quinta-feira, 28 de junho de 2012

Satélite da Nasa capta fenômeno atmosférico que lembra arco-íris

Chamado de Glória, anéis coloridos surgem quando sol brilha sobre nuvens.
Formação ocorreu na região da Ilha de Guadalupe, no México.

Do G1, em São Paulo
Uma camada de nuvens stratocumulus sobre o Oceano Pacífico, observada pelo satélite Aqua, da agência espacial americana (Nasa) captou um fenômeno atmosférico conhecido como Glória. A imagem foi feita na região da Ilha de Guadalupe, na costa Oeste do México.
O nome Glória refere-se à formação de anéis coloridos que lembram um arco-íris. Eles aparecem quando o sol brilha sobre uma cobertura de nuvens ou névoa e se formam quando gotículas de água dentro dessas nuvens dispersam a luz de volta para a fonte de iluminação, neste caso o Sol.
Outra característica notável nesta imagem são os vórtices turbulentos von Karman visíveis à direita da glória. A primeira vista, os vórtices lembram muito tornados.
Imagem captada pela Nasa mostra fenômeno atmosférico chamado Glória, que é a formação de anéis coloridos sobre uma camada de nuvens. (Foto: Divulgação/Nasa)Imagem captada pela Nasa mostra fenômeno atmosférico chamado Glória, que é a formação de anéis coloridos sobre uma camada de nuvens. (Foto: Divulgação/Nasa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...