sábado, 8 de fevereiro de 2014

TV paga chega a 58 milhões, mas tem menor crescimento em 8 anos

O Brasil encerrou 2013 com um total de 18,020 milhões de domicílios com TV por assinatura. Segundo projeção da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações), o serviço já chega a 28,4% das residências do país e está disponível para 57,7 milhões de telespectadores. Mas a alta de 2013, de 11,3% sobre 2012, foi o menor crescimento em oito anos. Desde 2005 o mercado de TV por assinatura não desacelerava tanto. O resultado, no entanto, não assusta, até mesmo porque é bastante robusto. Nesses oito anos, o mercado saiu de um cenário de estagnação e se solidificou.

Mais que quadruplicou o número de assinantes (foi de 4,2 milhões no final de 2004 para os 18 milhões de hoje). Nos últimos anos, o setor cresceu acima de 20% anuais em 2010 (30,7%), 2011 (30,5%) e 2012 (27%). Um levantamento do jornalista Samuel Possebon, da Pay-TV News, mostra que o crescimento, contudo, está concentrado nas grandes operadoras. A Net fechou 2013 com 6,06 milhões de assinantes de TV por assinatura. No acumulado do ano, conquistou 687 mil novos clientes e cresceu 12,7%. A Sky encerrou o ano com 5,37 milhões de assinantes. Mas, como teve de desconectar no primeiro semestre 200 mil clientes que estavam inadimplentes, acumulou um crescimento anual de apenas 6,6%, com 332 mil novos usuários. A Claro TV cresceu 15,3% no ano e tem agora 3,6 milhões de assinantes. Quarta maior operadora, a Oi vem perdendo assinantes nos últimos meses (foram 62 mil somente em dezembro). Concluiu 2013 com 829 mil usuários. A GVT teve o maior crescimento proporcional (59%) e fechou o ano com 677 mil clientes. A Vivo voltou a crescer, mas mesmo assim ficou no vermelho no ano passado: perdeu 8.000 assinantes, fechando com 594 mil. Segundo a Pay-TV, todas as demais empresas conquistaram apenas 2.000 novos assinantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...