domingo, 15 de março de 2015

Babilônia será campo de batalha para vilãs cruéis e sem pudores

Estreia desta segunda (16) na Globo, Babilônia é uma novela com DNA brasileiro, que explora as desigualdades sociais, a corrupção e a ganância pelo poder. Traz uma vilã pior do que a outra, numa disputa por quem tem menos escrúpulos, personagens defendidas com atuações de arrepiar desde o primeiro capítulo por Adriana Esteves (Inês) e Glória Pires (Beatriz). Sexo e traições completam a história. Para contrapor esse enredo pesado, uma heroína honesta, otimista, inteligente e com sede de justiça, vivida Camila Pitanga (Regina).

As três atrizes serão os pilares da trama de Gilberto Braga, Ricardo Linhares e João Ximenez Braga. Um assassinato no primeiro capítulo é o ponto de ligação entre elas. As primeiras cenas mostrarão a vida de cada uma em 2005. Beatriz mata o amante, Cristovão (Val Perré), pai de Regina. Isso faz a vida da mocinha virar um drama. Inês chantageia Beatriz por ter flagrado e filmado a "amiga" de adolescência aos beijos com o amante. Beatriz está noiva de Evandro (Cássio Gabus Mendes), um milionário dono de uma das principais construtoras do país. O crime fará as duas vilãs de Babilônia se tornarem cúmplices.
As duas "amigas e rivais" vão brigar feio nos dois primeiros capítulos. Sem saber que Beatriz está armando uma cilada para ela, Inês pega a arma do crime no meio de uma discussão e aponta para a rival, mas é humilhada. "Isso, mata a piranha que você sempre quis ser. Aproveita para ter um único ato na sua vida que não seja marcado pela mediocridade e irrelevância que todo resto sempre foi", dispara Beatriz. Com isso, as digitais de Inês ficam no revólver que tirou a vida de Cristóvão.

Adriana Esteves e Glória Pires em cena em que suas personagens se reencontram


Beatriz é um arquiteta envolvida em um escandâlo em uma obra que desabou no exterior. De volta ao Brasil, ela decide conquistar Evandro, usando o motorista dele para se aproximar do milionário. A arquiteta é uma mulher endinheirada, gananciosa e sensual. "A Beatriz é uma vilã louca e, ao mesmo tempo, adorável. Essa personalidade mutante dela é genial. A personagem é diferente de tudo que já fiz, o que torna esse trabalho mais especial", revela Glória Pires, 42 anos de carreira.
A vilã de Glória Pires é requintada. Ela é capaz de passar por cima de qualquer pessoa para ter poder. Além disso, outra característica da arquiteta que mostrará a atriz em cenas ousadas é o lado ninfomaníaca de Beatriz. Ela vai ter vários amantes, e os personagens de Thiago Martins (Diogo) e André Bankoff (Pedro) estão na lista de conqusitas dela. Viciada em sexo, é o tipo de mulher que parte para cima, que vai para o ataque.
Invejosa
Já Inês não é tão privilegiada quanto Beatriz, mas é igualmente sem caráter. “Uma pessoa ressentida e sofrida pode fazer maldade. Todo mundo pode, aliás”, fala Adriana Esteves. Ela afirma que sua nova megera do horário nobre é totalmente diferente de Carminha, de Avenida Brasil (2012), porque é uma mulher sem autoestima e invejosa.
Ela sofreu bullying porque era gordinha na adolescência e sempre quis ser como sua melhor amiga, Beatriz, a garota mais paquerada da praia e ainda por cima rica. Um flashback delas nos anos 1970 mostrará isso. As duas se afastaram e a advogada desenvolveu uma obsessão pela arquiteta, que foi morar fora do país e nunca mais lhe deu atenção.
Inês se casou com o engenheiro Homero (Tuca Andrada) e teve Alice (Sophie Charlotte). A família mora em um apartamento pequeno, com vista para uma favela. “Eu odeio esse morro”, grita ela logo no primeiro capítulo de Babilônia.
As três mulheres protagonistas da trama vivem no bairro do Leme (zona sul do Rio de Janeiro). É por meio desse cenário que os autores do folhetim traçam as relações delas, marcadas pela desigualdade social e pela ambição, cada uma ao seu modo. "O Leme tem todas as classes sociais. Os pobres no morro, os ricos na avenida Atlântica [da orla da praia] e a classe média nas ruas de dentro", explica Gilberto Braga.
Representante do povo
Regina, a heroína de Camila Pitanga, desiste de cursar medicina para sustentar a família após o assassinato do pai e o nascimento de sua filha. Ela vai trabalhar como vendedora na praia na segunda fase do folhetim, que se passa nos dias atuais. Antes, o público vai ver que sua mãe precisa de um transplante de coração, e ela ainda descobre que está grávida de Luís Fernando (Gabriel Braga Nunes), que é casado com Karen (Maria Clara Gueiros). A personagem termina o romance, e é assim que ela fecha seu coração para o amor. Depois, ao se apaixonar por Vinicius (Thiago Fragoso) e descobrir que ele também é casado, ela se mostrará traumatizada.
“O que me inspira na Regina é o que ela representa, o que o nosso povo tem de bom. Que é uma gente batalhadora e honesta. Sinto-me com essa missão. De representar com muita dignidade e força uma mulher vibrante e guerreira. Uma mulher que acredita na justiça e briga por ela”, comenta Camila Pitanga. O grande propósito de sua personagem será descobrir quem matou seu pai e ver o assassino atrás das grades.

