sexta-feira, 9 de março de 2012

'Meu filme mostra que amor perfeito não existe', diz Madonna

Ela afirma que teve que aprender a 'lidar bem com frustrações' no processo.
Cantora e diretora declarou que precisou dizer não a várias atrizes.

Pedro Caiado Especial para o G1, em Londres
 
 


Um drama de época que discute amor e poder foi o escolhido por Madonna para ser sua nova investida como diretora de cinema. “W.E - o romance do século” chega às telas brasileiras nesta sexta-feira (9) e conta a historia de amor entre a socialite americana Wallis Simpson (Andrea Risenborough) e o rei Eduardo 8º (James D’Arcy), que abdicou do trono por uma grande paixão. O filme faz um paralelo com a atualidade, quando mostra uma americana solitária obcecada com o caso de amor histórico. Sob o comando de Madonna, o filme mostra a história do casal com o viés do que é ter uma vida pública, sendo muitas vezes mal compreendida.A cantora mostrou fascínio com a história de amor entre o Duque e a Duquesa de Windsor. Durante sessão de perguntas em Londres, ela explicou: “Fui levada à historia pela minha curiosidade em saber por que uma pessoa, em uma posição tão poderosa, largaria tudo por um grande amor. Acho incrivelmente corajoso. A maioria da realeza luta pelo trono. Então, ver alguém desistir de tudo por um amor foi algo que me fascinou. Porém, o meu filme mostra que não há amor perfeito”, afirmou a estrela, que passou três anos pesquisando sobre o Duque e a Duquesa de Windsor antes de começar as filmagens.
W.E. (Foto: Divulgação)
Cena de "W.E. - o romance do século"  (Foto: Divulgação)
Durante a entrevista, Madonna fez declarações sobre o aspecto técnico de um filme, conhecimento que talvez tenha começado a adquirir com os anos de convivência com seu ex-marido, o cineasta britânico Guy Ritchie. “Escolhi filmar a maior parte do filme em 35 mm. Utilizei 16 mm para cenas em que queria mais intimidade com os personagens. Com o Super 8 eu queria dar a sensação de algo ‘amador’ às cenas, para que o público pudesse chegar mais perto”, explicou ela acrescentando ainda; “Eu sou grande fã de Steadicam [sistema que permite fluidez à câmera sem prejuízo da estabilidade]. Um filme que realmente me influenciou foi ‘La Vie en Rose’ (2007); há uma longa cena, sem cortes, feita com Steadicam. Tentei fazer aquilo no meu filme”, diz.
Madonna (Foto: AP)Madonna durante a divulgação do filme (Foto: AP)
Sobre o fato de usar somente atores britânicos em seu filme, Madonna explicou. "Não decidi por atores americanos ou britânicos, mas por artistas talentosos que conseguissem interpretar os personagens da melhor forma. Percebi que Andrea Riseborough (Wallis Simpson) era a Duquesa logo que a encontrei durante os testes", disse a cantora, agora diretora. “Foi realmente difícil escalar o elenco. Várias atrizes com quem eu certamente gostaria de trabalhar vieram a mim, mas, infelizmente, eu tive de dizer não, pois elas não se encaixavam no perfil do papel”, afirmou.
A realização do projeto, segundo ela, não foi fácil. "Foi extremamente desafiador e difícil. Tive que aprender a lidar bem com frustrações a todo instante", lembra. “Ouvi ‘não’ milhares de vezes. Ou porque não teríamos tempo suficiente, ou porque seria muito caro de realizar. Não, não, não. Foi um desafio”, disse a estrela, pouco acostumada com recusas.“W.E - o romance do século” foi filmado em tres países diferentes e teve mais de 43 diferentes locações. “É um processo duro, não vou mentir, mas adorei”.A atriz Katie McGrath, que interpreta Thelma Furness no filme, falou da experiência de trabalhar com o ícone do pop. "Claro que foi intimidador, cresci com Madonna! Mas, após trinta segundos, eu relaxava. Ela é muito profissional. Poder trabalhar com Madonna foi um privilégio ", disse a atriz.
O filme levou o Oscar de melhor figurino, enquanto a estrela conquistou um Globo de Ouro pela trilha sonora do filme, com a canção ‘Masterpiece” (parte do novo álbum MDNA). “Christian Dior recriou muitos dos figurinos, assim como o Museu Victoria & Albert em Londres. Sou muito grata por isso”, disse, acrescentando ainda que Andrea Risenborough trocou de figurino “pelo menos 80 vezes”.
O filme é a segunda investida de Madonna como diretora. O primeiro, “Sujos e Sábios”, de 2008, foi duramente criticado pela critica. Madonna tambem produziu o documentario “I Am Because We Are”, no mesmo ano, sobre os órfãos de Malawi. “W.E” dividiu opiniões quando exibido nos festivais de cinema de Veneza e de Londres, no ano passado, apesar de a estrela admitir seguir os conselhos de direção de seus ex-maridos, Guy Ritchie e o ator Sean Penn. O jornal britânico Guardian disse que o filme "é uma loucura fatalmente mal dirigida". A Variety desdenhou o longa, afirmando que foi "sobrecarregado de diálogos ridículos e fracas performances". Já o Daily Telegraph pegou mais leve: "É melhor do que esperávamos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...