Com a chegada da TV digital nas principais capitais brasileiras, uma opção interessante é adquirir um PVR (gravador de vídeo pessoal) com receptor de TV digital embutido. Além dos decoders de TV paga, que exigem um plano de assinatura mensal, estão surgindo alternativas. A Unicoba, fabricante coreana e representante de várias marcas no País, decidiu lançar o Topfield TF7700ISDBPVRt, primeiro PVR stand-alone, ou seja, em módulo à parte que pode ser integrado a qualquer sistema de home theater, capaz de sintonizar e gravar programas da TV digital aberta. O gravador Topfield apresenta um grande visor frontal, que mostra o canal sintonizado e o status durante a navegação no menu. Poucas teclas possibilitam o acesso às funções comuns do aparelho, mas o destaque é o botão circular cromado para mudança de canais e volume. No lado direito, uma porta que oculta a única entrada USB, capaz de reproduzir arquivos MP3 e filmes em DivX a partir de um pen-drive. No painel traseiro, o aparelho oferece saídas HDMI e componente, que transmitem a um TV ou projetor imagens em HDTV com resolução 1.080i (igual à das emissoras). Encontramos ali também conexões dos tipos digital óptico, LAN (ethernet), que dá acesso a diversos recursos via web, e dois pares de entrada e saída RF. Isso permite sintonizar e gravar duas emissoras ao mesmo tempo. Produzido em alumínio escovado, o controle remoto inclui uma tecla circular de canais e volume, além de botões coloridos de atalho.
A instalação da antena UHF externa ao PVR foi complementada com mais um cabo RF, para ligar uma saída e uma entrada coaxial, ambas localizadas na parte traseira do aparelho. Em seguida, utilizamos um cabo HDMI para ligar o PVR a projetor e TV Full-HD de referência, e um cabo de rede (CAT5) entre o gravador e o ponto de acesso à internet. Ao apertar a tecla POWER/STANDBY, é preciso ter um pouco de paciência: após 20 segundos, os canais abertos da TV digital são encontrados e a sintonia é fácil como em um set-top-box. Outra facilidade foi a navegação nas telas do menu; o exemplar que recebemos para teste tem textos em inglês, mas o produto a ser vendido nas lojas, de acordo com o fabricante, vem com manual em português. Entre os ajustes disponíveis, o aparelho oferece resolução de saída (720 ou 1.080i); formato de tela (16:9), com opção PAN SCAN 4:3, para expandir a imagem de relação de aspecto convencional em uma tela widescreen; tempo do INFO BOX DISPLAY (aquela barra de informações que surge na tela após a mudança de emissora); e PARENTAL CONTROL, para restringir o acesso a conteúdos a partir de uma senha. A definição de canais favoritos pode levar em conta a preferência do usuário ou gênero: NEWS, SPORTS, MOVIE, MUSIC ou outro a ser nomeado por um teclado virtual que surge na tela. O menu também inclui calendário.
Ao gravar programas da TV digital, foi preciso acionar apenas a tecla REC para que o PVR guardasse todo o conteúdo em alta definição, com a mesma qualidade da imagem original, dentro do seu disco rígido de 250Gb. Conseguimos gravar programas de duas emissoras ao mesmo tempo e ainda assistir a um terceiro: gravamos a novela da Globo (canal 5.0) e o noticiário da Rede TV (canal 9.1), enquanto assistíamos ao “sub-canal” da Rede TV (9.2), onde era exibido um programa de televendas. Este conteúdo, disponibilizado como sub-canal por algumas emissoras, é sempre transmitido em resolução standard e pode ou não conter a mesma programação do canal principal. No PVR da Topfield, conveniências como pausa de um programa ao vivo são chamadas de TIME SHIFTING. Este recurso permite também armazenar 30 minutos da programação, que são apagados do HD quando se troca de emissora. A função TIMER oferece grande flexibilidade, para determinar a freqüência da gravação (uma vez, diariamente, todo dia da semana, fim de semana), data, horário e duração do conteúdo a ser copiado. Todos estes recursos contam com teclas específicas no controle remoto, que facilitam a escolha.
Os programas gravados no HD são apresentados na tela FILE LIST, com nome, data, duração e sinopse – desde que essas informações sejam enviadas pela emissora no momento da gravação. Além disso, pode-se remover, criar e nomear pastas, para organizar as cópias mantidas no HD. Ao inserir um pen-drive com arquivos MP3 e DivX na entrada USB, conseguimos transferir esses arquivos para o HD e reproduzi-los facilmente, a partir do menu, com sutis congelamentos de imagem no início dos filmes. Além disso, foi possível fazer o contrário: copiar para o pen-drive as gravações feitas dos programas em alta definição.
Vale lembrar que o conteúdo guardado no HD e depois copiado para o pen-drive é transformado em arquivo com uma extensão criada pela Topfield, para não ser reproduzido em players e computadores, e sim no próprio PVR da marca. Uma medida criada pelo fabricante para evitar distribuição ilegal de cópias. Contudo, não foi fácil encontrar esses recursos, pois pareciam estar ocultos no menu, o que pode ser aprimorado pelo fabricante. Mas ainda faltava avaliar uma das principais conveniências do gravador digital, que é o acesso à distância pela internet. Depois de conectar o PVR ao ponto de internet e buscar auxílio do suporte técnico do distribuidor, para configurar corretamente o produto, conseguimos visualizar pela web os conteúdos armazenados no HD do aparelho. Através de um endereço de IP aberto no browser, foi possível gerenciar os arquivos, nomear, excluir, baixar e até programar gravações de maneira fácil e rápida. Este é, sem dúvida, um recurso muito interessante. Detalhe: para esse acesso remoto, é preciso manter o PVR permanentemente ligado.
• Modelo: Gravador digital Topfield TF7700ISDBPVRt
• Disco rígido: 250Gb
• Compatibilidade: TV digital (MPEG4/H264), MP3 e DivX
• Conexões: HDMI, vídeo componente, S-Video, vídeo composto, RF (2 entradas e 2 saídas), áudio digital óptica e estéreo analógica, USB, RJ-45 (Ethernet) e RS-232
• Dimensões (L/A/P): 38/6/26cm
• Peso: 3,2kg
• Garantia: 1 ano
• Preço estimado: R$ 1.700
• Distribuidor: Unicoba
• Site: http://www.unicoba.com.br/
• Projetor DLP Sim2 Domino 80
• Tela elétrica tensionada Kreische Reference 84”
• TV LCD Samsung LN52M81BX 52”
• Processador de áudio Rotel RSP-1069
• Amplificador Rotel RMB-1077
• Videogame/Blu-ray player Sony Playstation 3
• Decodificador NET Digital HD Max
• Decodificador digital Sky+
• Caixas acústicas B&W série 700 (704, HTM7 e DS7)
• Subwoofer B&W ASW700
• Condicionador de energia Savage Crystall 2500 EX
• Cabos de interconexão Absolute Acoustics (HDW500 Silver, ComponentWave 300 e OptaWave 250)
• Cabos de caixas acústicas Audioquest (Rocket 88, Rocket 44 e Type2)
• Controle remoto universal Marantz RC5400
• Suporte especial para projetores IACI
• Rack Airon HT-150.02/3A
Nenhum comentário:
Postar um comentário