sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Falha no iOS 7 permite burlar senha de bloqueio e acessar fotos de usuário

Um espanhol revelou, nesta quinta-feira (19), uma falha de segurança na nova versão do sistema operacional da Apple que dá acesso às fotos de usuários de iPhones, iPads e iPods, além de permitir compartilhá-las em redes sociais e enviá-las por e-mail ou mensagem de texto, mesmo que o aparelho esteja travado por uma senha. Demonstrado pelo soldado Jose Rodriguez, 36, em sua conta no YouTube, o método de burlar o código de segurança do aparelho para ver as imagens aproveita a possibilidade de ativar a nova Central de Controle do iOS 7 direto da tela de bloqueio. Basta deslizar o dedo da parte inferior da tela para cima, abrir o temporizador (ícone de relógio ao lado do da câmera) e segurar o botão de desligar o aparelho até que duas opções apareçam. Toque então em "cancelar" e rapidamente pressione o botão frontal do dispositivo duas vezes. Quando o procedimento é bem sucedido, os aplicativos já abertos pelo usuário são revelados na tela de multitarefa. Todos os programas costumam permanecer travados quando o aparelho está bloqueado, com exceção da câmera.

  Considerando ser possível tirar fotos com o iPhone bloqueado, a pessoa que quiser causar danos a um usuário pode abrir a câmera uma vez, aplicar o método descrito acima e, quando retornar ao aplicativo, ter acesso à biblioteca de fotos completa. Não só isso: as imagens podem ser enviadas para seus contatos por mensagem de texto ou e-mail. Twitter e Facebook são outras opções de compartilhamento disponíveis. Ou seja, uma foto constrangedora armazenada no dispositivo pode cair na internet facilmente --e a senha do seu iPhone nem precisou ser descoberta. Nos testes da Folha, a falha pôde ser explorada em um iPhone 5, um iPad 2 e um iPad 3. Procurada pela revista "Forbes", veículo para o qual o soldado Rodriguez revelou o método, a Apple ainda não fez comentários.
FICA A DICA

Até a Apple consertar essa falha numa atualização posterior, qualquer um pode impedi-la de acontecer, desativando o acesso à Central de Controle pela tela de bloqueio no aplicativo "Ajustes".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...