domingo, 24 de abril de 2011

Veja foto em 360º da cidade fantasma de Pripyat, perto de Chernobyl

População foi retirada em 1986, após desastre nuclear.
Acidente em usina na Ucrânia completa 25 anos nesta terça-feira (26).

Dennis Barbosa Do G1, em Pripyat
Na madrugada de 26 de abril de 1986, o reator 4 da usina de Chernobyl, na Ucrânia (então parte da União Soviética) explodiu, espalhando uma nuvem de material radioativo. Pripyat, uma cidade de quase 50 mil habitantes perto dali, foi tão contaminada que teve de ser esvaziada às pressas. Os moradores nunca mais puderam voltar.O desastre de Chernobyl, que completa 25 anos esta semana, voltou a ganhar maior relevância depois do acidente na usina de Fukushima, no Japão, de consequências ainda desconhecidas.
O número de mortos por causa da contaminação na Ucrânia nunca será preciso, pois é impossível saber, por exemplo, quantas vítimas de câncer desenvolveram a doença por causa do episódio. As consequências ambientais também precisam de estudos mais detalhados.Ainda assim, Chernobyl é considerado o pior desastre nuclear da história. Até terça-feira (26), data do aniversário de 25 anos, o G1 publicará uma série de reportagens sobre o acidente.
Veja abaixo a foto em 360 graus da praça central de Prypiat, tirada em abril de 2001. Em 1986, ela era considerada uma cidade-modelo da União Soviética.

Clique para ver em alta resolução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...