terça-feira, 26 de junho de 2012

Supermercados vão recorrer de decisão sobre volta das sacolinhas

A Apas (Associação Paulista de Supermercados) disse nesta terça-feira que vai entrar com recurso contra sentença que determinou que os supermercados de São Paulo devem continuar a distribuir sacolas plásticas gratuitamente.
A entidade disse que "jamais deixou de oferecer uma alternativa gratuita para os consumidores portarem suas compras" e recebeu a medida com "tranquilidade". A Apas disse que já instruiu seus associados a acatarem a decisão, mas que continuará sua campanha para substituir as sacolas descartáveis por reutilizáveis no Estado de São Paulo.
A decisão da Justiça de ontem determinou que fossem tomadas as providências necessárias para o retorno do fornecimento de embalagens adequadas e em quantidades suficientes no prazo de 48 horas.
O Tribunal de Justiça, por meio de sua assessoria, informou que o prazo irá correr de modo independente para os quatro réus da ação (Apas, Sonda, Walmart e Companhia Brasileira de Distribuição). O prazo começará a correr a partir da juntada, no processo, do mandado de intimação da sentença de cada réu, cumprido pelo oficial de justiça.
A juíza Cynthia Torres Cristófaro, da 1ª Vara Central da capital, decidiu que está "proibida a cobrança por embalagens para acondicionamento de compras" e que as empresas têm 30 dias para fornecer, também gratuitamente e em quantidade suficiente, embalagens de material biodegradável ou de papel adequadas, sem cobrar nada.
Em sua decisão, Cristófaro disse que a interrupção da distribuição grátis das sacolinhas "nitidamente onera desproporcionalmente o consumidor".
Alessandro Shinoda - 17.jan.2012/Folhapress
Consumidora embala compras em sacolas plásticas em supermercado na zona sul de São Paulo
Consumidora embala compras em sacolas plásticas em supermercado na zona sul de São Paulo
GRUPO SONDA
O Grupo Sonda de supermercados confirmou ontem a distribuição gratuita de sacolas plásticas biodegradaveis em duas lojas da rede em São Paulo, Pompeia (zona oeste) e a Maria Cândida, no Carandiru (zona norte).
Segundo a empresa, o fornecimento gratuito começou no sábado por conta do alto índice de reclamação dos consumidores. Os gerentes das demais 22 lojas estão autorizados a analisar cada caso e fornecer sacolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...