terça-feira, 5 de março de 2013

Ney Matogrosso leva público ao delírio com estreia de novo show em Juiz de Fora-SP recebe "ATENTO AOS SINAIS" nesta sexta

Dizer que Ney Matogrosso se supera em Atento aos sinais, cuja pré-estreia ocorreu na noite de quinta-feira, com o Cine-Theatro Central, da cidade da Zona da Mata, lotado, é chover no molhado. Transgressor nato, como faz questão de deixar claro, aos 71 anos, comemorando 40 anos de carreira, o cantor volta a surpreender crítica e fãs com repertório inédito em sua voz, que, obviamente, ganhou novas cores graças, principalmente, ao naipe de metais incorporado pela nova banda.

Sob o comando dos teclados de Sacha Amback, que assina a direção musical do show, acompanhado de Maurício Negão (guitarra), Dunga (baixo), Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão) e os sopros de Everson Moraes e Aquiles Moraes (trompete), Ney surge no centro do palco, sentado sobre dois módulos espelhados, protagonizando uma explosão de sons, luzes e cores, proporcionada pela projeção de vídeos na tela ao fundo. Além de imagens do próprio artista-camaleão em sua longa trajetória, são exibidas tocantes imagens durante o espetáculo, que vão do caos urbano dos grandes centros a uma dança tribal, chegando a uma nave espacial que ganha lúdicas bolas de sabão a invadir o palco, ao fim da apresentação. O discurso do primeiro set de canções é explosivo e politizado, graças às canções de Arnaldo Antunes e Lenine (Rua da passagem) e Pedro Luís (Incêndio), incorporadas ao sempre atual discurso de Lobão e Bernardo Vilhena (Vida louca vida).

O título do show vem dos versos de Oração, do jovem Dani Black, filho de Tetê Espíndola e Arnaldo Black, que oportunamente implora: "Peço aos céus para me protegerem e eu não hei de ceder/ Ao vazio desses dias iguais".

Entre a tradição que representa para alguns a canção de Paulinho da Viola (Roendo as unhas) e o ineditismo de outras de Vitor Pirralho (Tupi fusão) e Dan Nakagawa (Todo mundo o tempo todo), Ney volta a trilhar com segurança o caminho da novidade. "Quando me chamou para fazer a direção musical ele já estava com o repertório montado há um ano", revela Sacha Amback, lembrando que Ney Matogrosso canta desde então as canções do show, diária e religiosamente.

Para se ter ideia da dedicação do artista, vale ressaltar que ele chegou ao local do show às 15h e não saiu mais até que tivesse início a performance, às 21h30. Ney passou parte do repertório com os músicos, corrigindo detalhes aqui e acolá, enquanto testava luzes e projeções de imagens. Se o início do espetáculo é de pegada mais forte (pop), à certa altura Ney retoma o acústico, dando-se o direito de lembrar o lânguido intérprete de shows como o anterior, Beijo bandido, ou o dedicado à diva Ângela Maria, Estava escrito. Por mais que Atento aos sinais remeta a Inclassificáveis, também pop e com música de Dan Nakagawa (Um pouco de calor) no repertório, não há nada igual. É tudo novo. Até a postura cênica, quando ele resolve trocar de figurino em cena.

A banda Tono, à qual também aderiu, é liderada pelo filho do ex-ministro Gilberto Gil, Bem Gil. Acessórios da cabeça aos braços, além dos aneis, à certa altura Ney desce do palco e provoca os fãs (mulheres de todas as idades, em maioria) deitado sobre a escada de acesso à plateia. %u201CDelícia!%u201D. %u201CGostoso!%u201D, gritam desvairadas as meninas e senhoras que colaboram para fazer do cantor um dos maiores sex-simbols do show business brasileiro.

Cercado de um time de profissionais de primeiríssima linha ele embala sonhos e fantasias do público durante cerca de duas horas de show. Desde Vagabundo, Ney faz pré-estreia de seus shows em Juiz de Fora, sob o argumento de que a cidade disponibiliza a ele um grande teatro, excelente para testar a plateia.

  Atento aos sinais estreia dia 9 em São Paulo e depois sai em turnê pelo país. As apresentações em Belo Horizonte estão programadas para os dias 10, 11 e 12 de maio, no Palácio das Artes.

SHOWS NO HSBC SP

Ney Matogrosso
Clientes do HSBC têm 25% de desconto na compra de ingressos.
Limitado a 4 ingressos/sessão por titular do cartão, mediante pagamento com a utilização dos cartões HSBC.

Ney Matogrosso, um dos maiores intérpretes da música brasileira, estreia em São Paulo a turnê do espetáculo “Atento aos Sinais”, que marca seus 40 anos de carreira artística. Serão três apresentações na capital paulista, nos dias 8, 9 e 10 de março no HSBC Brasil. 
Trata-se do primeiro patrocínio da carreira do cantor, que foi selecionado em 2012 pelo Programa Natura Musical. O Programa Natura Musical irá patrocinar seis espetáculos e também cobre a gravação do álbum que será lançado este ano e que terá como base o repertório das apresentações. Depois de São Paulo, a turnê segue para outras cinco capitais: Porto Alegre, Brasília, Rio de Janeiro (3 de maio no Vivo Rio), Salvador e Belo Horizonte.

