sábado, 9 de abril de 2011

Saiba da importância de calibrar sua Tv de LCD ou Plasma

O que é calibrar a TV?
Calibrar a TV consiste em fazer uma série de ajustes para que se tenha a melhor imagem possível. Esses ajustes vão desde a iluminação da sala até operações complexas como usar o service mode da TV para chegar ao resultado desejado. Serão abordados aqui os aspectos mais comuns da calibração de CRTs (tipo de TV mais usada), como os ajustes de brilho, contraste, nitidez entre outros, com o intuito de ajudar e esclarecer a quem almeja a melhor qualidade de imagem em sua TV.
Ajustes de fábrica
A maioria das TVs disponíveis no mercado conta com presets para exibir de formas diferentes a imagem em sua TV. As denominações mais rotineiras desses são: brilhante, cinema, esportes, pessoal, padrão e demais. Muitos devem estar se perguntado: "se minha TV já tem esses ajustes de fábrica, para que me preocupar em fazer outros?". A resposta é simples, embora pareça alguma "teoria da conspiração": esses ajustes são feitos para que você, ao passar por um stand de TVs em lojas possa notar, dentre todos os aparelhos, aquele que mais chame atenção por conta de suas "cores vibrantes", "contraste excelente", "preto mais que preto", "imagem mais viva" etc..Bom, não é difícil de perceber que aquele stand iluminado de loja não corresponde bem à realidade de sua sala de TV, e, uma vez que as características da imagem são dependentes do ambiente, esses ajustes certamente, salvo raras exceções, não servem para você.Alguns aparelhos são tão 'sofisticados' que incluem até a capacidade de fazer o ajuste automaticante, seja avaliando dinamicamente cada imagem exibida, seja até medindo a luz do seu ambiente. Nessa hora alguns já se sentem felizardos por sua TV contar com esses recursos tecnológicos avançados, como "Contraste Dinâmico", "Olho Mágico" (achei que só portas teriam isso) ou siglas de aviação internacional, como DNIe. Pois bem, saibam a verdade: isso não funciona. Sério. Nem procurem saber a origem ou a tecnologia envolvida nesses processos. São apenas mais um chamariz para encher menu e colar adesivos na carcaça do aparelho.
Por que calibrar sua TV?
Eis o objetivo aqui, além do que já fora dito, de se chegar à melhor imagem possível, que é ter em mente que a calibragem visa chegar o mais perto o possível de um padrão. Alguns pularão agora dizendo que a calibragem é totalmente pessoal e deve atender apenas ao gosto do espectador. Isso é em parte verdadeiro, pois você está calibrando a TV para você mesmo assistir, mas saibam que quando o George Lucas, ou qualquer outro diretor, está filmando, ele se coloca na posição do espectador, e imagina o que ele estará vendo, para que você tenha a visão mais próxima da do diretor. Nesse momento ele precisa se prender a um padrão, pois não tem como ele saber como o Senhor José Ribamar estará assistindo a essa imagem em Quixadá. Ok, isso é para cinema - não se enganem, ao fazer o DVD do filme novamente se prenderão a um padrão de conversão que também acompanhe a visão do diretor, e pior, ou melhor, videogames e outras fontes de programação são feitas com o mesmo princípio.Portanto não interessa aqui que os filhos do Ribamar gostem de ver as cores verdes do FIFA2006 saltando na tela quase roxas. Vamos nos prender a um padrão.
Ajustes
Uma explicação de cada ajuste da TV se faz necessária antes:
Brilho (nível de preto): é o que determina o quão preto estará o preto em sua TV (sim é engraçado, mas depois vocês verão a importância de definir assim);
Contraste (nível de branco): como o brilho só que com o branco. Brilho e contraste são os ajustes mais importantes na calibração - eles não só interagem, como também definem todos os outros ajustes;
Cor (saturação): refere-se à intensidade da cor. No nível mais baixo, deve exibri uma imagem em tons de cinza;
Matiz (tint): ajuste fino para correção de cor do NTSC;
Nitidez: outro ajuste para correção do NTSC - cria um halo no contorno dos objetos;
VM (edge enhancement,ajuste de margem, VSM): só para adiantar, deixem isso desligado (a explicação nunca me convenceu e só piora a imagem);
Temperatura de cor: afeta a paleta de cores inteira - define a cor do branco, se quente, frio ou normal.
Obs: esses ajuste específicos do NTSC, sendo que alguns ainda ficam disponíveis em PAL, são em necessidade de corrigir a transmissão de sinais em NTSC.
Erros comuns e conseqüências:
Brilho muito alto: você verá cinza, ao invés de preto na tel;
