sábado, 19 de março de 2011

BBB11-Prévias da Net indicam Daniel como vencedor do reality

A maioria absoluta das prévias realizadas por sites e blogs da internet sobre quem deve ganhar o Big Brother 11 apontam Daniel como vencedor com 38,40% dos votos registrados.
O segundo lugar deverá ficar com RODRIGÃO com 25%.O terceiro e quarto lugares devem ser disputados por MARIA com 18% e WESLEY com 16%.

Mistérios existem até para céticos, diz diretor de As Mães de Chico Xavier

Christian Costa /Cineclick

Um elenco de peso, formado por Caio Blat (Bróder), Paulo Goulart Filho (Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito), Gabriel Pontes, Gustavo Falcão (Praça Saens Peña), Via Negromonte (Cabeça a Prêmio) e Vanessa Gerbelli (Sem Controle), além dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes, do produtor Leonardo Leal e do escritor Marcel Souto Maior, conversara com a imprensa na sexta-feira sobre As Mães de Chico Xavier.A abertura da mesa se deu com Marcel, que escreveu o livro Por Trás do Véu de Ísis, no qual o longa se baseia. O autor elogiou a atuação de Caio Blat, que o interpretou, e falou sobre as dificuldades para quebrar o “pavor de jornalista” que Chico Xavier tinha. O escritor elogiou o filme, que em sua opinião expôs o que “Chico lutou a vida inteira para testemunhar”.Para o diretor Glauber Filho, o grande desafio da produção foi fazer um filme melhor e com mais estrutura que Bezerra de Menezes: O Diário de um Espírito, filme anterior da Estação Luz Filmes. Ele disse que a primeira inspiração para o projeto veio quando viu um documentário sobre as cartas que Chico psicografava. “Buscamos uma estética mais voltada para o cotidiano”, disse o cineasta sobre a maior diferença para a cinebiografia Chico Xavier, filmada por Daniel Filho.Blat entrou na conversa após a menção de Bezerra de Menezes, dizendo que finalmente teve a chance de fazer um longa inteiro com a equipe após sua “participação relâmpago” na produção no papel de um militar. “Era uma dívida pessoal”, brincou Glauber Filho sobre a necessidade de trabalhar de novo com Blat, ganhador do último Kikito de Ouro no Festival de Gramado por Bróder.
Via Negromonte, que foi casada por 23 anos com o ator Nelson Xavier (que repete aqui sua mediúnica performance como Chico Xavier), afirma que o filme não é centrado no espiritismo. “Tive medo que fosse um filme de militância”, comentou sobre o momento em que soube do projeto. A atriz diz que aceitou papel assim que percebeu que não se tratava de um filme sobre religião, mas sim sobre perda.


Gabriel Pontes é abraçado por Via Negromonte durante o brunch promocional de As Mães de Chico Xavier

Caio Blat também defendeu o filme como não-doutrinário. “Existem diversos filmes americanos com temática espírita, que não se vendem assim”, comentou antes de exemplificar citando Ghost – Do Outro Lado da Vida, O Sexto Sentido e Além da Eternidade como produções que envolvem espíritos, mas sem limitar sua história a isso.Halder Gomes fez diversas intervenções cômicas ao longo do evento. Ao comentar a pré-estreia do dia anterior (17/3), que ocorreu em Porto Alegre, o cineasta descreveu que os gaúchos fizeram muita força para não chorar. “Era uma orquestra de fungadas”, disse ele adicionando que muitos vinham abraçá-lo aos prantos após a sessão.


Caio Blat interpreta Karl, um jornalista em busca da verdade por trás das cartas de Chico Xavier

O ator mirim Gabriel Pontes, que no filme está prestes a completar cinco anos, também divertiu a coletiva ao sair da mesa no meio de uma resposta e ir ao fundo da sala para falar com sua mãe. Também causou risos quando foi perguntado sobre a morte de seu personagem. "O que importava é 'estar aqui vivo'", brincou. A equipe elogiou o garoto, mesmo admitindo que, de vez em quando, ele decidia não atuar. “Às vezes ele cismava no set”, disse Halder. “E com a mãe do lado, não podia dar cascudo”, brincou causando risos na sala.Com exceção do produtor, toda equipe comentou que não é espírita, embora tenha crenças. Souto Maior admitiu ser ateu e disse: “A minha fé não é consolidada. É cheia de altos e baixos.” Blat disse que não frequenta centros, embora já tenha lido livros de Allan Kardec. “É uma responsabilidade que ainda não abracei”, afirmou. Já Gomes disse que não tem “disciplina para ter religião” e que “mistérios existem, não importa o quanto sejamos céticos”. Ele comentou o sincretismo brasileiro, comparando-o ao fato de muitos no país torcerem para dois times.Via Negromonte falou que não é espírita, mas é “espiritualizada”. A atriz comentou o câncer que Nelson Xavier enfrentou e como a doença regrediu após o uso de terapias alternativas, como a meditação e pensamento positivo, considerando o feito “um grande milagre”.Foi perguntado à equipe suas opiniões sobre o aborto, devido às mensagens contrárias à prática que aparecem no filme. Glauber Filho disse que a Estação Luz é ligada a ONGs, inclusive organizações contra o aborto e que as frases mais literais vieram por “determinação de um dos apoiadores”. O diretor se colocou à favor do debate, com aspectos religiosos e científicos. Para o produtor Leonardo Leal, “é impossível defender a vida sem entrar no assunto do aborto e do suicídio”.


Glauber Filho conversando durante o brunch promocional de As Mães de Chico Xavier

A equipe disse que pretende lançar o filme no exterior, principalmente na América Latina, mas não deu detalhes sobre os possíveis países. Sobre a intenção do autor em fazer novos livros sobre espiritismo, ele comentou: “Há 15 anos eu digo que não vou voltar à questão, mas não consigo mudar de assunto.” Ele tem atualmente três projetos inacabados sobre outros temas. Já a Estação Luz disse que planeja adaptar O Céu e O Inferno, de Kardec, para as telonas.
As Mães de Chico Xavier estreia em 400 salas brasileiras em 1º de abril.
AS MÃES DE CHICO XAVIER
Nota Cineclick
Heitor Augusto
As Mães de Chico Xavier As Mães de Chico Xavier não é de maneira alguma inocente em suas afirmações. Um filme conectado com o seu mercado, que desenvolve nas entrelinhas seus argumentos. Em vez de apelar para a razão, prefere a emoção e a comoção.
Os surpreendentes 550 mil espectadores para as 40 cópias de Bezerra de Menezes – Diário de Um Espírito provaram, em 2008, que existe um nicho, mesmo que finito, para ficções que se relacionam em algum grau com a doutrina espírita. Desde então, tivemos produções de maior (Chico Xavier) ou menor (Nosso Lar) aptidão cinematográfica. Em comum, todas foram sucessos de bilheteria. É nesse filão que As Mães de Chico Xavier se insere: um filme que enxerga quem veio antes e busca todos os mecanismos para chegar ao seu público. Mas como faz isso?Primeiramente, focando as mães. Quem não se identifica com a dor materna, seja ela espírita, umbandista, torcedora do Corinthians ou do Fortaleza? Em seguida, optando por convenções narrativas do que seria uma abordagem sensível de um tema doloroso.Depois, relacionando as três mães a um personagem que, se não é unânime do ponto de vista religioso, tem respeitabilidade dos brasileiros como um homem de bem. No filme, Chico Xavier entra como um Messias a trazer a paz que falta.
Esse conjunto de escolhas – e muitas outras que não vale dissecar para não perder o fio da meada deste texto – faz de As Mães de Chico Xavier um filme com chances claras de encontrar seu público específico.
Verdade: jornalismo e cinema
Ao lidar cinematograficamente com situações delicadas, o filme de Glauber Filho e Halder Gomes (Cadáveres 2) exagera na câmera lenta ou na recorrência da música. Boas intenções – que não dão certo – para atender a expectativa de como deve ser um “filme sensível”.Se é simplista em algumas escolhas, As Mães de Chico Xavier faz uma complicada operação no valor da verdade na crença religiosa. Ruth (Via Negromonte) se culpa porque o filho é viciado em drogas; Elisa (Vanessa Gerbelli) é apaixonada por Theo, seu garoto de cinco anos; Lara (Tainá Müller), professora primária, acaba de descobrir que está grávida. As três mulheres, em algum momento, entrarão em contato com Chico Xavier.Já Caio Blat interpreta Karl, um jornalista curioso que pretende investigar a veracidade do trabalho do médium. Irônico, Chico vira para o moço e diz “que sou apenas um meio, converse com as mães, elas têm as histórias”. Karl segue o conselho e vai atrás dessas histórias.A partir daí o jornalismo, que lida com os fatos e a construção da verdade, se une ao cinema, arte que desperta o sensorial. Quando realiza esta complicada e sutil junção, As Mães de Chico Xavier chega à sofisticação do convencimento: o filme tem ao seu lado a representação da imprensa, que imputa veracidade ao trabalho de Chico, e os recursos dramáticos e emotivos do cinema. Nas entrelinhas, As Mães de Chico Xavier transforma razão e emoção em uma coisa só. Como cereja do bolo na sua argumentação, o filme insere os letreiros de algo que se tornou praticamente indicador de filme de sucesso: “baseado em fatos reais”. É o ponto final para entrar bem no mercado: se não conseguiu convencer um espírita ou um espectador disposto a se emocionar, o filme fala de um fato “verdadeiro”, algo que tem se tornado a quimera do cinema brasileiro – seja ele em produções espírita ou de uma prostituta como Bruna Surfistinha.Por isso que As Mães de Chico Xavier não é um filme ingênuo. Feito redondinho para atender as expectativas de um nicho, o que lhe dá limitações cinematográficas, mas com uma brecha ideológica que permite buscar outros públicos. Filme que, desde o começo, tenta se encaixar inteiramente no mercado, deixando pretensões artísticas em segundo plano.
Como cinema, essa produção representa uma evolução em relação ao trabalho anterior de Glauber Filho, o também espírita Bezerra de Menezes. Mas não dá para dizer o mesmo do codiretor Halder Gomes, que se deu tão bem realizando filmes autorais de guerrilha que invariavelmente falam de paixão, seja pelo cinema (Cine Holiúdy – O Artista Contra o Cabra do Mal) ou pelo futebol (Loucos de Futebol).O cinema brasileiro ainda não encontrou, na ficção, como aliar um discurso proselitista espírita com eficiente realização cinematográfica. Nem sei se os filmes feitos ou que virão tem esta pretensão. Ainda bem. Imagina se o cinema passasse a servir o proselitismo?

