segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Ciclone extratropical provoca temporais e ventos de mais de 100km/h no Sul do país hoje

Ainda chove forte em SC e PR amanhã, mas instabilidades diminuem sobre o RS

Por: Deliane Assis

A semana começa com a formação de um ciclone extratropical, que já provoca temporais em algumas regiões do Rio Grande do Sul. Apenas na última hora, o volume de chuva já passou dos 40mm em São Luiz Gonzaga (o que representa 20% da média de outubro), chegou a 25mm em Santa Rosa (13% da média) e a quase 20mm em Santo Augusto e São Borja (cerca de 10% do normal para o mês).De acordo com os meteorologistas da Somar, os temporais se espelham pelo Rio Grande do Sul nas próximas horas e as rajadas de vento podem passar dos 100km/h em várias cidades, acompanhados de muitas trovoadas e queda de granizo. Em Santa Catarina e no Paraná, o tempo também fica fechado e com chuvas generalizadas durante o dia, mas sem previsão para grandes acumulados. O tempo ainda fica abafado nesta segunda-feira e as máximas variam entre 24°C e 27°C em boa parte de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul e passam dos 33°C no noroeste do Paraná.
Amanhã, o ciclone extratropical dá origem a uma frente fria e além disso, áreas de instabilidade associadas a esse sistema avançam para Santa Catarina e Paraná. De acordo com os meteorologistas da Somar, há condição para intensos temporais entre a madrugada e a manhã entre o oeste e região central desses dois Estados, com risco de queda de granizo, descargas elétricas e ventos intensos. No Rio Grande do Sul, ainda há condição de chuva durante a madrugada na metade norte do Estado, mas à tarde o tempo volta a abrir em todo o Estado Gaúcho, apenas com chuvas fracas no extremo sul. As temperaturas entram em declínio em relação aos últimos dias e os termômetros já não passam dos 24°C no Estado gaúcho e catarinense, mas chegam aos 30°C no Paraná.
A quarta-feira começa mais fria, com mínima de 7°C na região de fronteira com o Uruguai, entre 9°C e 12°C em boa parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e na casa dos 15°C no Paraná. No decorrer do dia a máxima chega aos 21°C no Rio Grande do Sul, aos 24°C em Santa Catarina e aos 30°C no Paraná. Ainda chove no norte e no leste do Paraná, mas nas demais regiões do Estado paranaense e em Santa Catarina, há variação de nebulosidade mas sem condição para chuvas. No Rio Grande do Sul o tempo fica seco e ensolarado. Segundo previsão da Somar Meteorologia, no decorrer da semana o tempo fica seco no Rio Grande do Sul e entre Santa Catarina e o Paraná continua ocorrendo pancadas de chuva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...