segunda-feira, 2 de maio de 2011

Mundo ficou melhor com morte de Bin Laden, diz Obama

DA REUTERS
DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, afirmou nesta segunda-feira que o mundo virou um lugar melhor depois da morte do líder da Al Qaeda Osama bin Laden.
Obama, que falou durante uma cerimônia na Casa Branca, disse ainda que esse é um "bom dia" para o país e que os EUA "honraram o compromisso de ver a justiça feita".
Em pronunciamento feito na TV na noite deste domingo (1º), o Obama confirmou a morte do líder da rede terrorista Al Qaeda, e disse que o corpo dele está com os Estados Unidos. "A justiça foi feita", afirmou ele. "Nesta noite tenho condições de dizer aos americanos e ao mundo que os Estados Unidos conduziram uma operação que matou Osama bin Laden, o líder da Al Qaeda e terrorista responsável pelo assassinato de milhares de homens, mulheres e crianças inocentes."
Obama disse que a operação só foi bem sucedida devido a ajuda do governo do Paquistão, que facilitou que as equipes encontrassem o esconderijo do terrorista. "Esse é um dia histórico para as duas nações", disse Obama.
Enquanto ele falava, centenas de pessoas estavam concentradas em frente à Casa Branca, em Washington, para comemorar com gritos de alegria e mensagens patrióticas a morte. Seguravam bandeiras, cantavam o hino nacional e bradavam "USA".
Segundo o presidente americano, a captura foi um dos maiores trunfos de seu governo. Ele revelou ter determinado ao diretor da CIA (agência de inteligência americana), Leon Panetta, que tornasse a captura de Bin Laden uma prioridade.
Após relembrar a dor dos ataques de 11 de Setembro de 2001, Obama continuou: "Nós podemos dizer para todas as famílias que perderam entes queridos que a justiça foi feita".
"Nós não vamos tolerar ameaças a nossa segurança nacional ou aos nossos aliados. Não há dúvidas que a Al Qaeda continuará a atacar", disse Obama, ressaltando, como o fez George W. Bush, que a "Guerra ao Terror não é contra o Islã". "A Al Qaeda é um destruidor em massa de muçulmanos", afirmou.
Ícone terrorista, Bin Laden morre com influência menor sobre a Al Qaeda
DE SÃO PAULO

A morte do líder da Al Qaeda, Osama Bin Laden, foi recebida quase em silêncio por países árabes do Golfo nesta segunda-feira, incluindo a Arábia Saudita, país natal do terrorista.
Para o enviado especial da Folha a Roma, Igor Gielow, nos últimos anos a influência operacional do líder terrorista dentro da Al Qaeda era menor. Veja, no vídeo acima, análises também do editor de Mundo da Folha, Fabio Zanini, e da correspondente em Washington, Andrea Murta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...