quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Em um ano, TV Cultura perde quase um quarto da audiência

RICARDO FELTRIN
EDITOR E COLUNISTA DO "F5"
Em apenas um ano, o ibope da TV Cultura encolheu 23%. Entre 2010 e 2011 a audiência da emissora caiu de 1,2 ponto para 0,9 ponto. Parece pouco, mas é relevante diante da já pequena audiência do canal público, outrora considerado o melhor do país. Se a emissora perder mais 4 décimos de ibope, por exemplo, cairá para o nível chamado "traço" de audiência (de 0,5 para baixo). A queda atinge seis meses da nova gestão de João Sayad, com uma política de demissões e/ou extinção de várias atrações. A emissora rebate e diz que, desde julho "vem crescendo de forma sustentada" (leia mais abaixo).
Divulgação
Pingu, um dos poucos sucessos de ibope da Cultura
Pingu foi um dos poucos sucessos de ibope do canal

E pensar que quase chegou lá...
Curiosamente, 2010 foi o último ano em que a Cultura chegou a ameaçar a quinta posição no ranking, ocupada pela RedeTV! normalmente. Não tanto porque a Cultura estava abafando, por cima da cocada preta, dando as cartas, se achando a última jujuba do pacote etc, mas, principalmente, porque a RedeTV! passou a definhar. Em 2010, vários programas da Cultura ciscavam a audiência da RedeTV! e até de outras emissoras, em determinadas faixas horárias, não raro deixando o canal em terceiro lugar no ibope. Isso ocorria principalmente de manhã. No ano passado, porém, o horário matinal da Cultura (7h às 12h) perdeu 26% de ibope.
Inezita, o baluarte dacasa
Além da animação suíça "Pingu", que chegou a dar picos de quatro pontos de ibope, o único sucesso da Cultura continua sendo o veterano "Viola Minha Viola". O programa musical e folclórico da diva Inezita Barroso não raro atinge três pontos de média. O resto da programação oscila entre menos de 0,5 e 1,5 ponto. Veja a "involução" do ibope da Cultura nos últimos cinco anos:
Arte/Folhapress

Outro Lado
Procurada para comentar a respeito das informações acima, a TV Cultura, por meio de sua assessoria, informou que:
"A TV Cultura, na atual gestão iniciada em junho de 2010, vem "atualizando" atrações existentes e criando vários novos programas, para os diversos públicos. E os resultados já começam a aparecer, muito embora seja necessário um tempo para que os telespectadores assimilem uma nova programação e reajam a ela (positiva ou negativamente). Em abril passado, a TV Cultura fez um lançamento recorde de novidades e o público dá sinais positivos. Desde julho passado, a emissora vem crescendo de forma sustentada (pouco mais de 30% no período), contínua, e positiva frente aos mesmos meses de 2010. E em termos de share, a evolução é ainda mais forte: 1,7% em julho para 2,9% em dezembro, sem retroceder um mês sequer, mostrando que há espaço, sim, para uma programação diferenciada e de qualidade. Vale ressaltar ainda que a TV Cultura ficou, em dezembro de 2011, 19 vezes em 5º lugar no ranking das principais emissoras abertas da Grande São Paulo, no período das 7h à meia-noite."
Uma segunda opinião sobre ibope, além do Ibope
O Instituto Ibope pode ganhar um concorrente ainda este ano. Mas, se isso depender da Globo, não. A emissora não participou de uma reunião com a empresa Nielsen, que pretende iniciar sua própria medição de audiência da TV brasileira. Na reunião com as TVs, cerca de três semanas atrás, a Nielsen informou que, se todas as TVs estivessem de acordo com seu plano, a medição poderia ser iniciada já em julho...
Márcio Neves/Folhapress
O peoplemeter, aparelho do Ibope que mede a audiência das TVs, instalado em residência em SP
O peoplemeter, aparelho do Ibope que mede a audiência das TVs, instalado em residência em SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...