O cineasta americano Blake Edwards, diretor de filmes como a série de A Pantera Cor-de-Rosa e Mulher Nota 10, morreu nesta quinta-feira (16) aos 88 anos em Brentwood (Califórnia). A atriz Julie Andrews, sua esposa, estava ao seu lado no momento em que ele faleceu.
Edwards sempre foi conhecido por suas comédias e a série Pantera Cor-de-Rosa, da época em que era estrelada pelo hilário Peter Sellers (com quem o diretor teve uma conturbada relação profissional), terminou se tornando uma marca registrada de seu humor refinado.
No entanto, muito antes de se tornar para sempre associado à imagem daquele detetive atrapalhado, Blake Edwards era lembrado como o diretor de uma das melhores comédias-crônicas dos anos 1960: Bonequinha de Luxo, o filme que transformou Audrey Hepburn em um ícone fashion.
Edwards recebeu um Oscar honorário em 2004 em reconhecimento a sua trajetória artística e foi candidato à estatueta de melhor roteiro adaptado por Victor ou Victória? (1982). Foi nomeado ao Globo de Ouro como melhor diretor por Vício Maldito (1962).
Conhecido como o mestre da comédia contemporânea, assinou títulos inesquecíveis como Bonequinha de Luxo (1961), Vício Maldito (1962), A Corrida do Século (1965) e Um Convidado Bem Trapalhão (1968), uma de seus míticas colaborações com Peter Sellers.
O sucesso de A Pantera Cor-de-Rosa o levou a dirigir várias sequências: A Volta da Pantera Cor-de-Rosa (1975), A Pantera Cor-de-Rosa Ataca Outra Vez (1976), A Vingança da Pantera Cor-de-Rosa (1978), Na Pista da Pantera Cor-de-Rosa (1982), A Maldição da Pantera Cor-de-Rosa (1983) e O Filho da Pantera Cor-de-Rosa (1993).
Com Julie Andrews, com quem era casado, ele trabalhou em vários filmes, como Lili, Minha Adorável Espiã (1970), Mulher Nota 10, Victor ou Vitória? e S.O.B. (1981).
Com informações da agência EFE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário