segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Série 'Masters of Sex' aborda repressão sexual nos anos 50

No primeiro episódio de "Masters of Sex", seriado que a HBO passou a exibir às segundas-feiras no Brasil (21h), o espectador é apresentado a Ulysses: um vibrador gigante de acrílico transparente. Ulysses tem uma minicâmera acoplada no topo e suas viagens por dentro da genitália feminina são uma odisseia, como sugere o seu nome de batismo, tirado do título do filme estrelado por Kirk Douglas em 1954 e baseado em poema de Homero.

Apesar de discussões sobre vibradores, lubrificação vaginal, frigidez e tamanho ideal do pênis, "Masters of Sex" não é uma série a respeito de tudo o que você quis saber sobre sexo e tinha medo de perguntar. Seguindo a fórmula aberta pelo sucesso de "Mad Men", "Masters" é mais um elegante estudo dos repressivos anos 1950. No caso, um momento real que repercutiu na revolução sexual dos anos 1960: o dossiê sexual preparado pelo renomado ginecologista americano Dr. William Masters e sua assistente Virginia Johnson.

"Até então tínhamos Freud classificando o ato de uma mulher se masturbar como histeria. E eis que surge Masters para dizer que um gênio como Freud também falava merda", diz o ator inglês Michael Sheen à Folha. Sheen, mais conhecido por viver Tony Blair no filme "A Rainha", e a atriz Lizzy Caplan ("True Blood") interpretam os autores do livro "A Resposta Sexual Humana", publicado em 1966 e que estudou os hábitos sexuais de 382 mulheres e 312 homens. O trabalho levou a dupla (casada por quase duas décadas) à capa da revista "Time" e aos talk-shows noturnos de TV. Virginia, que morreu em julho, aos 88 anos, recusou-se a encontrar Caplan para discutir o tumultuado relacionamento dela com Masters. A atriz baseou sua interpretação nos depoimentos de quase 90 horas dados pela pesquisadora e que renderam o livro homônimo (do biógrafo Thomas Maier) no qual a série foi inspirada. "Virginia foi uma espécie de mãe do feminismo", diz Caplan. Apesar dos expressivos ganhos que as mulheres tiveram com o estudo de Masters e Johnson, Sheen acredita que os avanços do comportamento sexual ainda são modestos mesmo 60 anos mais tarde. "Somos completamente imaturos sobre sexo", diz o ator.
NA TV Masters of Sex
EXIBIÇÃO do 2º episódio
QUANDO hoje, às 21h, na HBO
CLASSIFICAÇÃO 16 anos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...