Atrasado, Obama sobe rampa do Palácio do Planalto para reunião com Dilma

Maurício Savarese /Do UOL Notícias
Em Brasília

  • Dilma cumprimenta Obama na chegada ao Planalto Dilma cumprimenta Obama na chegada ao Planalto
Com 27 minutos de atraso, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou ao Palácio do Planalto para se reunir com a colega brasileira, Dilma Rousseff, na manhã deste sábado (19). Depois de passar as tropas em revista, ele subiu a rampa – uma honraria reservada a poucos líderes internacionais – e foi recebido na entrada do prédio pela mandatária com um aperto de mão.
Em seguida os dois ouviram os hinos nacionais dos dois países e partiram para sua conversa em particular. A chegada de Obama estava prevista para 10h.  Durante o hino nacional, foram dadas salvas de canhão pela visita do presidente americano. Mais cedo, ministros brasileiros e o embaixador americano assinaram dez acordos que serão ratificados pelos mandatários depois de uma conversa privada.Desde as 10h10, Dilma aguardava Obama no 2º andar do Palacio do Planalto. Usando echarpe, salto alto – aparentemente desconfortável – e um vestido vermelho, ela desceu para a entrada às 10h17, ao lado do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota. Diante deles, uma praça dos Três Poderes completamente vazia – por questão de segurança.Obama chegou ao escritório do governo acompanhado da mulher, Michelle, e das filhas, Sasha e Malia. Sob forte esquema de segurança, o americano pousou na Base Aérea da capital federal por volta das 7h40 em seu Air Force One – o avião presidencial dos EUA. Em seguida ele se dirigiu para seu hotel, onde descansou por mais de uma hora.
Obama desembarca em Brasília com suas filhas, Sasha (vestido branco) e Malia, e sua mulher Michelle Ueslei Marcelino/Reuters
 

Jovem é preso após ligar para polícia e dizer ter sofrido overdose de Viagra

Suspeito forneceu nome falso e disse que precisava de ajuda.
Matthew Douglas foi identificado após sogro reconhecer sua voz.

Do G1, em São Paulo
Matthew Douglas foi identificado após sogro reconhecer sua voz. (Foto: Reprodução)Matthew Douglas foi identificado após
sogro reconhecer sua voz. (Foto: Reprodução)
Um homem de 28 anos foi preso na semana passada depois que ligou três vezes para o serviço de emergência da polícia no estado da Flórida, nos EUA,  alegando que havia sofrido uma overdose de Viagra, segundo reportagem do jornal "Sun Sentinel".
Matthew Wade Douglas Jr. fez as ligações de um celular e não estava na casa onde disse que estava. No entanto as autoridades reproduziram a gravação para o proprietário da casa, que reconheceu a voz como sendo do namorado de sua filha.De acordo com a polícia, o suspeito forneceu um nome falso e disse que precisava de ajuda médica, pois havia tomado muitos comprimidos de Viagra.

Erupção de vulcão na Indonésia leva a alerta vermelho e evacuações em massa

(EFE).- Mais de 300 pessoas foram evacuadas neste sábado depois de as autoridades da Indonésia terem emitido um alerta vermelho devido à erupção do vulcão Karangetang, ao norte das ilhas Célebes, informaram fontes oficiais.

O vulcão, de 1.784 metros de altura e situado na ilha Siau, começou a lançar nuvens de fumaça e lava na sexta-feira e aumentou sua atividade com o passar das horas, embora as autoridades não tenham informado sobre mortos ou feridos.Surabaia Amien Widodo, do Instituto Geológico de Mitigação de Desastres da Indonésia, indicou à imprensa local que o magma deslizou por mais de 1.600 metros, pondo em risco pelo menos três aldeias na base da montanha.Em agosto de 2010, quatro pessoas morreram quando o Karangetang entrou em erupção.Dois meses mais tarde, o vulcão Merapi também entrou em erupção e durante vários dias teve fortes explosões que deixaram 347 mortos e 400 mil pessoas deslocadas na ilha de Java.
A Indonésia se situa sobre o Anel de Fogo do Pacífico, uma área de grande atividade sísmica e vulcânica, e é o país com o maior número de vulcões no mundo: mais de 400, sendo que 129 deles estão ativos.

No Brasil, empresas investem em jogos traduzidos para o português

Microsoft, Nintendo e Sony estiveram no evento Game World.
Ubisoft aposta em game de dança de Michael Jackson para o Kinect.

Gustavo Petró Do G1, em São Paulo

Embora nos PCs games com textos e narração em português sejam comuns, o mesmo não acontece na atual geração de videogames. Ou melhor, não acontecia. Com o crescimento do mercado brasileiro de jogos eletrônicos e a presença oficial de Sony, Microsoft e Nintendo no Brasil, este cenário mudou.
Durante o evento Game World, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de março na capital paulista, as três empresas anunciaram que estão focadas no gamer brasileiro, lançando produtos traduzidos para o português.A Nintendo, por exemplo, trouxe ao país o Nintendo 3DS, que apresenta imagens em 3D sem o uso de óculos especiais. Pela primeira vez, um console da empresa terá seus menus e games pré-instalados em português. "A loja eShop, que trará games por download, terá seus preços em Reais", conta Mark Wentley, gerente de mercado para a América Latina da Nintendo.
Mark Wentley, da Nintendo, mostra o Nintendo 3DS aos brasileiros (Foto: Gustavo Petró/G1)Mark Wentley, da Nintendo, mostra o Nintendo 3DS
aos brasileiros (Foto: Gustavo Petró/G1)
A Microsoft, que já traduzia games no PC e dublou "Halo 3" e os jogos seguintes da franquia no Xbox 360, continua apostando em jogos no nosso idioma Um dos grandes lançamentos de 2011 da empresa, "Gears of War 3", terá legendas em português. "Agora é fazer nossa lição de casa e trazer mais jogos para [a rede] Xbox Live", conta Guilherme Camargo, gerente de marketing para Xbox 360 da Microsoft Brasil.
A Sony adianta que dois jogos de PlayStation 3 poderão ser lançados com dublagem em português: "Infamous 2", que tem lançamento previsto para junho nos Estados Unidos, e "Uncharted 3: Drake's Deception", que chega no final de 2011.
A produtora francesa Ubisoft levou o game "Michael Jackson: The Experience", que usa o sensor de movimentos do Xbox 360, o Kinect. "Sem a necessidade de controles, até 4 jogadores podem dançar as músicas do astro e um quinto pode cantá-las, criando uma grande diversão em família”, afirma Bertrand Chaverot, diretor da Ubisoft Brasil. O título de dança é uma das grandes apostas da produtora francesa para o país neste primeiro semestre.
'Gears of War 3' é um dos jogos mais aguardados do Xbox 360 em 2011 (Foto: Divulgação/Microsoft)
'Gears of War 3' é um dos jogos mais aguardados do Xbox 360 em 2011 e terá legendas em português (Foto: Divulgação/Microsoft)

