sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Inadimplência sobe pelo 10º mês seguido ante 2010, dizem lojistas


Luciana Cobucci/TERRA/ de Brasília



A inadimplência caiu 12,11% em novembro na comparação com outubro, segundo divulgou nesta sexta-feira a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). Os lojistas atribuem a queda à grande quantidade de compras realizadas em outubro por ocasião do Dia das Crianças. Já em relação a novembro do ano passado, a inadimplência dos consumidores registrou a décima alta seguida, com crescimento de 9,46%. No mês passado, o varejo registrou queda de 5,24% nas vendas em relação a outubro. Na comparação com novembro de 2010, o indicador teve a oitava alta seguida nesta base de comparação, atingindo crescimento de 4,32%. Para a CNDL, isso acontece porque houve um número maior de vendas em outubro, por conta do Dia das Crianças. Os lojistas também atribuem a queda à piora da crise financeira internacional, "fato que leva muitos consumidores a poupar mais para garantir o consumo no Natal". Em novembro, a quantidade de consumidores que pagaram suas dívidas com o varejo aumentou 11,55% em comparação com outubro. Em relação a novembro de 2010, também houve alta, de 6,51%. Para o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Júnior, a maior preocupação em relação à inadimplência é a exclusão dos devedores do mercado de crédito. "O que preocupa na inadimplência não é o possível aumento, não gera bolha devido ao modelo de concessão de crédito no Brasil. Esse pessoal está saindo do mercado consumidor de crédito a prazo. Uma vez registrado no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) ele fica bloqueado para contrair novas dívidas. Essa saída de gente do mercado consumidor é o que preocupa em 2012", disse o presidente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...