sábado, 8 de março de 2014

Relembrando as Divas do cinema

Não é de hoje que as grandes celebridades são uma grande inspiração para os anônimos. Muitas vezes esses ídolos ajudam a quebrar paradigmas da sociedade, já que como sua vida e rotina acaba ficando em evidência, nós os simples mortais, passamos seguir o estilo de vida que eles levam como uma forma de modismo. Quem não se lembra que foi graças a musa Elizabeth Taylor que casar mais de uma vez se tornou comum. Quando Thomas Edison fazia, no finalzinho do século XIX, suas primeiras experiências com fotografias que se moviam, não tinha ideia de como mais tarde o que viria a se tornar na grande indústria cinematográfica que conhecemos hoje em dia, iria criar tantas musas. E pensando nisso resolvemos relembrar algumas das mais marcantes, categorizadas por décadas. Confira a galeria abaixo:

1910 Theda Bara: Uma das atrizes mais populares do cinema de sua era. Bara, que foi a primeira atriz a imterpretar Cleópatra no cinema, ajudou a definir a femme fatale do cinema. Seus papéis de mulher sensual e misteriosa deram-lhe a alcunha de “Vamp”.

Asta Nielsen: Notável por seus grandes olhos escuros e aparência de menino, a atriz dinamarquesa era na maioria das vezes retratada como mulher apaixonada e voluntariosa, cuja vida é levada a consequências trágicas. Asta, que trabalhava na era do cinema mudo, ficou muito conhecida pelo personagem Mata Hari.

Pola Negri: Foi a primeira atriz europeia a ser levada para os Estados Unidos e fazer sucesso. Após conquistar atenção pelos seus trabalhos em “Carmen”, em 1918 e em “Madame Du Bary” em 1919, ambos realizados na Alemanha, Pola Negri foi para Hollywood em 1921 com o diretor Ernest Lubitsch, que a tinha dirigido nos dois filmes. Contratada pela Paramount, trabalhou nas películas “Bella Donna” e “Beijos que se vendem”, dirigidos por George Fitzmaurice. Ela foi uma das heroínas do cinema mudo e nas telas era considerada uma vamp, que levava os homens que se aproximavam dela ao perigo e ao pecado. 

1920 Josephine_Baker: Conhecida pelos apelidos de Vênus Negra, Pérola Negra e ainda a Deusa Crioula. A vedete do teatro de revista, Josephine Baker é geralmente considerada como a primeira grande estrela negra das artes cênicas.

Greta Garbo: Com seu talento e aura de mistério, tornou-se uma das mulheres mais fascinantes do século passado, eleita pelo Instituto Americano de Cinema como a quinta maior lenda da história da sétima arte.

Marlene Dietrich: A atriz e cantora alemã, estreou no teatro aos vinte e três anos de idade, e foi descoberta pelo diretor austríaco Josef von Sternberg, para concorrer com Garbo. Depois de trabalhar com von Sternberg, ela foi para Hollywood, onde trabalhou em filmes profundos e marcantes se tornando assim no novo arquétipo de mulher fatal.

1930 Jean Harlow: A precursora do loiro platinado foi a primeira atriz loira a explorar seu sex-appeal. Jean começou em Hollywood como figurante até 1929, quando Howard Hughes, que estava refilmando Hell’s Angels (1930) em versão falada, encantou-se por ela. Nessa mesma época seu casamento acabou em divórcio. Terminado o filme, Jean fez uma turnê pelo país em divulgação do mesmo. Infelizmente, Hughes não tinha outros projetos para ela e acabou por vender seu contrato a MGM. A partir dai sua carreira decolou.

1940 - Bette Davis: Conhecida por sua vontade de interpretar personagens antipáticas, ela era venerada por suas atuações numa variada gama de gêneros cinematográficos; de melodramas policiais, filmes de época e comédias, embora seus maiores sucessos tenham sido romances dramáticos. 

Katherine Hepburn: Na contramão das belezas da época, Hepburn é vista como uma das mais famosas de Hollywood e sua carreira durou por mais de 60 anos. Ela trabalhou com diversos tipos de gêneros da comédia ao drama e recebeu quatro prêmios do Oscar de Melhor Atriz, um recorde até os dias atuais. 

1940 Veronika Lake: Famosa por seus papéis de mulher fatal em filmes noir a atriz, que usava cabelos ondulados tampando um dos olhos, serviu de inspiração para o personagem de desenho animado Jessica Rabbit do filme “Uma Cilada para Roger Rabbit”.

Lauren Bacall: Conhecida por sua voz rouca e aparência sensual, ela tornou-se um ícone da moda e um modelo para a mulher moderna. Hoje ela é considerada uma atriz lendária, em parte devido a sua longevidade como atriz.