Sob forte esquema de segurança, Obama e a família desembarcam em Brasília

Opera Mundi

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou às 7h30 a Brasília, onde passa o dia hoje (19/03). Depois, por volta das 18h30, viaja para o Rio de Janeiro, onde fica amanhã (20/03) e em seguida, vai para Santiago, no Chile. A agenda de Obama em Brasília tem atividades cronometradas a partir do momento da chegada até a sua partida. O presidente norte-americano chega ao Brasil acompanhado pela família.
Marcello Casal Jr/ABr

Barack Obama desembarca em Brasília acompanhado da mulher e das duas filhas
Acordos econômicos e comerciais, assim como educação, ciência, tecnologia e inovação, devem ser os principais temas dos nove documentos que serão assinados por Obama e Dilma Rousseff neste sábado.
Após a reunião entre as duas delegações realizada na manhã de hoje em Brasília, Dilma e Obama devem fazer um comunicado conjunto à imprensa, no qual devem ser divulgados o conteúdo destes textos. Inicialmente, estavam previstos de 15 a 20 acordos, protocolos, memorandos de entendimento e parcerias. Esse número, porém, caiu para nove, depois de uma série de reuniões entre norte-americanos e brasileiros realizadas durante a preparação para a visita de Obama. Os principais entraves nas negociações se referiam a consensos nas áreas jurídica, técnica e política. Durante a visita ao Brasil, a agenda comercial deve ser prioridade de Obama, incluindo discussões para destravar a Rodada Doha, conforme apurou o jornal Valor Econômico. Para o setor empresarial, deve ser assinado o Teca, Tratado de Cooperação Econômica, que definirá um mecanismo bilateral, em nível ministerial, para que as barreiras ao comércio e aos investimentos nos EUA e no Brasil sejam discutidas e resolvidas.
Relações comerciais
O Brasil é o décimo maior parceiro comercial dos EUA e as exportações de bens e serviços dos EUA para o Brasil em 2010 são estimadas em mais de 50 bilhões de dólares. O comércio bilateral dobrou na última década, chegando a mais de 80 bilhões de dólares em 2010. Nos últimos cinco anos, a exportação de bens e serviços mais que dobrou, passando de 18,7 bilhões de dólares em 2004 para 38,8 bilhões de dólares em 2009, de acordo com dados oficiais. A exportação de serviços dos EUA para o Brasil também cresceu. De 2002 a 2009, a exportação de serviços dos EUA para o Brasil mais que dobrou, passando de 5,1 bilhões de dólares em 2002 para quase 12,7 bilhões de dólares em 2009. Entre essas exportações estavam serviços de telecomunicações no valor de 1,5 bilhão de dólares e serviços de comunicações e informação no total de 350 milhões de dólares .Essas exportações consistiram de bens de setores de alta tecnologia e que produzem valor. Em 2010, a maior categoria de produtos exportados dos EUA para o Brasil foi a de maquinário, no valor de 7,2 bilhões de dólares. Outras categorias de exportação importantes em 2010 incluíam aviões e peças (4,4 bilhões de dólares), maquinário elétrico (4,3 bilhões de dólares) e produtos químicos orgânicos (2 bilhões de dólares).
Apesar do volume de negócios, as relações entre os dois países têm tido dificuldades nos últimos anos. Os dois países se enfrentam na OMC (Organização Mundial do Comércio) por medidas antidumping impostas pelos norte-americanos ao suco de laranja procedente do país. A disputa começou em setembro de 2009, quando o governo brasileiro recorreu à entidade e pediu a condenação de uma modalidade de cálculo utilizada pelos EUA. Em agosto de 2009, a OMC autorizou o Brasil a retaliar os EUA por subsídios ilegais dados pelo governo norte-americano à produção de algodão.
Outros assuntos
Para a Casa Branca, é preciso construir parcerias mais fortes não só no campo econômico, mas também no energético, com foco em energia limpa, biocombustíveis e petróleo .Outro destaque da declaração conjunta deve ser a implementação de esforços para parceria entre a Nasa (Agência Espacial dos Estados Unidos) e a Agência Espacial brasileira, além de pesquisas na área de combustíveis de aviação, que eliminam menos dióxido de carbono na atmosfera. Na avaliação dos norte-americanos, as pesquisas brasileiras na área de desenvolvimento sustentável estão avançadas, principalmente no setor de biocombustíveis de segunda geração, como o etanol e o biodiesel. Os norte-americanos se interessam por tecnologias que utilizam sobras de cascas para produção, informou a Casa Branca por meio de um comunicado.
Na educação, a expectativa é de que Obama assine um convênio de intercâmbio, que beneficiaria estudantes de engenharia da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que poderiam estudar no MIT (Massachusetts Institute of Technology), classificado como o melhor instituto de tecnologia dos EUA há 20 anos consecutivos. Um dos temas que deve ficar para uma próxima etapa de negociações é o que se refere à Previdência Social de brasileiros que moram nos Estados Unidos. O objetivo era garantir a transferência dos investimentos feitos por eles em território norte-americano, caso regressem para o Brasil. Mas, até quarta-feira (16/03), o texto final ainda estava em discussão.
O presidente norte-americano chegou hoje a Brasília. Mais tarde, ele vai ao Rio de Janeiro, onde fará um pronunciamento público no Theatro Municipal. Segundo a Casa Branca, ele destacará “valores comuns aos dois países”, como a busca por “inclusão social e a democracia” durante o pronunciamento. O principal discurso, com teor político, detalhando sua visão de governo para a América Latina, está reservado para sua visita ao Chile, para onde Obama viajará após sua passagem pelo Brasil. Ele ficará no Brasil até segunda-feira . Depois, seguirá para o Chile e encerrará sua visita a América Latina em El Salvador, nos dias 22 a 23 de março.

Japão registra primeira contaminação de alimentos por radiação

O governo japonês registrou neste sábado, pela primeira vez desde a crise nuclear na usina de Fukushima Daiichi, radiação acima do recomendado em leite e espinafre nas províncias de Fukushima e Ibaraki.
Segundo o secretário de Gabinete do Japão, Yukio Edano, a radiação estava acima do padrão estabelecido pelo governo, mas não impunha risco imediato à saúde humana. Ele não detalhou de quanto foi a radiação encontrada.
A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirmou que a contaminação é de iodo radioativo e que o governo japonês interrompeu a venda destes produtos. A agência da ONU disse ainda que há sim risco à saúde humana, caso os alimentos sejam consumidos. "Apesar do iodo radioativo ter uma vida curta de cerca de oito dias e se dissipar naturalmente em uma questão de semanas, há um risco de curto-prazo para a saúde humana se o iodo radioativo na comida for absorvido pelo corpo humano".
Nesta semana, a União Europeia (UE) recomendou aos países do bloco que façam um maior controle de radioatividade nos alimentos importados do Japão.

Editoria de Arte/Folhapress

Os controles são voluntários, mas, no caso haja constatação de níveis de contaminação radioativa acima do teto autorizado, os países do bloco estão obrigados a informar a Bruxelas. A UE importou 9.000 toneladas de frutas e verduras em 2010, além de alguns tipos de pescado.
Especialistas temem as consequências da contaminação do solo e águas com o material radioativo lançado ao ar pela usina nuclear. O material pode efetivamente contaminar os alimentos, entrando na cadeia alimentar da população, o que causaria um risco ao longo de semanas e mesmo meses aos japoneses.
O leite de vaca é especialmente vulnerável, segundo especialistas, caso os animais entrem em contato com o pasto contaminado. O produto é muito consumido pelo homem, não só em sua forma natural, mas como ingrediente de vários alimentos processados.
ESTÁVEL
Neste sábado, as autoridades continuam lançando água para reduzir a temperatura dos reatores de Fukushima Daiichi e conter um vazamento massivo de material radioativo. Os bombeiros devem lançar 1,260 toneladas de água no reator. A operação, segundo a agência de notícias Kyodo, deve durar sete horas.
Edano disse que as condições no reator 3 ficaram relativamente estáveis depois que bombeiros lançaram 60 toneladas de água em uma piscina fervente que abriga combustível nuclear usado. A operação foi realizada pouco depois da 0h (12h de sexta-feira em Brasília), do lado de fora do prédio que abriga o reator.
"Nós estamos tentando deixar as coisas sob controle, mas estamos em uma situação imprevisível ainda", disse Edano.

