quarta-feira, 4 de maio de 2011

Morte mal explicada-Imprensa da Ásia questiona operação que matou Bin Laden

O jornal “Mainichi”, um dos principais do Japão, estampou várias perguntas: Por que jogaram o corpo no mar? Os testes de DNA são conclusivos?

Depois dos primeiros momentos de euforia, agora surgem várias dúvidas a respeito da operação que matou Bin Laden. O jornal “Mainichi”, um dos principais do Japão, estampou uma série de perguntas: Por que jogaram o corpo no mar? Os testes de DNA são mesmo conclusivos?
Essa pressão pode forçar os americanos a divulgar provas, como a foto de Bin Laden morto. Integrantes do governo dos Estados Unidos disseram que isso está sendo analisado. Os americanos temem que a divulgação dessa foto possa provocar revolta, já que a cabeça de Bin Laden teria ficado deformada com o tiro que o matou. Ou seja, seria uma imagem muito perturbadora.E como fica a al-Qaeda agora? A organização já tem alguém para substituir Bin Laden? Os analistas dizem que não há ninguém com a capacidade de inspirar o terrorismo como Bin Laden. Por outro lado, a al-Qaeda se transformou no que os especialistas chamam de uma franquia do terror, ou seja, está dividida em vários grupos mais ou menos independentes, que não precisam de uma liderança para atacar.
O candidato a ocupar formalmente a função de chefe é um cirurgião egípicio, chamado Ayman al-Zawahiri, que era o médico de Bin Laden e o número dois da organização. Mas, segundo integrantes do serviço secreto americano, ele é considerado um líder apagado, dado a ataques de cólera por motivos fúteis e um péssimo administrador.O assessor de contra-terrorismo da Casa Branca, John Brennan, disse que os Estados Unidos vão aproveitar esse momento de falta de liderança da al-Qaeda para tentar acabar de vez com a organização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...