sexta-feira, 8 de junho de 2012

Com 'Smartglass', interatividade da TV chega a tablets e celulares

Recurso leva mais informações aos jogadores do Xbox 360.
Aplicativo para os aparelhos deve chegar no final do ano.

Gustavo Petró Do G1, em Los Angeles (EUA)

Sistema utiliza tablets e smartphones para acessar conteúdo extra da TV e videogame (Foto: Gustavo Petró/G1)Sistema usa tablets e smartphones para acessar
conteúdo extra da TV (Foto: Gustavo Petró/G1)
Um dos grandes anúncios da feira Electronic Entertainment Expo (E3), o maior evento de games do mundo, não foi de um jogo, nem de um aparelho ou periférico. Ele veio de uma tecnologia que irá aumentar a interatividade do espectador de TV e do jogador de Xbox 360 com estes conteúdos por meio de tablets ou smartphones. Chamado de Smartglass, o sistema desenvolvido pela Microsoft utiliza estes aparelhos – que a empresa acredita já existir na maioria dos lares – para acessar conteúdo extra, interativo e inédito baseado no que o usuário está assistindo ou jogando em sua TV por meio do videogame. O aplicativo será gratuito e chegará no final deste ano para plataformas Android, iOS, Windows Phone e Windows 8.
Como funciona?
Com o aplicativo instalado no tablet ou no celular, o usuário começa a assistir a um filme ou seriado. Se a empresa desta produção for compatível com o Smartglass, aparecerá um conteúdo adicional na tela. No caso de um filme, os exemplos mostrados pela empresa incluem ver a sinopse, ver informações sobre os atores, assistir a cenas apenas com um determinado ator e até consultar e publicar informações nas redes sociais.
Três novidades para ficar de olho no Smartglass:
1 – Programas de TV e telejornais podem usar o recurso do Xbox, trazendo novas informações durante a apresentação do programa.
2 – O aplicativo será gratuito e deve ser lançado no final de 2012.
3 – Games podem ser jogados de modos inusitados com o jogo.
 O sistema busca informações na web baseadas no que o Xbox 360 está reproduzindo, apresentando o conteúdo caso a empresa tenha disponibilizado este conteúdo. Se a empresa, uma distribuidora de filmes ou uma desenvolvedora de jogos, por exemplo, não criar conteúdo, a única função do tablet e do smartphone com o Smartglass será servir de controle remoto para navegar nas opções.
Função similar existe na Apple TV, aparelho da Apple que leva o conteúdo digital da companhia do computador para a TV da sala. A tela sensível ao toque destes dispositivos funciona como o controle remoto, permitindo avançar ou parar o filme, por exemplo, sem ter o controle remoto em mãos.
Para explicar melhor o funcionamento do Smartglass, a Microsoft usou o seriado “Game of Thrones”: toda a vez que uma família de uma região diferente da história aparece no jogo, ele consegue acessar um mapa que mostra quais são estas famílias e onde a série está mostrando no momento onde o usuário estaria caso vivesse naquele mundo. Nos games, o recurso pode ser usado da mesma forma. Em uma apresentação que um game musical, o jogador pode escolher as músicas pelos dispositivos móveis.
Com o aplicativo instalado no tablet ou no celular, é possível acessar conteúdo adicional na tela (Foto: Gustavo Petró/G1)Com o aplicativo instalado no tablet, é possível acessar conteúdo adicional na tela (Foto: Gustavo Petró/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...