sexta-feira, 22 de junho de 2012

Com show didático sobre sua carreira, Marisa Monte estreia em SP

Cantora contou as histórias das composições e homenageou parceiros.
Turnê 'Verdade uma ilusão' já passou por Porto Alegre e Curitiba.

Lívia Machado Do G1, em São Paulo

Marisa Monte estreia turnê de seu último disco "O que você quer saber de verdade" em São Paulo (Foto: Flávio Moraes/G1)Marisa Monte estreia turnê de seu último disco "O que você quer saber de verdade" em São Paulo (Foto: Flávio Moraes/G1)
“Linda”, “maravilhosa”, “muito bom” foram adjetivos usados à exaustão pela plateia paulista que assistiu à estreia da turnê “Verdade uma ilusão”, no HSBC Brasil, em São Paulo. Marisa Monte chegou à cidade em um dia típico: muita chuva e trânsito caótico na noite desta quinta-feira (21). A garoa estava presente até no palco. “Estou me sentindo muito em São Paulo. Está caindo chuva em mim. Até ela quer ver o show”, disse. A assessoria da casa não confirmou se o comentário foi apenas uma brincadeira ou algum problema na infra-estrutura.Marisa apresentou ao vivo as canções de seu mais recente álbum “O que você quer saber de verdade”, lançado em 2011. A turnê teve inicio em Porto Alegre, e já passou por Curitiba. Na zona de conforto que a consagrou, o repertório inédito nos palcos foi misturado aos antigos sucessos, e ela oferece um show nos mesmos moldes das turnês anteriores.
O espetáculo tem belíssimos efeitos visuais. São projetadas16 obras de artistas plásticos brasileiros que transbordam para fora do palco. Na nova turnê, Marisa canta acompanhada por um naipe de cordas, que ajudam a compor um grupo graúdo de músicos. Além de Dadi, parceiro antigo, ela emprestou o que define como “power trio”: Dengue, Pupilo e Lucio Maia, instrumentistas do Nação Zumbi. A trinca participou da gravação do último CD, e pela primeira vez segue em turnê com a cantora.
“Eu tinha um sonho de gravar e tocar com eles. É um luxo. Pedi emprestado ao Nação Zumbi, mas aproveito pra assumir publicamente que vou devolvê-los em breve.”
Declarações de amor e “aulas” sobre a história das composições transformaram o show em uma ode à amizade. Marisa não poupou elogios a um de seus grandes parceiros, Arnaldo Antunes, com quem assina a maioria de suas canções. “Quando eu comecei a compor, já era muito fã dos Titãs e do Arnaldo. Gravei uma fita cassete e mandei pra ele, desejando futuras parcerias”, explicou ela, antes de apresentar “Beija eu”, dos dois.
Cantora fica em São Paulo até o dia 15 de julho, depois segue com a turnê para o Rio (Foto: Flávio Moraes/G1)Cantora fica em São Paulo até o dia 15 de julho, depois segue com a turnê para o Rio (Foto: Flávio Moraes/G1)
Cássia Eller foi reverenciada durante show. Tida como referência na carreira de Marisa Monte, a cantora prestou singela homenagem após tocar pela primeira vez ao vivo "ETC". "Eu era louca pela misteriosa e contraditória Cássia".
A música, composta por Marisa em parceria com Nando Reis e Carlinhos Brown, foi sucesso na voz da falecida cantora. “Ela nos [Marisa, Nando e Brown] procurou pedindo uma música. Mostramos ‘ETC’, ela gravou e se apropriou da canção de uma forma linda. Nunca tinha cantado ao vivo. O fiz porque dizem que sentir saudades não é falta, mas presença. Salve Cássia Eller.”
“Amor i love you”, “Não vá embora”, “Arrepio”, “Eu sei”, “Tema de amor”, “Velha infância” e A sua” foram aclamadas pelo público presente, que reconhecia os grandes hits logo nos primeiros acordes. Outra canção apresentada com legenda foi “Sono como tu mi vuoi”. O clássico italiano foi regravado pela cantora de mesma origem Mina Mazzini, a quem Marisa também assumiu ser fã.
“Recomendo buscas na internet para conhecer os trabalhos da Mina. Quando estava gravando o último álbum, queria muito propor uma parceria a ela. Compus “Ainda bem” e mandei pra ela. A Mina gostou tanto que também gravou em seu último disco, lançado quase na mesma época que o meu”.
À vontade em um vestido branco brilhante, combinado com luvas pretas, Marisa dançou passos de tango, esboçou reboladas em algumas canções, e satisfez a plateia com a desenvoltura verbal e corporal. A turnê “Verdade uma ilusão” permanece em São Paulo até o dia 15 de julho. No dia 23 de agosto a cantora inicia as apresentações no Rio, onde deve permanecer por duas semanas. Os ingressos para a temporada carioca começam a ser vendidos nesta sexta-feira (22), pelo site igresso.com e na bilheteria do Vivo Rio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...