  O espetáculo terá uma roupagem pop, com a interpretação singular de Ney Matogrosso para compositores novos e consagrados, como Paulinho da Viola, Caetano Veloso, Itamar Assumpção, Criolo e Vitor Ramil, entre outros. Mesclando canções clássicas e contemporâneas em uma criteriosa seleção, o repertório inclui músicas como “Vida Louca” (Lobão), “Roendo as Unhas” (Paulinho da Viola), “Fico Louco” (Itamar Assumpção), e “Oração” (Dani Black), música que inspirou o título da turnê. O novo show tem sonoridade pop/rock, figurino exuberante e cenário moderno. Com direção musical de Sacha Amback, “Atento aos sinais” contará com cenário criado pelo designer Luis Stein. Ocimar Versolato (parceiro de Ney desde 1994) assinará mais uma vez o figurino. No palco, Ney Matogrosso estará acompanhado de Sacha Amback (direção musical e teclado), Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão), Dunga (baixo), Mauricio Almeida e Mauricio Negão (guitarra), Aquiles Moraes (trompete) e Everson Moraes (trombone). Para Karen Cavalcanti, gerente de marketing institucional da Natura, “Ney Matogrosso é um artista único.

A cada trabalho, um novo mundo é apresentando. Ele vive o inédito, não está preso apenas a antigas referências. Este apoio da Natura vai levar seu novo show para importantes capitais do país e registrar em um novo álbum a ser lançado no segundo semestre”.

  Artista referencial da cultura brasileira, Ney Matogrosso tem mais de 30 discos gravados e se impôs como intérprete de palco por excelência, graças a sua interpretação marcante, capacidade de reinvenção e voz única. Ney é um artista inclassificável (título de um dos seus trabalhos recentes), que mantém durante seus 40 anos de carreira a versatilidade como principal característica. Todos os shows da turnê serão neutros em carbono, ou seja, o carbono emitido em cada espetáculo será compensado, anulando o impacto no meio ambiente. 

Um Ney Matogrosso pop-roqueiro 
Na turnê "Atento aos sinais", o cantor volta aos palcos com canções de Lobão, Criolo, Itamar Assumpção e Secos & Molhados, além de Caetano Veloso e Paulinho da Viola

Não será dessa vez que o grande intérprete sul-mato-grossense vai voltar a interpretar “Homem com H” – como alguns fãs mais exaltados insistiam em pedir durante as apresentações da turnê anterior, “Beijo bandido ao vivo”. Mas, a julgar pelo repertório de “Atento aos sinais”, novo show de Ney Matogrosso, a performance do artista será agora menos intimista. A turnê que tem escalas em Porto Alegre (15 de março), Brasília (30 de março), Rio de Janeiro (3 de maio no Vivo Rio), Salvador (31 de maio) e Belo Horizonte (10 de maio) começa por São Paulo, nos dias 8, 9 e 10 de março (sexta a domingo) – houve uma pré-estreia em Juiz de Fora, no dia 28 de fevereiro. Os ingressos já estão à venda e, por se tratar de um novo show de um dos maiores intérpretes da MPB, devem se esgotar rapidamente (para sexta-feira, o preço é o mesmo para qualquer setor, R$ 80; no sábado e domingo, o valor chega a R$ 260 para os melhores lugares).

  Saem as belíssimas versões de “À distância” (Roberto Carlos e Erasmo) e “De cigarro em cigarro” (Luiz Bonfá), que Ney interpretava de gravata e terno sóbrios em “Beijo bandido”, e entram temas de acento mais pop, como “Vida Louca” (Lobão) e “Oração” (Dani Black).

Dos versos dessa última, gravada originalmente pelo grupo paulistano 5 a Seco, veio o título da turnê: “Mal em mim nunca há de fincar/ Mel em mim nunca há de findar/ Olhos nus e atento aos sinais”. Como vem fazendo há muito tempo, Ney dá voz ao eterno maldito da vanguarda paulista, Itamar Assumpção – nas canções “Noite torta” e “Fico louco” – e lança luz sobre compositores da nova geração. Entre eles, o paulistano Criolo (“Freguês da meia-noite”) e Rafael Rocha, da banda carioca Tono, autor de “Não consigo” e “Samba do Blackberry”. A tradição também está bem representada com “Roendo as unhas”, de Paulinho da Viola, e “Two naira fifty kobo”, de Caetano Veloso. Do Secos & Molhados, meteórico grupo de glam-rock à frente do qual gravou dois LPs, ele retoma “Amor” (dos versos “Leve, como leve pluma/ Muito leve, leve pousa” – no CD e no show anterior ele recuperava daquela fase a igualmente bela “Fala”. Com “Atento aos sinais”, Ney inverte a ordem convencional na indústria fonográfica brasileira, de se gravar um álbum para a partir dele criar um show.

O novo disco só será gravado após a turnê, com as apresentações ao vivo ajudando a estabelecer o formato de cada canção no futuro CD. Ao contrário de “Beijo bandido”, com incursões em gêneros como tango e bolero, “Atento aos sinais” deve vir com uma pegada pop-roqueira.

  O show tem cenário a cargo de Luis Stein e Milton Cunha e figurinos de Ocimar Versolato, Milton Cunha e Marta Reis. A bela e rara voz de contratenor de Ney é acompanhada por Sacha Amback (direção musical e teclado), Marcos Suzano e Felipe Roseno (percussão), Dunga (baixo), Mauricio Almeida e Mauricio Negão (guitarra), Aquiles Moraes (trompete) e Everson Moraes (trombone).


NEY MATOGROSSO. 
Dias 8 e 9/3, sexta e sábado 22h; dia 10/3, dom. 20h. HSBC Brasil: R. Bragança Paulista, 1.281, Chácara Santo Antonio, tel. 5646-2151. Classificação: 14 anos. Ingressos: R$ 80 (sexta); R$ 80 a R$ 260 (sábado e domingo). Crédito: Diners/Mastercard/Visa. Débito: Mastercard Maestro/Redeshop/Visa Electron. Onde comprar: no HSBC Brasil (seg. a sáb. 12h/22h; dom. 12h/20h); com taxa pelo tel. 4003-1212 ou pelo site ingressorapido.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...