Receita da LG é 3D a toda hora e em todo lugar
Por Orlando Barrozo, direto de Berlim.
Numa importante mudança em relação ao que vinha sendo seu foco até agora, a LG está usando a IFA 2011 para lançar uma plataforma totalmente baseada no uso de imagens 3D. "Do it all in 3D" ("faça tudo em 3D") é a ideia central, que a partir de agora irá orientar as ações da empresa na área de displays, de todos os tamanhos. Daqui a cerca de dois anos, é provável que todos os TVs LG sejam 3D.A estratégia nos foi contada nesta sexta-feira pelo diretor global de comunicações do grupo, Kenneth Hong, que foi enfático ao dizer que, para a LG, o recurso 3D é o principal atrativo para conquistar o consumidor, no mundo inteiro. "Sabemos que outros fabricantes estão focando no conceito Smart TV, e nós também temos isso para oferecer", disse Hong. "Mas, na verdade, todos os Smart TVs são iguais, o que muda entre uma marca e outra são apenas alguns conteúdos. Agora, 3D é diferente. Já estamos oferecendo esse recurso não apenas em TVs, mas também em Blu-ray, home theater, smartphones e câmeras. É nisso que acreditamos".Os estandes das duas rivais coreanas na IFA ilustram bem essa nova realidade: enquanto o da Samsung destaca basicamente os "apps" (aplicativos para acesso via TV), o da LG foi transformado num verdadeiro show tridimensional (foto). "Pelas nossas pesquisas, sabemos que é isso que o consumidor deseja", explicou Hong. "Todo mundo que vê uma imagem 3D fica encantado. Claro, tem o problema dos óculos, que as pessoas reclamam. Por isso, estamos investindo em óculos mais confortáveis. Qualquer pessoa pode usar".
O executivo revelou que até o ano passado a LG ainda estava dividida entre os óculos ativos e passivos. Mas este ano foi tomada a decisão: agora, a empresa só vai trabalhar com a tecnologia passiva. "Tivemos até algum prejuízo, pois vendemos muitos TVs ativos e tínhamos muito ainda em estoque. Mas a conclusão foi que os óculos passivos são melhores para o consumidor. E é nisso que temos de pensar: o que será mais adequado para o usuário".
IFA mostra finalmente um grande TV 3D sem óculos
Por Orlando Barrozo, direto de Berlim.
Enfim, ele está aqui. Pudemos ver nesta quinta-feira, aqui em Berlim, a premiere mundial do primeiro TV 3D de tela grande que dispensa o uso de óculos. Sonho de muitos usuários (e de praticamente toda a indústria eletrônica), o privilégio é da Toshiba, cuja divisão europeia conseguiu a proeza de não só trazê-lo para o evento, mas também lançá-lo comercialmente antes do final do ano.O ZL2 (foto), de 55 polegadas (139cm na diagonal), mereceu aplausos quando as cortinas se abriram e foi oficialmente mostrado aos jornalistas. Foi, até agora, a apresentação mais concorrida da IFA, prova de que, realmente, há enorme ansiedade por esse lançamento. Dez entre dez executivos da indústria concordam que os óculos são o maior obstáculo à popularização dos TVs 3D - ainda mais quando os fabricantes se colocam em campos separados, como já aconteceu no passado com o Blu-ray.Não foi coincidência, portanto, que Masaaki Ozumi, CEO da divisão de TV da Toshiba Corporation, foi convidado para fazer o discurso de abertura da IFA 2011, nesta sexta-feira (logo depois, os portões serão abertos aos público). Ozumi estava orgulhoso hoje, ao ver a repercussão de seu produto. "Temos certeza que estamos abrindo uma nova era para o mercado mundial", disse ele.Não é apenas o fato de ser o primeiro TV 3D sem óculos. O ZL2 também é o primeiro do tipo Quad Full, que a Toshiba chama de FHD, capaz de gerar imagens com o dobro da resolução dos modelos atuais (3.840x2.160 pixels). Isso é possível graças ao novo processador CEVO, desenvolvido pela própria Toshiba, que traz uma série de avanços, sendo uma delas o processamento separado das duas imagens que formam o efeito tridimensional (ambas em Full-HD). Com nada menos do que sete núcleos, o chip CEVO se incumbe ainda de ajustar automaticamente a imagem conforme a luminosidade, calibrar os sinais recebidos de todas as fontes conectadas ao TV e até ajustar o ângulo de visão de acordo com a posição de quem está assistindo.Entre 3D ativo e passivo, Philips fica com os dois.
