O jornalista, produtor musical e diretor Fernando Faro, criador e apresentador do "Ensaio", da TV Cultura, morreu na noite deste domingo (24) aos 88 anos, em São Paulo. Em nota, a emissora informa que a causa da morte foi infecção pulmonar.
Faro estava internado desde 26 de janeiro no Hospital Oswaldo Cruz, inicialmente por causa de uma desidratação. Segundo a produtora que trabalhava com ele, o quadro se agravou e evoluiu para infecção.
O velório começou às 9h desta segunda-feira no Cemitério do Araçá. O enterro estava marcado para as 17h, no mesmo local.
Além das entrevistas com grandes nomes da MPB feitas no "Ensaio", Faro produziu diversos programas musicais a partir da década de 1960. Um deles foi "Divino, Maravilhoso", marco do tropicalismo exibido pela TV Tupi entre outubro e dezembro de 1968. Os apresentadores eram Caetano Veloso e Gilberto Gil, que recebiam convidados como Gal Costa e Os Mutantes.
Ao longo da carreira, Fernando Faro produziu nomes como Ney Matogrosso, Dorival Caymmi, Chico Buarque e Marcos Valle.
Dentre as entrevistas que fez, destacaram-se Elis Regina, Adoniram Barbosa, Vinicius de Moraes, Tom Zé, Chico Buarque, Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Baden Powell, Fundo de Quintal, Toquinho, Dorival Caymmi, Tim Maia, Paulinho da Viola, Martinho da Vila, Maria Rita, Beth Carvalho, Renato Teixeira, Dominguinhos, Ney Matogrosso, Cauby Peixoto e Emicida.
Em seu perfil no Facebook, o músico e apresentador Rolando Boldrin, a frente do programa "Sr. Brasil", também da TV Cultura, lamentou a morte: "Hoje a TV Brasileira perde um grande profissional. Nosso Querido Amigo Fernando Faro. A música Brasileira perde a sua Maior Referência, e o Céu ganha um Anjo da nossa Música".
Nenhum comentário:
Postar um comentário