Damir Sagolj/Reuters
Membros das Forças de Autodefesa carregam vítima encontrada em carro, mais de uma semana após tremor
Membros das Forças de Autodefesa carregam vítima encontrada em carro, mais de uma semana após tremor

O objetivo primário é impedir qualquer vazamento massivo de materiais radioativos da piscina que abriga o combustível usado para o ar. O aumento da temperatura da água desta piscina, normalmente de 40ºC, faz com que a água se dissipe e exponha as varetas de combustível nuclear usado. Sem o líquido, que as isola do exterior, elas ficam então suscetíveis às altas temperaturas e podem derreter. No pior dos cenários, podem liberar material altamente radioativo. Edano disse ainda que os bombeiros preparam a mesma operação para o reator 4. Já nos reatores 5 e 6, as equipes conseguiram manter a temperatura baixa usando apenas um sistema de circulação de água nas piscinas, já que um dos geradores de emergência foi restaurado neste sábado. Com o religamento, a temperatura caiu de 68,8°C para 67,6°C, em quatro horas.
O ministro de Defesa, Toshimi Kitazawa, disse separadamente que a temperatura de superfície nos reatores 1 e 4 estavam a 100ºC ou menos na manhã deste sábado (noite de sexta em Brasília) e que a condição em ambos está mais estável do que o esperado. Ele foi instruído pelo premiê Naoto Kan a monitorar os arredores da usina nuclear. Já a operadora da usina, a Tokyo Electric Power Co., conseguiu conectar os cabos de energia aos prédios dos reatores 1 e 2. A ideia é fazer uma checagem dos equipamentos e ligar os cabos na manhã de domingo (noite de sábado em Brasília).
A restauração da energia elétrica pe crucial para que o sistema de resfriamento, danificado pelo terremoto, volte a ser ligado --o que facilitará a manutenção da temperatura nos reatores.
Projeto original de Fukushima esconde uma bomba-relógio dupla
SABINE RIGHETTI/FOLHA/DE SÃO PAULO
CLAUDIO ANGELO/FOLHA/DE BRASÍLIA

Uma opção de projeto da usina nuclear Fukushima 1 transformou o local em uma bomba-relógio dupla e acendeu um sinal amarelo sobre usinas nucleares: a estocagem do combustível usado no mesmo prédio do reator.
Além de três reatores que estão com núcleo esquentando, a piscina que guarda o chamado combustível gasto do reator 4 está secando. E o combustível gasto dos reatores 5 e 6 está mais de duas vezes mais quente. Isso pode gerar uma explosão com efeitos trágicos, já que esse material --uma mistura de urânio, plutônio e outros elementos letais-- é 1 milhão de vezes mais radioativo do que o combustível novo.
Depois de queimadas no núcleo do reator, as varetas que abrigam esse material ficam em água, tanto para resfriar o combustível quanto para "blindar" a radiação. "Mas a água está quente e evaporando, e o ar está começando a entrar em contato com os combustíveis estocados. Isso pode dar uma ignição", explica Luís Antônio Albiac Terremoto, do Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares).
"Certamente a piscina não está íntegra, porque está vazando água", diz Leonam Guimarães, da Eletronuclear. Para piorar a situação, o reator 4 estava em manutenção quando aconteceu o terremoto de 11 de março. A presença do combustível em uso, menos radioativo mas muito mais quente que o combustível gasto, provavelmente causou a elevação na temperatura da água.
E a radioatividade desse combustível gasto torna virtualmente impossível que os trabalhadores se aproximem da unidade 4 para reparos. "Essas varetas não estão num prédio de contenção, estão nadando numa piscina", diz o geoquímico Rodney Ewing, da Universidade de Michigan (EUA), especialista em rejeitos nucleares. Várias usinas atômicas no mundo adotam o mesmo projeto de Fukushima, de armazenar o combustível gasto no mesmo prédio do reator. Angra 2 e Angra 3 estão entre elas. Em Angra 1, a estocagem fica anexa ao prédio. "Mas a questão é por que nós mantemos esse material em piscinas", diz Ewing. Segundo ele, uma alternativa seria armazenamento a seco. Depois de um tempo, o material da piscina pode ser levado para outro local de estocagem --ou, como no Japão, reprocessado. Mas o reprocessamento é caro e mal visto nos EUA porque tem alto teor de plutônio, material usado em bombas. "A lição que aprendemos de Fukushima é que nós precisamos de um plano de longo prazo", conclui Ewing.

Japão: tremor de 6,1 graus atinge Ibaraki, a nordeste de Tóquio

OSAKA, Japão, 19 Mar 2011 (AFP) -Um terremoto de 6,1 graus de magnitude atingiu neste sábado a província de Ibaraki, localizado a menos de uma centena de quilômetros a nordeste de Tóquio, anunciou a agência meteorológica japonesa.Não foi lançado alerta de tsunami, segundo a mesma fonte.O terremoto estremeceu os imóveis em Tóquio, mas no momento não tinham sido reportado danos materiais, indicou a emissora pública NHK.Os voos no aeroporto da capital, Narita, foram temporariamente suspensos por medidas de segurança, disse a fonte.
Quantidade de terremotos no ano
Mag/Data2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010 2011Média anualProj.
2011
8.0 a 8.92 1 2 4 0 1 1 11 (1)4
7.0 a 7.914 10 9 14 12 16 21 617 (1)28
6.0 a 6.9141 140 142 178 168 144 151 66134 (2)312
5.0 a 5.91515 1693 1712 2074 1768 1895 1944 6061319 (2)2872
4.0 a 4.910888 13917 12838 12078 12291 6801 10402 1802130008541
Total31194 30478 29568 29685 31777 14820 21473 3185
Mortes22880288003 6605 712 88011 1790 226729 193
Até 18 de março de 2011
(1) Baseado em observações desde 1900
(2) Baseado em observações desde 1990
Projeção: Tendência caso a quantidade de abalos seja mantida
Obs: Os valores podem sofrer correções à medida que são aferidos

Ex BBB-Jaqueline faz ensaio sensual e diz que odeia usar calcinha

 . Foto: Divulgação Jaqueline faz seu primeiro ensaio sensual após deixar o 'BBB 11'
Foto: Divulgação

Regina Rito/Rio de Janeiro
Jaqueline do BBB 11 fez um ensaio sensual para um site e disse que não gosta de usar lingerie.
"Odeio calcinha, principalmente quando saio com vestidinho curto e que marca. Aí é que não uso mesmo e não vejo problema nenhum em não usar. Feio é sair com a calcinha marcando. Na casa tive que me acostumar a dormir de camisola, mas sempre dormi pelada. Ainda bem que agora, nas poucas horas que consegui dormir quando saí, pude dormir do jeito que gosto: sem nada", contou a mulata.

Interior de SP-Irmãos se reencontram após 25 anos graças a busca no Google

Lavrador saiu do Paraná depois do fim de seu casamento e nunca mais deu notícias

 
 

Baixe o Adobe Flash PlayerBaixe o Adobe Flash Player
Dois irmãos se reencontraram depois de 25 anos nesta sexta-feira (18) graças a uma pesquisa em um site de buscas na internet, em Divinolândia, região Central do Estado de São Paulo.
O lavrador Natalino Antônio Leite saiu de casa no Paraná quanto tinha 30 anos. Ele estava triste com o fim de um casamento e deixou para trás dois filhos, irmãos e a mãe que ainda era viva. “Sai para a rua e não tive mais condições de voltar”, disse.
Ele acabou ficando em Divinolândia, onde, segundo vizinhos, vive há 14 anos. A memória não é mais a mesma, mas ele ainda se lembra da família e queria ver todos eles, apesar de não acreditar mais que isso seja possível.
Por causa de problemas de saúde, consequência do alcoolismo, ele já não trabalha mais. Por viver sozinho, ele se sentia abandonado.
A irmã mais nova Elizete Francisca Leite já tinha perdido a esperança de encontrar o irmão vivo. “Todo mundo falava que ele morreu”, disse.Quando soube do paradeiro dele, ela teve pressa em reencontrá-lo, pois a saudade era grande.“Fui acionada pela enfermeira da unidade básica do bairro que ele mora para conseguir um lugar para ele morar. Ele estava em condição subumana, debilitado e foi aí que começamos a procurar a identidade. Com a ajuda da internet nós fizemos uma busca no Google e localizamos a uma pessoa em Campinas que estava procurando o Natalino”, disse a assistente social Lucielene da Silva.
Depois de rever a irmã, ele vai para Campinas morar com a família.

Campinas,SP-Delegada denuncia que capivaras abatidas deixaram filhote

Animal está desaparecido; Prefeitura nega e garante que machos e fêmeas foram separados no confinamento

A delegada do setor de Proteção aos animais, Rosana Mortari, informou nesta sexta-feira(18) que há suspeitas de que as capivaras confinadas no Parque do Lago do Café não tenham sido devidamente separadas, em grupos de machos e fêmeas, para prevenir a procriação antes do abate. O motivo da suspeita é foi a localização de um filhote de capivara no parque.A Justiça concedeu uma liminar impedindo que o filhote seja abatido, mas depois da decisão o animal não foi mais localizado.Há uma semana um grupo de animais foi submetido à eutanásia como medida recomendada por especialistas para conter a proliferação do parasita transmissor da febre maculosa, o carrapato-estrela.A delegada Rosana Mortari abriu inquérito para investigar se os animais abatidos com licença do Ibama sofreram maus tratos. Segundo ela, foram encontrados alimentos velhos misturados a sacos plásticos no local onde as capivaras estavam confinadas. Ainda de acordo com a delegada, a polícia deveria ter acompanhado a eutanásia para verificar se os animais foram sacrificados de acordo com as normas estabelecidas pelo Ibama, mas não teria sido avisada da data e horário do procedimento.A prefeitura de Campinas informou que não reconhece as denúncias de maus tratos e nem a presença de um filhote de capivara no local. Segundo a assessoria de imprensa do município, tudo foi feito de acordo com a determinação dos órgãos ambientais.
Três funcionários do parque morreram por causa da doença e o local está fechado ao público há dois anos.
O abate dos animais gerou protestos.

