terça-feira, 1 de maio de 2012

Norueguês campeão mundial de natação morre após sofrer parada cardíaca

Das agências internacionais
Em Oslo (Noruega)
  • Eugene Hoshiko/AP
    Dale Oen conquistou a medalha de ouro nos 100 m peito no Mundial de Natação em Xangai Dale Oen conquistou a medalha de ouro nos 100 m peito no Mundial de Natação em Xangai
Campeão mundial de natação, Alexander Dale Oen morreu nesta segunda-feira. De acordo com a imprensa norueguesa, o atleta de 26 anos teve uma parada cardíaca.
Segundo a federação de natação da Noruega, Oen foi encontrado morto no chuveiro, após um treino em Flagstaff, no Arizona (Estados Unidos).No incidente em questão, os companheiros do nadador ficaram preocupados com a demora do colega no chuveiro e decidiram arrombar a porta depois de tentativas frustradas de comunicação. Eles acharam o campeão com metade do corpo para fora da banheira.O médico da delegação norueguesa foi rapidamente acionado, mas não conseguiu recuperar Oen no processo de ressuscitação padrão. O nadador foi pronunciado morto às 21h no horário local.
"É incrivelmente triste e trágico. Como médico, é uma experiência dolorosa não conseguir realizar a ressuscitação. Tudo foi feito no procedimento, tudo foi tentado", declarou o médico Ola Ronsen.
O norueguês sagrou-se campeão mundial nos 100 m peito em Xangai em 2011. Antes, Oen também havia brilhado na China: nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008, o atleta conquistou a medalha de prata na mesma prova.Na última segunda-feira, em seu perfil no Twitter, o nadador havia escrito sobre sua expectativa de voltar para a terra natal: "Faltam dois dias na concentração em Flagstaff. Daí será o momento de voltar à cidade mais bonita da Noruega, Bergen".
O atleta era uma das maiores esperanças de medalha da Noruega nos Jogos Olímpicos deste ano em Londres, na Inglaterra.
CIELO LAMENTA MORTE DE CAMPEÃO NORUEGUÊS
A notícia da morte de Oen causou consternação na comunidade internacional da natação. No Brasil, o recordista mundial dos 50 m e 100 m livre Cesar Cielo se pronunciou através do Twitter a respeito da morte precoce do norueguês: "Noticia muito triste para a natação mundial. Alexander Dale Oen, todo nosso respeito e admiração pelo grande campeão que foi".Outro brasileiro que se manifestou a respeito da tragédia foi Bruno Fratus, outro nome do país nas provas de velocidade do estilo livre. "Acordei chocado com a noticia, um dos maiores nadadores de todos os tempos, Alexander Dale Oen nos deixou ontem", escreveu.Classificado para os Jogos de Londres, o brasileiro Tales Cerdeira também expressou pesar com o falecimento do norueguês: "O esporte chora a perda de mais um grande atleta. R.I.P. Dale Oen!"

Em 2008, Alexander Dale Oen ganhou a medalha de ouro nos 100 m peito no Europeu de natação Hamish Blair/Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...