Nathalia Timberg e Fernanda Montenegro: atrizes representam amor na terceira idade

Homossexuais na terceira idade
O casamento de Teresa (Fernanda Montenegro) e Estela (Nathalia Timberg)  é outro ponto de destaque em Babilônia. O objetivo, segundo os autores, é alertar as pessoas, não só sobre o preconceito com a homossexulidade, mas também em relação à sexualidade na terceira idade. “Eu pretendo fazer minha personagem do coração para o cérebro. Ela sente, reflete e propõe. Teresa sabe que a filha [Beatriz] da sua companheira é uma bandida, que apronta muitas sacanagens. Mas a Teresa tem uma companheira de 40 anos, não vai fazer essa mulher sofrer”, adianta Fernanda Montenegro.
O encontro das duas veteranas na trama fortalece a história. “Nossa formação veio através de uma dramaturgia de primeiríssima qualidade no teatro. Esse encontro não é de duas atrizes de alguma idade, que estão desenvolvendo cada uma um papel polêmico, é muito mais que isso”, confidencia a atriz.
Corrupção e falcatruas
Vários personagens vão passear pelo universo da corrupção e falcatruas políticas, principalmente os do núcleo da construtora de Evandro, um homem corrupto e sem problemas de consciência. Aderbal Pimenta (Marcos Palmeira) também é um representante dos desonestos. Ele é o prefeito da cidade fictícia de Jatobá e entrou para a política por dinheiro. "Quero mais é que as pessoas odeiem o personagem. Seu caráter é duvidoso e aborda ainda outras questões morais", diz Palmeira.
Ricardo Linhares, um dos autores da trama, conta que todos os assuntos, incluindo a corrupção, vão ser abordados a partir da ambição, que é a palavra-chave de Babilônia. “Ambição é uma palavra multifacetada, que permite diversas abordagens. Regina é batalhadora e quer vencer pelo trabalho honesto. Essa é a ambição positiva. Beatriz tem cobiça. Nasceu em família rica e por mais que tenha, sempre quer mais. Essa é uma ambição negativa. Inês ambiciona ter o que Beatriz tem, e por aí vamos contando as outras histórias de ambição, que são muito ricas para dramaturgia”, explica o novelista.
Quem é quem em Babilônia
Regina (Camila Pitanga): filha de Dora (Virgínia Rosa) e Cristóvão (Val Perré), irmã de Diogo (Thiago Martins) e mãe de Júlia (Sabrina Nonata). Sofredora, enfrenta as dificuldades da vida com coragem
Belas paisagens
Babilônia tem direção geral e de núcleo de Dennis Carvalho, com muitas cenas de praia e mar. Nos primeiros capítulos, também terá cenas de Dubai (Emirados Árabes), onde Inês vai morar com a família após o assassinato de Cristóvão. Beatriz consegue uma promoção para o marido de Inês, mas ele morre, e após a passagem de dez anos, a advogada é obrigada a voltar para o apartamento do Leme. Paris (França) é o cenário de uma luxuosa viagem de Beatriz e Evandro, dando um tom mais glamuroso para a segunda fase da arquiteta.
Chay Suede (Rafael) e Luisa Arraes (Lais) formam um casal "teen" apaixonados, que enfrentarão a homofobia da família dela para ficarem juntos. Ele sofrerá preconceito por ter sido criado por duas mães, Teresa e Estela. Outro casal que deve dar o que falar é o protagonizado por Sophie Charlotte (Alice) e Murilo (Bruno Gagliasso). Ela se apaixona por ele, que é cafetão e quer ganhar muito dinheiro com a beldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...