Por Orlando Barrozo, direto de Berlim.
A grande polêmica que se formou nos últimos meses entre as duas tecnologias de TV 3D (ativa e passiva) parece não ter incomodado a Philips. Pelo menos, aqui na IFA 2011 a empresa holandesa está mostrando ambas. Lado a lado, o visitante pode comparar os óculos e tirar sua próprias conclusões, após assistir trechos de filmes e desenhos em 3D.Para contentar os dois tipos de público, temos aqui na IFA duas linhas diferentes de TVs 3D Philips. "3D Max" é como se chamam os modelos ativos (foto), com óculos mais sofisticado e que a própria empresa apresenta como "o máximo" em qualidade de imagem. São os TVs top de linha da marca, incluindo as séries 9000, 8000 e o modelo Cinema 21:9 (com tela mais larga, seguindo a proporção das telas de cinema), na versão Platinum, com gabinete em tom prateado. Já a identificação "Easy 3D" refere-se aos TVs passivos, com óculos mais leves e mais simples, das linhas 7000 e DesignLine Edge, além de uma nova versão do Cinema 21:9 em acabamento dourado, que está prevista para chegar às lojas brasileiras em outubro.Tecnicamente, a Philips garante ter introduzido alguns avanços em seus TVs 3D desde a IFA 2010, quando esses aparelhos estrearam. A série 3D Max inclui um novo processador de movimento que, segundo a empresa, consegue trabalhar com 2 bilhões de pixels por segundo! E foi adicionado um controle especial de profundidade para imagens tridimensionais, que o usuário pode ajustar a seu gosto. Todos os TVs Philips são do tipo LED-LCD e integram a geração Smart TV, com acesso à internet e alta capacidade de integração a outros aparelhos. E os novos modelos 3D trazem ainda um recurso que deve agradar principalmente os gamemaníacos: dois jogadores podem compartilhar a mesma tela, cada um com seu óculos. Só jogando para crer.
Panasonic inaugura era dos gravadores Blu-ray 3D
Por Orlando Barrozo, direto de Berlim.
Provavelmente é a primeira vez que um fabricante de primeira linha lança produtos top ao mesmo tempo na Europa e no Brasil. A série de TVs NeoPlasma VT30, da Panasonic, que será exibida na IFA esta semana e chega às lojas europeias até o final do mês, é praticamente a mesma que está saindo no Brasil. Prova de que nosso país realmente ganhou prioridade para as principais marcas de eletrônicos.Em compensação, vários outros produtos que os visitantes da IFA poderão conferir no estande da empresa japonesa devem demorar para chegar ao mercado brasileiro. É o caso dos primeiros gravadores Blu-ray 3D, apresentados nesta quarta-feira, em Berlim, pelo vice-presidente de marketing da Panasonic, Takumi Kajisha. "Em 2012, iremos transmitir os Jogos Olímpicos em 3D para o mundo inteiro", disse ele. "E quem tiver nossos equipamentos poderá gravar tudo com a máxima fidelidade de imagem".De fato, a Panasonic - que vem patrocinado as Olimpíadas desde 1988 - está dando início a um grande esforço internacional para mostrar como domina a tecnologia de vídeo (incluindo câmeras, TVs e gravadores). O evento acontece no ano que vem em Londres, e a empresa aproveitou a presença de centenas de jornalistas britânicos na IFA para anunciar que irá fornecer todos os equipamentos a ser usados nas transmissões. "Serão dez horas diárias de conteúdos 3D sendo transmitidos para todos os continentes", disse Kajisha. Inicialmente, estão sendo lançados na Europa dois modelos de gravador: o DMR-PWT500 é na verdade um player Blu-ray que possui memória interna de 320GB, suficiente para gravar até 79 horas de programas em alta definição, segundo o fabricante. Já o DMR-HW100 - exclusivo para o mercado britânico - é um gravador de TV Digital com dois tuners (pode-se gravar um canal enquanto se assiste a outro), sendo que ambos convertem imagens 2D para 3D. IFA 2011
EXCLUSIVO: TV 3D 55″ sem óculos
UM SUPER PROCESSADOR PARA TVS
MONITOR 3D DISPENSA ÓCULOS
JOGAR NA TV OU NO CELULAR?
O SEGREDO POR TRÁS DOS LEDS
TABLET DE TELA DUPLA
BLU RAY GRAVA DA TV
PANASONIC LUMIX
SONY PERSONAL 3D VIEWER
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