Imagens internas mostram desespero de motorista de ônibus sem freio em SP

Coletivo causou grave acidente e só parou ao bater em um hotel; duas pessoas morreram

 
 

Baixe o Adobe Flash 
PlayerBaixe o Adobe Flash Player
A Polícia Civil de Santa Bárbara D'Oeste divulgou na tarde desta sexta-feira (18) as imagens gravadas por duas câmeras instaladas dentro de um ônibus da Viação Barbarense que ficou desgovernado após perder os freios. O acidente causou a morte de um motociclista e de um pastor, além de ferir outras seis pessoas, na fim da tarde de terça-feira (15).
O vídeo divulgado nesta sexta-feira (18) mostra o desespero do motorista, que se esforça para controlar o veículo. Ele tenta fazer o freio funcionar. Em seguida, o cobrador deixa a catraca e vai para a parte da frente do veículo. Os dois tentam manter o coletivo sob controle, mas não conseguem. As imagens estão sendo analisadas pelos peritos do Instituto de Criminalística (IC) de Americana.O funcionário da empresa de ônibus que conversou com o motorista antes do acidente também prestou depoimento na tarde desta sexta-feira. José Carlos Oliveira deixou a delegacia sem gravar entrevista.
Perícia
Peritos do Instituto de Criminalística (IC) de Americana identificaram que uma falha em uma válvula do freio traseiro do ônibus em testes feitos em laboratório. Outras peças do sistema de freios serão analisadas, e de acordo com os peritos, não há como descartar nenhuma hipótese.
Feridos
Uma das três vítimas do acidente teve alta na tarde de quarta-feira (16). Renata Rosilei de Paula Oliveira teve uma fratura na perna e estava internada no Hospital de Unimed. Em entrevista à EPTV, Renata contou que, quando estavam próximos à ponte, seu marido, que dirigia o veículo, deu um grito quando o ônibus avançou sobre o carro. Ela desmaiou e somente acordou no hospital, onde ficou sabendo que tinham sido atingidos por um ônibus.Segundo a vítima, o ônibus bateu no carro, que depois se chocou com um poste, que caiu. Renata acredita que a queda do poste agravou ainda mais os ferimentos de seu marido, Amauri Gonçalves de Oliveira, e de Roberto Luís Isler, que permanecem em estado grave na Santa Casa da cidade.
Os passageiros, o motorista e o cobrador que estavam no ônibus não se feriram.
O acidente
No final da tarde de terça-feira um ônibus desgovernado invadiu a Avenida Anhanguera e percorreu cerca de um quilômetro na contramão. No percurso, já seguido por uma viatura da polícia, atingiu três carros e uma moto. O condutor da moto, Rubens Ribeiro, de 56 anos, morreu no local. A outra vítima, o pastor Armando de Souza Gonzaga, de 67 anos, estava na calçada, ao lado de seu carro, aguardando um amigo que sairia do hotel, quando viu o ônibus. Ele tentou correr para a recepção, mas foi atingido, arrastado e parou debaixo do veículo. O pastor chegou a ser socorrido, mas chegou sem vida ao PS Edson Mano. Ambos foram enterrados na quarta-feira (16).“Ele havia trazido outros dois pastores para se hospedarem aqui, e ia levar outro embora. Ele se assustou com o ônibus e quis voltar para a recepção. Se ele tivesse ficado onde estava não teria sido atropelado”, contou Carlos Kardec, gerente do hotel. “É um horário de muito movimento, foi uma sorte que nenhum funcionário ou hóspede do hotel tenha sido atingido. Meu filho estava na sala de computador, o ônibus parou a um, dois metros dele.”
Foi um hóspede do hotel que estava em seu quarto e desceu após ouvir o barulho da batida quem viu que o pastor havia sido atingido. “Esse hóspede viu as folhas se mexendo e foi perceber que tinha uma pessoa ali. Ele [o pastor] estava consciente. O resgate veio, chegou a socorrê-lo, mas ele morreu”, contou o gerente do estabelecimento.O hotel fica na Avenida de Cillio. Segundo os funcionários, os passageiros do ônibus nada sofreram. Apenas a recepcionista, uma camareira e o filho do gerente com um amigo estavam na parte frontal do estabelecimento - nenhum deles ficou ferido.“Eles desceram e vieram aqui ligar para os parentes. Eu estava fechando a porta quando vi o ônibus vir com tudo e saí correndo para dentro do hotel. Na hora que vi já estava parado aqui na frente. Qualquer um podia ter sido atingido. Parecia que estavam derrubando o prédio”, contou a recepcionista Marcela Leite, de 29 anos.
Com a colisão, a fachada e a cobertura da sacada do hotel, onde ficavam mesas utilizadas pelos hóspedes, caíram, assim como o letreiro principal. “Por Deus não tinha ninguém ali, porque o normal é ter”, contou o gerente. O estabelecimento chegou a ficar sem luz na terça, mas na manhã desta quarta-feira (16) funcionava normalmente. “Estragou a fachada, mas não afetou a estrutura. Só um cano furou, mas não afetou o abastecimento, e a luz já voltou”, contou Kardec, que aguardava a visita do seguro para avaliar os prejuízos.
Prejuízos
O dono do hotel informou que já verificou a possibilidade de pedir indenização devido ao acidente. A empresa de ônibus Viba estava sob intervenção da Prefeitura porque os veículos já haviam apresentado irregularidades nos últimos dias. Após o acidente, a assessoria da prefeitura informou que quando assumiu a responsabilidade da empresa, todos os ônibus foram vistoriados para evitar problemas.
Devido à intervenção, as causas do acidente também vão ser apuradas pela prefeitura. A Polícia Civil também periciou o local e o veículo.

De cada 10 escolas, 3 não terão grana do bônus em 2011 em SP

Menos escolas estaduais receberão o Bônus da Educação neste ano. De cada dez unidades, três não terão o benefício porque não atingiram as metas propostas no Idesp (Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) em 2010. Além disso, como caiu o desempenho dos alunos do 9º ano do ensino fundamental (de 2,84 para 2,52 entre 2009 e 2010) e do 3º ano do ensino médio (de 1,98 para 1,81) no Saresp (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo), a grana de quem trabalha nesses ciclos também será menor.
Os dados foram divulgados ontem pela Secretaria de Estado da Educação. A bonificação será paga no próximo dia 31, conforme afirmou o governador Geraldo Alckmin em entrevista exclusiva ao Agora. Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, o pagamento será feito por folha suplementar.
Português pobre
Piora o desempenho de estudantes em
Piorou o desempenho dos alunos do 3º ano do ensino médio da rede estadual em língua portuguesa no ano passado, mostram os resultados do Saresp (avaliação do governo estadual) divulgados ontem pela Secretaria de Estado da Educação. No comparativo com 2009, a queda foi de 8,9 pontos, passando de 274,6 para 265,7 --a avaliação vai de 0 a 500. Estudantes do 9º ano do ensino fundamental também apresentaram recuo na disciplina: a pontuação deles caiu de 236,3 para 229,2 pontos.A tendência de retração nos índices é verificada em quatro das seis pontuações divulgadas pelo governo. Além disso, no caso dos estudantes do 3º ano do ensino médio, cresceu o percentual dos que tiveram desempenho considerado "insuficiente" em conhecimentos de português --os que estão nesse nível subiram de 29,5% há dois anos para 37,9% agora.

Pela 1ª vez, maioria dos americanos aprova casamento gay

DA FRANCE PRESSE, EM WASHINGTON

Pela primeira vez em quase uma década de pesquisas, a maioria dos americanos se diz favorável ao casamento gay, segundo um estudo do jornal "Washington Post" e da rede ABC News publicado nesta sexta-feira.
Em torno de 53% dos americanos dizem ser favoráveis à união entre duas pessoas do mesmo sexo, contra 32% que a aprovavam em 2004, afirma a pesquisa que consultou adultos entre 10 e 13 de março. Em torno de 44% dos americanos dizem ser contrários às uniões gay, o que marca um retrocesso de 18 pontos nessa postura em relação à pesquisa anterior. No entanto, o assunto continua sendo muito polarizado: entre os consultados, há tantas pessoas "fortemente" opostas ao casamento entre homossexuais como "fortemente" a favor. O governo de Barack Obama tomou posição no mês passado contra uma lei federal que proíbe o casamento entre pessoas do mesmo sexo ao julgar esse texto "inconstitucional". Isso enviou um sinal forte de apoio à comunidade homossexual americana.
Há dois meses, o Congresso derrubou a lei que obrigava os homossexuais do exército a ocultar sua orientação sexual.

