quinta-feira, 11 de agosto de 2011

"O YouTube matou a necessidade da MTV", diz Camilo Rocha

Da Redação UOL
  • Camilo Rocha e Mauricio Stycer durante o UOL Vê TV (10/8/2011)  Camilo Rocha e Mauricio Stycer durante o "UOL Vê TV" (10/8/2011)
Após três décadas de existência e algumas mudanças em sua linha editorial, será que ainda faz sentido a MTV manter a palavra música em seu nome? Para debater a questão, o “UOL Vê TV” conversou com dois especialistas sobre o tema no Brasil: André Barcinski, crítico da “Folha” e apresentador do programa “Garagem”, na rádio UOL, e Camilo Rocha, DJ e jornalista.

"O Youtube matou a necessidade da MTV"


“Nos anos 80 havia uma demanda enorme por vídeos de shows internacionais, tanto que existiam casas no Rio e em São Paulo que vendiam ingressos para mostrá-los. A MTV veio para suprir este público. Ninguém conhecia a cara dos artistas até então”, disse André.

"Banda nova deve apostar em show, não em clipe"

"Música não dá audiência na TV aberta"


Para Camilo Rocha, que acompanhou os primórdios da emissora nos Estados Unidos e depois o seu surgimento no Brasil, além do interesse do público por música ao longo destes 30 anos ter se alterado, outro componente inviabilizou o formato original do canal: a aparição do You Tube e de sites similares. “Hoje você encontra qualquer vídeo do mundo na internet, não precisa esperar a televisão mostrar”, diz.
Com relação à aposta em programas humorísticos, formato que a emissora vem priorizando nos últimos tempos, Flavio Ricco, critico de UOL Televisão, vê como uma jogada inteligente: “criar conteúdo é uma tendência mundial, e eles estão fazendo isso muito bem, com novos formatos”. Opinião compartilhada por Camilo, para quem o tema captou a atenção dos mais jovens. “Apostar em um nicho específico foi uma saída rentável”, resumiu.  
Quando questionado sobre a diminuição da música na programação, Flávio Ricco pontuou: “música não dá audiência. Nem nos programas dominicais os artistas aparecem mais”, diz ele. Sintoma, talvez, do que André Barcinski acha ser o novo modo da atual geração de consumir música. “As canções são feitas para se ouvir em condições e lugares horríveis, como no trânsito, na academia e em caixinhas de computador. Acabou o ritual de ouvir música”.
Ao final do programa, Camilo Rocha concluiu sua participação com uma pergunta: “Fico curioso com o futuro da MTV. O que será dela daqui a 5 ou 10 anos? Não sei, mas gostaria que tivesse música”.

Apresentado por Mauricio Stycer, o “UOL Vê TV” é transmitido ao vivo pela TV UOL toda quarta-feira às 17h.  
 

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