BRASÍLIA - O Brasil registrou a adição de 238,3 mil novos assinantes do serviço de TV por assinatura em abril, segundo dados divulgados hoje pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Com expansão de mercado de 2,3%, o país totalizou 10.657.197 assinantes no último mês.
Pela primeira vez, o serviço de TV por assinatura via satélites (DTH), com 49,2% de participação, ultrapassou em números de assinantes da tecnologia a cabo (TVC), com 48,1%. Após registrar no ano passado um período de forte crescimento, o serviço DTH alcançou 45,8% do mercado nacional em dezembro de 2010 e os serviços prestados via cabo, depois de perder espaço, fechou aquele ano com 51% de market share.Nos primeiros quarto meses do ano, o serviço de TV a cabo contou com a adição líquida de 145,4 mil assinantes, o que correspondeu ao crescimento de 2,92% da base. Já o DTH registrou no mesmo período 769,3 mil novos clientes (17,19%). No último mês, o serviço de satélite contou com um crescimento de 4,4%, enquanto a tecnologia via cabo teve uma expansão menor que 0,5%.As prestadoras de serviço de TV por assinatura com transmissão de sinal por microondas (MMDS) permaneceram em abril com a tendência de queda, com variação negativa de 2,5%. Atualmente, esta modalidade de serviços responde por apenas 2,7% de participação de mercado.Seguindo o mesmo panorama observado ao longo de 2010, as regiões que mais cresceram foram Nordeste (57,2%), Norte (48,1%) e Centro-Oeste (34,6%). Estas regiões cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses. O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul (26%), acompanhada pela região Sudeste (30,1%), com percentuais de crescimento anual abaixo da média nacional (32,7).
Os três Estados que registraram a maior adição de clientes nos últimos 12 meses foram a Bahia (80,6%), Piauí (76,5%) e Pará (71,4%). De acordo com a Anatel, os serviços de TV por assinatura alcançaram mais de 35,2 milhões de brasileiros, considerando o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE.
(Rafael Bitencourt | Valor)
Pela primeira vez, o serviço de TV por assinatura via satélites (DTH), com 49,2% de participação, ultrapassou em números de assinantes da tecnologia a cabo (TVC), com 48,1%. Após registrar no ano passado um período de forte crescimento, o serviço DTH alcançou 45,8% do mercado nacional em dezembro de 2010 e os serviços prestados via cabo, depois de perder espaço, fechou aquele ano com 51% de market share.Nos primeiros quarto meses do ano, o serviço de TV a cabo contou com a adição líquida de 145,4 mil assinantes, o que correspondeu ao crescimento de 2,92% da base. Já o DTH registrou no mesmo período 769,3 mil novos clientes (17,19%). No último mês, o serviço de satélite contou com um crescimento de 4,4%, enquanto a tecnologia via cabo teve uma expansão menor que 0,5%.As prestadoras de serviço de TV por assinatura com transmissão de sinal por microondas (MMDS) permaneceram em abril com a tendência de queda, com variação negativa de 2,5%. Atualmente, esta modalidade de serviços responde por apenas 2,7% de participação de mercado.Seguindo o mesmo panorama observado ao longo de 2010, as regiões que mais cresceram foram Nordeste (57,2%), Norte (48,1%) e Centro-Oeste (34,6%). Estas regiões cresceram acima da média nacional nos últimos 12 meses. O menor crescimento, em igual período, foi observado na região Sul (26%), acompanhada pela região Sudeste (30,1%), com percentuais de crescimento anual abaixo da média nacional (32,7).
Os três Estados que registraram a maior adição de clientes nos últimos 12 meses foram a Bahia (80,6%), Piauí (76,5%) e Pará (71,4%). De acordo com a Anatel, os serviços de TV por assinatura alcançaram mais de 35,2 milhões de brasileiros, considerando o número médio de 3,3 pessoas por domicílio divulgado pelo IBGE.
(Rafael Bitencourt | Valor)
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