Facebook abre vagas no escritório de São Paulo

A subsidiária do Facebook no Brasil está com vagas abertas para seu escritório em São Paulo.
Existem duas posições abertas para a área de vendas on-line. Uma delas é para gerente de contas e operações, que busca profissional para desenvolver estratégias juntos a agências de publicidade e anunciantes.
O Facebook também busca um diretor de vendas on-line e operações para América do Sul e América Latina, para gerenciar as operações de publicitárias e parcerias na região. Também existem vagas abertas para executivos internacionais de vendas e até um recrutador. A abertura de vagas está em linha com a estratégia do Facebook para a região. No mês passado, a rede social anunciou a contratação de Alexandre Hohagen, 43, também colunista da Folha, para ocupar a vice-presidência de vendas na América Latina.
Hohagen, que permaneceu seis anos à frente do Google, tem a missão de popularizar a rede social entre empresas e fazer do Facebook uma máquina de vender publicidade, a exemplo da operação americana. Hoje, das 100 maiores empresas dos Estados Unidos, 92 já têm algum tipo de iniciativa.
"Queremos replicar esse sucesso do mundo também na América Latina. Meu papel é construir o Facebook na região", afirmou à Folha com exclusividade na ocasião.

"The Runaways" chega às lojas em Blu-ray e DVD

da Livraria da Folha

Na mesma semana na qual os fãs podem adquirir o longa "A Saga Crepúsculo: Eclipse", Kristen Stewart, a protagonista da série vampiresca, mostra outro lado em "The Runaways", que chega às lojas em Blu-ray e DVD. Apesar de fazer parte de uma das franquias cinematográficas mais lucrativas da história, a jovem atriz mantém-se fiel aos seus projetos independentes e pouco tradicionais. No filme, ela vive a roqueira Joan Jett, líder e fundadora da primeira banda de rock composta unicamente por mulheres.
Dedicada ao papel, cortou e tingiu os cabelos às vésperas de retornar à personagem Bella. O estúdio chegou a oferecer dinheiro para que ela não o fizesse, que não aceitou, mergulhando de cabeça na história da roqueira e surpreendendo a própria com o quanto conseguiu se aproximar de suas características.

Divulgação
Elenco do do filme "The Runaways"
Elenco do do filme "The Runaways"

Sua parceira de elenco em "Eclipse", Dakota Fanning, vive Cherie Currie, vocalista da banda. As duas chocaram a época e revolucionaram o cenário musical, com suas letras provocativas e o visual sensual de Cherie. O longa acompanha a rápida e intensa carreira da banda, cujo auge foi uma turnê do Japão regada a abusos de drogas e álcool. Ainda adolescente, as garotas não tinham ideia de limites.
"The Runaways" causou polêmica, primeiro ao ser acusado por fãs da banda de mostrar apenas a versão de Joan da história. Sendo ela a produtora e utilizando o livro de memórias de Cherie, pode-se entender os motivos. Outra razão é a cena em que as duas garotas envolvem-se sexualmente. As roqueiras passam uma noite juntas e Dakota Fanning, à época das filmagens, tinha apenas 16 anos, não podendo protagonizar cenas sensuais.

Piauí confirma caso de dengue tipo 4 e pede ajuda ao Exército

YALA SENA/COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, EM TERESINA (PI)

A cidade de Teresina (PI) registrou o primeiro caso de dengue tipo 4. A paciente, uma estudante de 17 anos, foi internada, mas passa bem. O Laboratório Central de Fortaleza (CE), único de referência regional para este tipo de exame, confirmou o caso nesta sexta-feira.
O vírus pode agravar os casos da doença, devido à falta de contato da população com ele.
No país, já houve registros de dengue tipo 4 nos Estados de Roraima, Amazonas e Pará. O Piauí é um dos 16 Estados brasileiros com risco de epidemia da dengue, e a capital é recordista de notificações. Em três meses, os casos aumentaram 600%, passando de 136 para 824. A secretária estadual de Saúde, Lílian Martins, informou que o resultado do exame será comunicado ao Ministério da Saúde. 'O maior problema é que no Estado ainda não havia circulado esse tipo de dengue, o que faz com que toda a população esteja mais susceptível', afirmou. O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino, informou que a jovem contraiu o vírus dentro do Estado. 'Ela já teve alta e seu quadro não é de risco. Fizemos o isolamento da área onde foi registrado o caso e realizamos mutirões de limpeza', afirmou.
O caso foi registrado no bairro Auto da Ressurreição, zona sudeste de Teresina. Trata-se de uma área carente, com mais de 20 mil habitantes.
EXÉRCITO
Após o registro de um caso de dengue tipo 4, o presidente da Fundação Municipal de Saúde anunciou que vai pedir ajuda ao Exército para atuar nas áreas de maior resistência da população. No levantamento da prefeitura, a região norte da cidade concentra o maior número de casos. No Estado, são cerca de 2.200 casos da dengue, com uma morte registrada em Parnaíba, no litoral.
A dengue tipo 4 não é mais potente que os outros três vírus, segundo Pedro Leopoldino, e causa os mesmos sintomas: dores no corpo, na cabeça, nas articulações e na região dos olhos, além de febre, vômito e diarreia.

Verão termina com mais de 90 mil pessoas fora de casa devido às chuvas no país

Do UOL Notícias /Em São Paulo

Pelo menos 91.926 pessoas em 11 Estados estão desabrigadas ou desalojadas por conta das chuvas que atingiram o país neste verão, que termina nesse domingo (20). Os dados são da Secretaria Nacional de Defesa Civil e das defesas civis nos Estados. No total, 365 municípios mantêm decreto de situação de emergência e nove de estado de calamidade pública.Ao longo da estação, o número de desalojados (hospedados em casas de amigos e parentes) e desabrigados (encaminhados a abrigos públicos) chegou a quase 150 mil, mas reduziu conforme as famílias foram voltando para suas casas. Quase 1.000 pessoas morreram em deslizamentos de terra, enxurradas e enchentes --mais de 900 só na tragédia na região Serrana do Rio de Janeiro.

Sudeste

No Rio de Janeiro, 23.118 pessoas estão desalojadas e 9.689 desabrigadas, segundo a Secretaria Estadual de Saúde e  Defesa Civil. A região que concentra as vítimas é a Serrana, palco de uma das maiores tragédias naturais da história do Brasil. Mais de 900 pessoas morreram no evento. Vinte municípios decretaram situação de emergência e sete, estado de calamidade pública.Só no Estado de São Paulo são 2.569 desabrigados e 12.367 desalojados. Durante o verão, 28 pessoas morreram em decorrência da chuva. Dezenove municípios tiveram decreto de situação de emergência homologado pela Defesa Civil Nacional.Em Minas Gerais, foram 18 mortes durante o verão. Atualmente, permanecem fora de casa 102 pessoas (85 desalojados e 17 desabrigados), mas, no acumulado do verão, o número foi de 34.723 desabrigados e desalojados. Segundo a Defesa Civil Nacional, 49 municípios mineiros decretaram situação de emergência.No Espírito Santo, 3.608 pessoas ainda estão desalojadas e 564 desabrigadas pelas chuvas intensas e pelas cheias dos rios que cortam o Estado. No total, 21 cidades decretaram situação de emergência.
 12.jan.2011:Corpos de vítimas de deslizamento em Teresópolis; a região serrana do Rio de Janeiro sofre com o excesso de chuva e deslizamentos desde o início desta semana  Paulo Cezar/Ag. O Globo

Sul

Os Estados da região Sul, que costumam ser afetados pela chuvas na primavera, também sofreram com a chuva no verão. Só no Paraná, onde ocorreram quatro mortes, são 10.652 desalojados e 2.499 desabrigados. Três municípios estão em situação de emergência e dois em estado de calamidade pública.
Em Santa Catarina, foram duas mortes durante o verão. Ainda há 3.541 desalojados e 820 desabrigados no Estado --todos por conta das chuvas ocorridas entre 10 e 14 de março. Só neste verão 14 cidades decretaram situação de emergência e se juntaram a outras 99 que haviam emitido decreto anteriormente.
Segundo a Defesa Civil gaúcha, não há mais desabrigados ou desalojados no Rio Grande do Sul, onde há 64 cidades com decreto de situação de emergência. Sete mortes ocorreram no verão por contas das chuvas no Estado.

