Afonso Ferreira
Do UOL, em São Paulo
- A irmãs Maria Carolina Diniz (à esq.) e Maria Cecília Diniz (à dir.) criaram a MCD Travel, agência de viagens e eventos voltada para o público gay
Quem souber atender bem pode levar vantagem
O atendimento ao cliente é a maior carência do mercado para Redeschi. No comércio, principalmente, é comum os homossexuais passarem por situações constrangedoras. Por isso, os empresários devem investir no treinamento de seus funcionários. E quem souber atendê-los bem pode levar vantagem competitiva.“Não precisa de tratamento especial. Basta ser igual, independentemente do sexo. Se dois rapazes entrarem numa loja, o funcionário deve mostrar a cama de casal assim como mostraria para um homem e uma mulher. O mercado tem de fazer isso e não pendurar uma bandeirinha colorida do lado de fora”, diz. O turismo é o setor que está mais avançado no atendimento ao público LGBT, segundo Redeschi. Hotéis já recebem reservas de casais gays sem nenhum tipo de constrangimento para o cliente. “Um casal gay pode chegar em um hotel e, com toda a naturalidade, o atendente pergunta se querem camas de casal ou solteiro.”
Irmãs abrem agência de viagens para público gay
É no turismo que as irmãs e sócias Maria Carolina Diniz, 34, e Maria Cecília Diniz, 36, apostam. Há nove meses, elas criaram a MCD Travel, agência de viagens e eventos para o público LGBT. Por frequentarem ambientes gays, elas perceberam que este público não tinha muitas opções para recorrer quando queriam viajar ou realizar festas de casamento (sem cerimônia religiosa). Foi aí que nasceu a ideia de negócio.“Havia pouco espaço nas áreas de turismo e eventos. Por isso, focamos nossos esforços em um público específico que já conhecíamos, oferecendo um serviço diferenciado e de alto padrão”, afirma Maria Carolina Diniz.Empresa tem dificuldade para conseguir anunciantes
- Augusto Rossi, diretor de marketing do grupo Disponível.com
Entender comportamento do público é essencial
Para o professor da pós-graduação em ciências do consumo aplicado da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing) Fábio Mariano Borges, entender o comportamento da clientela é essencial para quem trabalha com um público segmentado. No caso do mercado LGBT, o empresário não precisa ser, necessariamente, homossexual para entender o comportamento do seu público, mas ele tem de estudar e compreender os gostos e necessidades de seus clientes. “Um empresário pode atuar em qualquer segmento. Do contrário, teríamos apenas mulheres vendendo para mulheres, idosos vendendo para idosos e assim por diante”, diz. Segundo Borges, segmentar um público é abrir mão de outros. Neste caso, o risco está na estratégia de negócio e a empresa precisa saber conduzir seu posicionamento. “O mercado é segmentado por atitudes. Temos produtos para a geração digital, para a melhor idade, para esportistas, para crianças rebeldes e, agora, para o público LGBT”, declara.Serviço
Expo Business LGBT MercosulLocal: Centro Fecomercio de Eventos: rua Doutor Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo (SP)
Data: 10 e 11 de agosto de 2012
Horário: das 9h às 18h30
Entrada: Grátis
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