sexta-feira, 9 de março de 2012

Iranianas gravam vídeo nuas em protesto contra opressão sexual

As mulheres iranianas, que vivem em exílio na Europa, gravaram mensagens em defesa da igualdade de direitos . Foto: Reprodução As mulheres iranianas, que vivem em exílio na Europa, gravaram mensagens em defesa da igualdade de direitos
Foto: Reprodução

Um grupo de mulheres iranianas que vive em exílio na Europa fez um vídeo em protesto contra a opressão sexual no país onde nasceram. Nuas, elas gravaram mensagens em defesa dos direitos das mulheres - como "eu acredito na igualdade entre homens e mulheres", "meus pensamentos, meu corpo, minha escolha" e "minha nudez é um 'não' à política islâmica".
Segundo o site britânico Daily Mail, as iranianas produziram o vídeo para promover as vendas do calendário Nude Photo Revolutionary, que foi lançado na quinta-feira, data em que foi comemorado o Dia Internacional da Mulher. O calendário foi dedicado a uma ativista egípcia que postou em seu blog uma foto nua de corpo inteiro, em protesto contra a discriminação sexual no Islamismo. A ação de Aliaa Magda Elmahdy provocou revolta no Oriente Médio - ela recebeu milhares de insultos e foi acusada de prostituição.
A produtora responsável pelo calendário, Maryam Namazie, disse que a nudez é uma arma importante para lutar contra a opressão. "O Islamismo e moral religiosa são obcecados com o corpo das mulheres", disse ao The International Business Times. "Eles exigem que nós usemos véu e sejamos amarradas e amordaçadas. Diante dessa agressão, a nudez quebra tabus e é uma importante forma de resistência", afirmou Namazie.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...