terça-feira, 17 de maio de 2011

Princesa é o primeiro humano diagnosticado com doença coronária

O primeiro ser humano a ser diagnosticado com uma doença coronária é uma princesa do Egito que viveu entre 1580 a.C. e 1550 a.C., informou a Sociedade Europeia de Cardiologia nesta terça-feira.
A identificação, que chega com um "atraso" de aproximadamente 3.500 anos, foi possível por uma tomografia computadorizada da múmia da princesa Ahmose-Meryet-Amon.
A técnica não invasiva fornece imagens detalhadas e em alta qualidade do corpo.
A princesa tinha aterosclerose, com material gorduroso obstruindo duas de suas três principais artérias coronárias, o que provocou a sua morte aos 40 anos.
Michael Miyamoto/European Society of Cardiology/France Presse
Scanner possibilitou uma tomografia computadorizada da múmia da princesa; ela morreu de aterosclerose
Scanner possibilitou uma tomografia computadorizada da múmia da princesa; ela morreu de aterosclerose
Michael Miyamoto/European Society of Cardiology/France Presse
Princesa egípcia, que morreu devido a uma doença coronária, viveu entre 1580 d.C. e 1550 d.C.
Princesa egípcia, que morreu devido a uma doença coronária, viveu entre 1580 d.C. e 1550 d.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...