Rita Hayworth: A atriz que passou por uma dificil transição de dançarina de cabaré para estrela de cinema, entrou para o cinema como uma forma de ganhar a vida. A fama de maior estrela da década e de uma das mulheres mais desejadas e famosas do mundo consolidou-se ao estrelar, no auge de sua beleza, o clássico noir Gilda (Gilda, 1946).

1950 Sophia Loren: Descoberta em 1952 num set de filmagens, ela trabalhou com grandes diretores como Vittorio De Sica, Federico Fellini, Ettore Scola, Robert Altman, Lina Wertmüller, entre outros. Sophia ganhou fama mundial em 1962, quando recebeu o Oscar de Melhor Atriz pelo filme Duas mulheres, que também lhe rendeu o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes.

Marilyn Monroe: Depois de passar boa parte de sua infância em lares adotivos, Monroe começou uma carreira como modelo, o que a rendeu um contrato no cinema em 1946, com a 20th Century-Fox. Suas aparições nos seus primeiros filmes eram pequenas, mas suas interpretações em The Asphalt Jungle, All About Eve e sendo a primeira mulher a posar para a Playboy, chamou a atenção do público.

Ava Gardner: Indicada ao Prêmio Oscar, é considerada uma das atrizes mais belas da história do cinema e uma das grandes estrelas do século XX. É um dos mitos da sétima arte e está entre as 50 maiores lendas do cinema da lista do AFI. Conhecida por sua exuberante e fotogênica beleza, é lembrada como: o animal mais belo do mundo.

1960 Audrey Hepburn: A atriz, modelo e humanista belga, radicada na Inglaterra, eleita em 2009 a atriz de Hollywood mais bonita da história, sempre foi considerada um ícone de estilo e a terceira maior lenda feminina do cinema, de acordo com o American Film Institute.

Catherine Deneuve: A atriz francesa, considerada um modelo de elegância e beleza gálica e uma das mais respeitadas atrizes do cinema francês e mundial, é filha do ator de teatro e cinema Maurice Dorleác e irmã da também atriz Françoise Dorléac. Deneuve estreou no cinema aos 13 anos, em 1956, e durante a adolescência trabalhou em diversos pequenos filmes com o diretor Roger Vadim até chegar ao estrelato mundial em 1964, em Os Guarda Chuvas do Amor, do diretor Jacques Demy.

Jane Fonda: A atriz, escritora, ativista política de esquerda e ex- modelo e guru de exercícios físicos estadunidense ganhou fama vivendo a provocante Barbarella. E se tornou um ícone sexual por clamar pela libertação em movimentos feministas.

1970 Farrah Fawcett: Várias vezes indicada aos prêmios Emmy e Golden Globe, ganhou fama internacional ao interpretar a detetive particular Jill Munroe na série de TV As Panteras. É considerada um dos maiores símbolos sexuais femininos da década de 1970 e uma das mulheres mais bonitas de todos os tempos.

Jodie Foster: A premiada atriz, diretora e produtora de cinema norte-americana, que foi vencedora de dois Oscares como melhor atriz começou a sua vida artística com anúncios de televisão para a Coppertone aos três anos de idade e, durante a infância, fez diversos papéis em séries de televisão e filmes infantis da Disney.

Diane Keaton: Dando ínicio aos papéis de mulher questionadora e neurótica no filmes de Woody Allen a dupla resultou em vários trabalhos premiados e de sucesso.

1980 Meryl Streep: Conhecida como uma das atrizes mais premiadas de todos os tempos, Meryl Streep já recebeu 18 indicações ao Oscar (recorde entre as categorias ligadas a atuação), vencendo três vezes. Ela surgiu no final da década de 1970, mas encabeçou ranking de estrelas dos anos 1980.

Demi Moore: Sua estréia no cinema foi com o filme Choices, de 1981. Passou um tempo no Brasil quando filmou Feitiço no Rio em 1984, com o ator Michael Caine. Foi escolhida pelo diretor Joel Schumacher para o papel de uma viciada em cocaína no filme O Primeiro Ano do Resto de Nossas Vidas (1985), o filme e o ambiente favorável junto com outros atores de ponta como Rob Lowe, causou uma reviravolta na sua vida. O filme que lhe deu fama mundial foi Ghost – Do Outro Lado da Vida, contracenando com Patrick Swayze.

Nicole Kidman: Vencedora do Oscar e de diversos outros prêmios de prestígio, a carreira cinematográfica de Kidman começou em 1983. A atriz se faz notar por sua beleza clássica em Bicicletas voadoras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...