Brilho muito baixo: você não verá detalhes e nuances nas partes escuras da imagem
Contraste muito alto: os objetos em tela estarão saindo de seu limite e borrando a imagem Distorções na geometria por conta disso, e até mesmo a possibilidade de estragar o televisor
Contraste muito baixo: pouca definição das imagens
Cor muito alta: imagens carregadas
Cor muito baixa: imagens lavadas
Matiz inadequado: imagens verdes ou roxas
Nitidez muito alta: contorno branco ao redor dos objetos e outros artefatos
Antes de começar:
Instalações elétricas: É importante verificar se não há algum problema com a instalação elétrica de sua TV.Variações de tensão podem degradar a imagem e prejudicar a geometria, na medida em que afetam o contraste da TV. A importância aqui também fica por conta da proteção dos equipamentos. Ligar tudo em 110 (127) V com filtros e estabilizadores próprios para HT é a melhor saída. Esses aparelhos são diferentes dos usado em computador.
Posição da TV: preferencialmente atrás da janela, para evitar reflexos na tela;
Iluminação: a menor possível. Pode deixar a sala escura mesmo, mas caso você não vá assistir a TV na distância mínima recomendada, é bom usar uma fonte de luz difusa atrás da TV (uma luminária de 40W já resolve) - isso evitará que seus olhos sofram algum dano e também permitirá jogar/ assistir TV nessa condição de iluminação por mais tempo.
Calibração básica (mais barata, menos precisa).
Passos:
i) reduza a nitidez de sua TV para o nível mais baixo (daqui vocês perceberão que apenas contraste e brilho garantem a maior parte da definição dos objetos em tela);
ii) use uma imagem de filme escura para regular o brilho. Baixe o brilho ao máximo, mas de maneira que ainda possa perceber as nuances de preto e sombra nos objetos;
iii) use agora uma imagem bem clara, e ajuste o contraste até que ainda possa perceber diferenças entre os tons de branco;
iV) volte ao passo ii), pois brilho e contraste são controles dependentes - repita os passos ii) e iii) até que não sejam necessários mais ajustes;
v) se sua TV tiver controle de temperatura de cor, escolha o mais baixo (quente);
vi) use uma imagem de rosto humano com pele clara e ajuste a cor até ter a mesma próxima a um tom de pele natural (isso costuma acontecer com o controle em torno de 30 a 40%);
vii) Deixe o controle de tint (matiz) na posição neutra;
viii) use agora uma cena com muitos detalhes - ajuste o controle de nitidez do mínimo até perceber que aparecem artefatos (contornos brancos indesejados) no limite dos objetos. Reduza até que não possa perceber tais contornos.
Calibrando com o THX (meio termo, mas ainda falho).
Se você tem algum filme da Lucas Film Ltda., como Star Wars, por exemplo, pode usar um recurso chamado THX Optimizer, que fica dentro da seleção de idiomas/legenda (na marca do THX). A grande vantagem aqui é ter todas as telas de ajustes próximas (a um clique do controle remoto). Eis a seqüência:
0) Zere a nitidez
i) video tests
ii) Contrast/Picture Setup: ajuste o contraste até o máximo, mas de maneira que ainda possa distinguir diferenças entre os retângulos brancos;
iii) Brightness Setup: ajuste o brilho até que você possa ver a marca do THX no canto da tela, mas não possa ver sua sombra;
iv) repita ii) e iii) até que não sejam precisos mais ajustes;
v) se sua TV tiver controle de temperatura de cor, escolha o mais baixo (quente);
vi) Se você puder conseguir os óculos do THX (você pode pedir de graça no site, apenas pagando o envio), use-os e ajuste o controle de cor no Color and Tint Setup até que as letras fiquem todas no mesmo tom de azul, e depois faça o mesmo com o controle tint (matiz);
vii) Se você não tiver os óculos, vá para Monitor Performance e ajuste a cor até que o quadrado vermelho fique bem intenso, mas não "sangre". Ajustes o matiz de maneira Cyan e o Magenta fiquem realmente Cyan e magenta - isso é muito vago, por isso recomendo acertar pela calibração básica com o rosto humano (o resultado geralmente fica entre 30 e 40%);
viii) aproveite essa mesma tela para ajustar a nitidez - use o controle até que os limites fiquem bem definidos, mas sem os contornos brancos, característicos de um ajuste elevado;
ix) verifique no teste se o ajuste ficou bom, senão retorne a fazer.

Calibrando com outros softwares (AVIA/DVE):
Melhor opção: uso de um software (em DVD) feito para calibração. Esses DVDs possuem as telas de setup e os filtros necessários, sendo muito bem explicados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...