dois filhos adolescentes. No entanto, a estabilidade familiar se transforna com a aparição de Paul (Mark Ruffalo), o pai biológico das crianças.A atriz já ganhou o Globo de Ouro de melhor atriz de comédia ou musical, e dedicou o prêmio a seu marido, Warren Beatty.
Nicole Kidman: a única já premiada no Oscar entre as concorrentes. (Foto: Reuters)Nicole Kidman: a única já premiada no Oscar entre
as concorrentes. (Foto: Reuters)
Nicole Kidman - a única 'oscarizada'Nicole Kidman é a única das indicadas deste ano que já ganhou um Oscar, por "As horas" (2002), no qual interpretou a escritora Virginia Woolf agora retoma essa veia dramática em "Reencontrando a felicidade", um filme sobre a dificuldade de um casamento para enfrentar o luto pela morte de um filho em um acidente de trânsito.O filme de John Cameron Mitchell recria a transformação de uma relação matrimonial marcada pelo luto e aborda os limites que a dor impõe ao diálogo, neste caso, com o marido do personagem da atriz, interpretado por Aaron Eckhart.Após alguns anos envolvida em projetos sem muita sorte ("Invasores", 2007; "Austrália", 2008), ela parece agora retomar o caminho correto e triunfa nas bilheterias americanas com a comédia "Esposa de mentirinha", enquanto termina a filmagem de "Trespass", thriller de Joel Schumacher com Nicolas Cage no elenco.
Michelle Williams: nova indicação após 'O segredo de Brokeback Mountain.  (Foto: Reuters)Michelle Williams: nova indicação após 'O segredo de
Brokeback Mountain. (Foto: Reuters)
Michelle Williams: Oscar antes de Marilyn Monroe
Esta é a segunda indicação recebida por Williams desde "O segredo de Brokeback Mountain" (2005), em cuja gravação conheceu Heath Ledger, com quem teve sua filha, Matilda.Desde então, a atriz superou uma grande depressão devido à morte do ator, que a manteve quase um ano longe dos sets. Em dezembro, falou pela primeira vez sobre seu sofrimento: "entendo as circunstâncias, mas o fato em si para mim não tem compreensão. Não a encontro. Não posso encontrá-la".Agora com "Namorados para sempre", drama de Derek Cianfrance no qual compartilha cenas, mais do que íntimas, com Ryan Gosling, a atriz volta em grande estilo ao Oscar com uma interpretação muito elogiada pela crítica americano.
"Namorados para sempre" é uma história de amor sobre as reviravoltas de um passado com consequências na realidade vivida por um jovem casal, Dean e Cindy, que tenta extrair as melhores lembranças de sua relação para evitar o declínio de seu casamento.Williams, que em 2010 estreou também "Ilha do medo", de Martin Scorsese, concluiu recentemente a rodagem de "My week with Marilyn", onde encarna a diva Marilyn Monroe.
Jennifer Lawrence: a nova musa indie
Com apenas 20 anos, Jennifer Lawrence recebeu sua primeira indicação ao Oscar de melhor atriz por sua atuação em "Inverno da Alma", mas poucos se atrevem a lhe dar alguma chance de faturar a estatueta.
O filme, baseado em um romance de Daniel Woodrell, é a história de uma adolescente que terá que encontrar seu pai, fugitivo da Justiça, para evitar a perda da casa onde ela vive com seus dois irmãos pequenos.
Jennifer Lawrence: a nova musa do cinema independente. (Foto: Reuters)Jennifer Lawrence: a nova musa do cinema
independente. (Foto: Reuters)
O rosto da jovem, pouco conhecido do grande público apesar de sua aparição em "Vidas que se cruzam" (2008) e as séries de televisão "Monk" e "Cold Case", se tornará mais famoso durante 2011.
A atriz participará de dois dos filmes mais aguardados em Hollywood: primeiro em "Um novo despertar", e depois em "X-Men: first class", no qual encarnará Mystique. Além disso, estará nas telonas em "Like crazy", o grande vencedor do último festival de Sundance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...