Outros Estados

No Centro-Oeste, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso foram os Estados mais afetados pelas chuvas. No MS, há, atualmente, 505 desabrigados e 2.559 desalojados. No Estado vizinho, onde regiões inteiras ficaram isoladas pelas cheias dos rios, não há mais famílias fora de suas casas, mas cinco cidades estão em situação de emergência.Na Bahia, também não há desabrigados ou desalojados, mas foram registradas duas mortes no verão, em Guaratinga e Itabuna.No Maranhão, mais uma vez os municípios banhados pelo rio Mearim --sobretudo Trizidela do Vale e Pedreiras--, Itapecuru, Tocantins e Parnaíba sofreram com enchentes. O Estado concentra 7.413 desabrigados e 6.213 desalojados.Já no Pará, as chuvas castigaram nove municípios, desabrigaram 2.860 pessoas e desalojaram 2.856.

Pai de Jackson pede nova investigação sobre morte de seu filho

TRACY RUCINSKI
DA REUTERS, EM MADRI

Uma semana antes de começar a escolha dos jurados que atuarão no julgamento do médico de Michael Jackson, acusado de homicídio culposo, o pai do cantor falecido renovou seu pedido por uma investigação federal do caso com base em sua convicção de que a morte foi fruto de uma conspiração.
Joe Jackson, que está em Madri, na Espanha, para promover uma turnê mundial do musical espanhol "Forever King of Pop", disse nesta sexta-feira (18) acreditar que o médico Conrad Murray agiu em nome de outras pessoas envolvidas na carreira de Michael. Ele falou que o cantor tinha avisado sua família de que seria morto pelos direitos sobre canções de sucesso como "Thriller" e "Billie Jean".
"Quero chegar aos outros envolvidos, não apenas ao doutor Murray. É por isso que quero que seja feita uma investigação federal", disse Joe Jackson.
Letícia Moreira/Folhapress
Joe Jackson
Joe Jackson, pai de Michael Jackson, que pede uma nova investigação a respeito da morte do falecido cantor
Em entrevista à Reuters, ele caracterizou Murray como "nada mais que o sujeito que leva a culpa em nome de outros", mas se negou a dizer quem mais imagina possa ter estado implicado na morte de seu filho superastro.
"Não estou dando nomes aos bois, mas eles sabem quem são", disse o patriarca da família Jackson de cantores que ajudou a definir o som da Motown no fim dos anos 1960 e na década seguinte.
"Michael sabia que algo ia acontecer com ele, antes de acontecer."
Michael Jackson, apelidado de o rei do pop, morreu em 2009 aos 50 anos de idade, em Los Angeles, de uma overdose de medicamentos, dias antes de iniciar uma série de concertos em Londres que marcariam seu retorno aos palcos. Murray foi contratado pela promotora de concertos AEG Live para dar atendimento médico ao cantor durante os ensaios e estava dando a Jackson o anestésico propofol em casa para ajudá-lo a dormir.

Bethânia tem show cancelado após polêmica do blog

Rafael Andrade/Folha
Maria Bethânia amargou uma má notícia no Espírito Santo. Foi cancelada uma apresentação que a cantora faria em outubro na cidade de Vitória.Bethânia participaria do 3º circuito de teatro do Banescard, a bandeira de cartão de crédito do Banestes, casa bancária do Estado.Ela levaria aos palcos capixabas o show "Bethânia e as Palavras". Não é um espetáculo qualquer.Trata-se da apresentação que deu origem ao projeto do blog “O Mundo Precisa de Poesia”, que acaba de ser aprovado pelo Ministério da Cultura.Bethânia foi autorizada a captar no mercado R$ 1,35 milhão com base na Lei Rouanet, que autoriza as empresas a descontar a cifra do Imposto de Renda.A gerente de Comunicação do Banestes, Margô Devos, disse que "não existe conexão entre o cancelamento do show e as notícias” sobre Bethânia.O blog de R$ 1,35 milhão, dos quais R$ 600 mil destinam-se a remunerar a cantora, converteu Bethânia em estrela de uma polêmica.Ela se encontra pendurada nas manchetes em posição incômoda. Corre as redes sociais na web como alvo de piadas. Responde a tudo com estrepitoso silêncio.Em reforço às palavras de sua gerente de Comunicação, o Banestes divulgou uma nota. No texto, o banco estatal atribui o cancelamento do show de Bethânia à "readequação do planejamento dos investimentos culturais”.Anota que o objetivo é aplicar as verbas de patrocínio “em sintonia com a política do governo do Estado para o segmento" dos cartões de crédito.
Na mesma nota, o Banestes esclarece que estão mantidas todas as outras apresentações agendadas para o seu circuito teatral.
Vão aos holofotes, entre outros: Marisa Orth, Rodrigo Fagundes, Marco Nanini e Betty Faria. Apenas Bethânia foi alvejada pela "readequação do planejamento”.Nada a ver, obviamente, com a encrenca do milionário blog de poesias que Bethânia planeja declamar às expensas da Viúva.
Josias de Souza/Folha

PMs da Rota são filmados ao misturar droga em tambor em SP

ANDRE CARAMANTE/FOLHA/DE SÃO PAULO

Imagens das câmeras de segurança de um depósito para materiais de construção colocaram em dúvida a atuação de oito policiais da Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar), tida como a tropa de elite da PM paulista, e foram usadas na revogação da prisão de quatro suspeitos de tráfico de drogas.
Os PMs foram filmados ao misturar num tambor um pó branco que disseram ser cocaína. Com base nas imagens, a Corregedoria da PM investiga a quantidade de droga apresentada pelos homens da Rota à Polícia Civil, se eles pegaram ou não parte do pó branco e também o grau de pureza do material.
Dos 19 PMs que estiveram na depósito, 3 são oficiais. Oito foram filmados ao misturar o pó branco no tambor. Eles dizem que o pó eram 17,5 kg de cocaína. Pela lei, os PMs deviam ter preservado o local e a maneira como o pó branco foi encontrado. Para a Justiça, as imagens deixaram dúvida sobre a "materialidade" do crime de tráfico de drogas imputado aos quatro acusados pelos policiais da Rota.
Os PMs disseram à Polícia Civil ter apreendido o pó branco em uma mala que seria dos quatro acusados por eles de tráfico de drogas. Os outros 11 PMs são investigados por acobertar os demais na operação de 20 de outubro de 2009, no Parque Santa Madalena (zona leste). Em maio de 2010, o Tribunal de Justiça enviou as imagens para o secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto, para que ele tomasse providências. Os PMs gravados ao misturar o pó branco são o segundo-tenente Phelipe Barreto Regonato, o subtenente Sérgio Antonio Soares Santana, o cabo Andrews da Silva e os soldados José Bezerra Leite, Elenilton Alves Gomes, Aleixo Romano Cesário, Silvio Leal Carvalho e André Luiz de Oliveira Júnior.
A Folha tentou falar com os PMs e com o comandante-geral, coronel Álvaro Batista Camilo, mas ninguém quis comentar o caso. A corporação também se recusou a informar se eles foram afastados .

Claudia Leitte abrirá o Rodeio de Jaguariúna em maio

Claudia Leitte se apresenta na noite de quinta-feira, 5 de maio
Foto: Antonio Reis/Especial para Terra

Claudia Leitte será a primeira atração a subir no palco da 23º edição do Jaguariúna Rodeo Festival, que acontece entre os dias 5 a 7 e 12 a 14 de maio. A cantora baiana se apresenta no dia 5, quinta-feira.
O primeiro final de semana de evento ainda conta com a dupla Jorge & Mateus, na sexta-feira (6), e Luan Santana, no sábado (7). Na outra semana, os pagodeiros do Exaltasamba se apresentam na noite de quinta-feira (12); Fernando & Sorocaba e Gustavo Lima tocam na sexta-feira (13); e no sábado (14), Paula Fernandes e Victor & Léo fecham o festival. Mais detalhes no site http://www.rodeiodejaguariuna.com.br/site.php

Divulgados dois novos cartazes de 'Thor'

Dois novos pôsters de Thor foram divulgados nesta sexta-feira (18), informou o site Collider.
Nos dois cartazes podemos ler a frase: "courage is immortal" ("coragem é imortal").
O fime conta com as participações de Chris Hemsworth, Natalie Portman, Tom Hiddleston, Anthony Hopkins, Rene Russo, Stellan Skarsgard, Jaimie Alexander, Kat Dennings, Ray Stevenson, Josh Dallas, Tadanobu Asano, Idris Elba, Clark Gregg e Colm Feore. O filme estreia no Brasil dia 29 de abril.

