sexta-feira, 28 de março de 2014

Em 1° disco, Sam Alves prova que é a nova voz (de karaokê) do Brasil

Eleito a "voz do Brasil" com mais de 30 milhões de voto no reality show "The Voice", da TV Globo, Sam Alves vai agora passar pela prova derradeira: a partir do dia 1º de abril, seu disco de estreia chega às prateleiras e ao catálogo virtual, já abarrotado dos mesmos artistas regravados pelo cearense e apresentados durante o programa. A estratégia com Sam é diferentemente de Ellen Oléria, por exemplo, vencedora da primeira edição do reality e que trazia um repertório com brasilidades de Alceu Valença e Jorge Ben, além de cinco canções de autoria própria. Com o novato, a ideia é voltar a explorar um fenômeno que surgiu no começo dos anos 2000: artistas que dominam a técnica de cantar e exploram repertório alheio no estilo show de boteco. Naquela época, Emmerson Nogueira, Alex Cohen e Danni Carlos saíram dos bares direto para as prateleiras das lojas com versões de músicas de Eagles, Lulu Santos e Natalie Imbruglia, respectivamente.

SAM ALVES LANÇA 1° DISCO 1- Troublemaker 2- Mirrors 3- Você Existe em Mim 4 – Você Merece Mais (Tu Mereces Mas) 5- Counting Stars 6 – A Thousand Years 7 – Pais e Filhos 8 – You Are Loved 9 – Hallelujah 10 – Be With Me 11 – When I Was Your Man

Mais jovem e extremamente pop, Sam vai pelo mesmo caminho, mas está mais para o karaokê de luxo do que um boteco. Intitulado apenas com seu nome, o álbum traz produção idêntica às versões apresentadas no reality show (o produtor do disco, Torquato Mariano, também produziu os números musicais no programa). É uma coletânea preenchida em grande parte por sucessos do pop americano: Bruno Mars ("When I Was Your Man"), Justin Timberlake ("Mirrors") e Christina Perri ("A Thousand Years", que Sam divide os vocais com Marcela Bueno, repetindo o dueto do programa). Por que comprar um disco de cada um desses artistas se existe um álbum abrangente como o de Sam? Para ouvidos desatentos, a diferença das interpretações com as versões originais nem é tão gritante. De novidade, há outras regravações, como a animada "Trouble Maker", de Olly Murs, "Você Merece Mais", versão em português de uma inédita em espanhol, escrita por Claudia Brant e Luis Fonsi, "Counting Star", do One Republic, e "You Are Loved", do cantor Josh Groban. Todas têm a mesma levada das versões originais, salvo um bongô de fundo em "Mirrors" para dar um toque de brasilidade no meio da produção. Há espaço até para "Hallelujah", uma pungente e difícil canção do canadense Leonard Cohen, que poderia dar densidade ao disco, mas se tornou apenas uma canção piegas na mão do jovem cantor. "Americanizado" Nascido em Fortaleza (CE), o cantor foi abandonado com dois dias de vida em uma caixa de papelão na porta de uma casa. A mãe adotiva se mudou com o marido para os Estados Unidos, onde Sam se desenvolveu como cantor. Influenciado pelas notas longas da música gospel e no uso intenso do diafragma, do mesmo jeito que desenvolvem artistas como Christina Aguilera e Bruno Mars, Sam nunca mais parou de cantar. Chegou a participar do "The Voice" nos Estados Unidos, no início do ano passado, mas talvez por parecer genérico demais não passou da primeira etapa. Dentro dessa seara, Sam é um cantor de mão cheia. Com a alfaiataria impecável, os cabelos encaracolados e o rosto boa pinta, ele encheu as telas da noite da família brasileira, mas também encarou a polêmica nas redes sociais pelo estilo americanizado de se apresentar. "Um cantor brasileiro de verdade canta em inglês, certo? Boa sorte, Sam", ironizou a cantora Zélia Duncan, em inglês, no Twitter. Sam, como resposta, lançou "Pais e Filhos", da Legião Urbana, e "Você Existe em Mim", cantado anteriormente por Claudia Leitte, seu guru na disputa. A única surpresa do disco vem no contra-fluxo. "Be With Me", também em inglês, é a única canção realmente inédita e composta pelo próprio Sam. A letra é óbvia, mas a levada "happy" mostra que o cantor pode ainda desenvolver criativamente sua personalidade. Não será original, mas poderia tirar Sam do posto de crooner de adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...