Lady Gaga vende mais de 20 milhões de cópias digitais-Canal HBO apresenta turnê Monster Ball Tour em Maio

Hoje, Lady Gaga é a campeã em usar trajes diferentes em seus shows. E este estilo não podia ficar de fora. Foto: Reprodução Gaga recebeu o certificado máximo de vendas em Ouro e Platina da história digital
Foto: Reprodução

A cantora Lady Gaga se tornou a primeira pessoa do mundo da música a conseguir vender 20 milhões de cópias digitais em singles. Ela recebeu o reconhecimento da RIAA (sigla para Associação das Américas para a Indústria da Música em inglês). Gaga recebeu o certificado máximo de vendas em Ouro (500 mil cópias vendidas) e Platina (1 milhão de cópias) na história digital, segundo o site Hollyscoop. O single de Just Dance foi seis vezes platina, Poker Face cinco vezes e Bad Romance quatro. Paparazzi e Love Game completam a marca.
Monster Ball Tour
O canal pasgo HBO anunciou que apresentará o show gravado da turnê Monster Ball Tour em Maio.

'BBB 11': Diana, Paula e Wesley estão no Paredão-Paula deve cair fora domingo

Paula, Wesley e Diana, os emparedados desta sexta-feira (18) no Big Brother. Foto: TV Globo/Divulgação Um dos três será eliminado neste domingo (20)
Foto: TV Globo/Divulgação
O Paredão desta sexta-feira (18) está formado. E Diana, Paula e, mais uma vez, Wesley estão nele presentes. A primeira foi emparedada pelo líder Rodrigão, como já era previsível, a segunda, por Maria, que atendeu o Big Fone, e o último foi o escolhido da casa.
Se as indicações de Rodrigão e Maria não surpreenderam o público, as da casa, ao menos algumas delas, foram bastante imprevisíveis. As opções dos moradores, no entanto, eram limitadas: com o modelo imunizado, e a estudante e a promotora de eventos já emparedadas, havia apenas Daniel, Maria e Wesley como vítimas para os votos. E se já era óbvio que Diana votaria em Maria, devido às afinidades da sister com o médico, poucos esperavam que a atriz escolhesse Wesley no lugar de Daniel, afinal ela tem mantido uma relação bastante íntima com o capixaba. Da mesma forma, parecia que Paula votaria na paulista por retaliação, mas isso não ocorreu - a roraimense voltou a indicar o médico, que também recebeu voto de Daniel. Assim, a estudante chega ao seu segundo Paredão, Diana, ao quarto - o segundo consecutivo -, e Wesley, recordista nesta edição do BBB, ao seu quinto, o quarto seguido.
A eliminação de um dos três moradores será neste domingo (20), quando uma nova berlinda será formada.
Próximo líder imunizará um e colocará três na berlinda
19 de março de 2011 10h38
Comentários
 
Os brothers vão enfrentar um quiz e testar seus conhecimentos sobre o programa. Foto: Divulgação Os brothers vão enfrentar um quiz e testar seus conhecimentos sobre o programa
Foto: Divulgação

Neste domingo (20), Wesley, Paula e Diana se enfrentam no Paredão. Além da eliminação, a casa conhecerá seu novo líder, que dessa vez acumulará a função de Anjo. Com apenas cinco participantes na casa, o novo líder terá o poder de imunizar um brother e terá que colocar outros três no Paredão.
A prova será um quiz sobre o Big Brother.
Ex-BBB Cacau é capa da 'Playboy' da Eslovênia

 . Foto: Reprodução Cacau é capa da 'Playboy' Eslovênia
Foto: Reprodução

Um ano após mostrar suas curvas ao Brasil na Playboy, a ex-BBB Claudia Colucci, a Cacau, agora aparece na revista masculina da Eslovênia. Ela será capa do mês de abril no país com o mesmo ensaio que fez por aqui. A única diferença da capa é o fundo, que foi trocado de vermelho para azul.

Pesquisador ensina a fazer compras no supermercado sem gastar muito

O professor da USP mostra como conseguir fazer as compras com orçamento apertado: “Quanto menos desperdício a gente tiver, mais econômica fica a nossa alimentação”.

 
Boa alimentação dentro do orçamento é a especialidade de um pesquisador da Universidade de São Paulo. O doutor em nutrição preparou uma lista de passos fundamentais para quem não se perder no supermercado.
O primeiro é até engraçado: não ir ao supermercado com fome, por motivos óbvios. Número dois: comprar produtos não perecíveis em grande quantidade. Um exemplo é o arroz. “Cada vez que a gente compra um saco de cinco quilos, a gente está levando um quilo inteiro de graça. O preço do saco de cinco quilos equivale a quatro sacos de um quilo”, afirma o pesquisador Rafael Moreira Claro, da NUPENS USP.
Passo número três: reduzir a quantidade de alimentos indispensáveis, mas que tiveram grandes altas de preço, como o feijão que agora já é vendido até em pacotes de 500 gramas. “Esse pacote não existia e vem justamente para acomodar essa necessidade que o consumidor tem de pagar pouco. Restrição orçamentária sobre o preço do feijão”, destaca o doutor Rafael.A carne também entra nesse item: comprar menos pode ser melhor do que mudar para cortes de baixa qualidade. “Cortes mais baratos tendem a ser menos nutritivos e têm um teor maior de gordura. Então, na prática, o que está acontecendo é que a gente está ali comprando mais gordura ao invés de comprando mais carne como um todo. Sai mais barato, mas a qualidade nutricional é pior”, alerta o pesquisador da USP.
A quarta dica vai na mesma linha: variar a dieta entre carne, frango e peixe. E o professor lembra que é possível economizar gastando um pouco mais de tempo na cozinha, limpando frango, por exemplo. “Você vai olhar do frango inteiro para o peito. O peito já está muito mais caro, 30% mais caro. Se for olhar para o filé de peito, o filé de peito está 30% mais caro do que o peito limpo, em geral, de 30% a 50%”, destaca Rafael.Orientação número cinco: preparar uma lista. Ela mantém o comprador focado no que interessa e protege das tentações. Sexto passo: optar por alimentos da estação, que são sempre mais baratos. Número sete: planejar o cardápio antes de comprar.“O ideal é que a gente imagine como vai ser consumido esse pimentão, se vai ser consumido na forma de salada, na forma de molho, e já faço uma aquisição direcionada: duas porções de pimentão, um cebola, por exemplo. Quanto mais a gente planeja, menos a gente gasta”, afirma o pesquisador.Até porque esses alimentos não são baratos. “Alimentos frescos, com frutas, hortaliças e carnes frescas, sempre custam mais caros do que aquelas dietas baseadas em alimentos já industrializados”, destaca o doutor em nutrição.Uma opção radical pelo que pesa menos no bolso pode ser desastrosa. “Alimentos industrializados, muito processados, estão intimamente ligados a doenças crônicas e obesidade e têm muito sal, muito açúcar, muita gordura saturada”, diz o pesquisador.
Como conseguir um equilíbrio, com orçamento apertado? “Quanto menos desperdício a gente tiver, mais econômica fica a nossa alimentação”, declara o professor.

Shakira encerra turnê brasileira com show em SP neste sábado

Pop Music Festival, no Morumbi, tem ingressos para todos os setores.Fatboy Slim, Ziggy Marley, Train e Chimarruts também se apresentam.

Do G1, em São Paulo
Depois de se apresentar em Porto Alegre nesta terça-feira (15) e cancelar show que faria em Brasília nesta quinta-feira (17), Shakira encerra sua passagem pelo Brasil em São Paulo. A cantora colombiana é a principal atração do Pop Music Festival, que acontece no estádio do Morumbi neste sábado (19). Há ingressos disponíveis para todos os setores.
A cantora colombiana Shakira em show em Porto Alegre (Foto: Dilson Silva / AgNews)
A cantora colombiana Shakira em show em Porto Alegre (Foto: Dilson Silva / AgNews)
As entradas podem ser compradas na bilheteria do Morumbi Shopping - estacionamento do piso G1 - e por meio do site livepass.
O festival começa às 18h com a banda gaúcha de reggae Chimarruts. Depois, a atração é a banda de pop rock americana Train, que toca às 19h. O cantor Ziggy Marley jamaicano se apresentar às 20h10. O show de Shakira está marcado para começar às 21h40. O DJ Fatboy Slim fecha a noite, com set previsto para ter início às 23h40.
Pop Music Festival
Shakira, Train, Fatboy Slim, Ziggy Marley e Chimarruts

São Paulo
Quando:
19 de março, às 17h
Onde: Estádio do Morumbi
Ingressos: R$ 500 (pista premium), R$ 200 (pista), R$ 260 (cadeira inferior A e B), R$ 320 (cadeira coberta azul e vermelha), R$ 300 (cadeira coberta laranja), R$ 130 (arquibancada especial), R$ 100 (arquibancada azul), R$ 80 (arquibancada laranja) e R$ 100 (arquibancada vermelha)

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...