sábado, 19 de novembro de 2011

Viciados em internet sentem dificuldade em lidar com emoções

A internet pode ser muito prática, mas é preciso ter cuidado. Passar muitas horas conectado pode se tornar um vício.


Imagine a seguinte cena: alguém amarrado em uma cama, suando frio e delirando, por não ter conseguido mais uma dose. A primeira coisa que vem à mente é que se trate de alguém sofrendo por usar drogas. Mas o pobre diabo também pode ser um viciado em estar plugado na Internet.
É o que mostrou um estudo feito pelo portal Yahoo e pela agência de publicidade online OMD intitulado Internet Deprivation Study (Estudo sobre a Privação da Internet). Os participantes tiveram que ficar 14 dias sem acessar a Internet. Eles deveriam reportar o que sentiam cinco dias após o começo da privação.
O resultado foi que a maioria deles afirmaram terem convivido com sentimentos como "isolamento, frustração, sentimento de perda e de desconectividade com o mundo exterior". A razão para que as "cobaias" tenham entrado em colapso em tão curto espaço de tempo, segundo os pesquisadores, é porque "os internautas se sentem seguros, auto-confiantes e poderosos quando estão conectados".
A Internet se tornou para alguns deles uma espécie de símbolo máximo de modernidade, ao ponto de alguns participantes terem afirmado que se sentiram desorientados porque não conseguiam acessar fontes de informações rotineiras como mapas ou listas telefônicas online. Quase todos pareciam ter esquecido que existem maneiras, digamos, "convencionais" de obter tais informações como usar o telefone, uma agendas ou jornais.A situação, porém, parece ser ainda mais grave. Enquanto essa "tortura cruel" foi inflingida em 13 casas com 28 "cobaias", cerca de mil viciados na web que haviam sido convidados a participar do experimento se recusaram, pois alegaram não conseguir ficar sem a Internet por duas semanas."Este estudo é um indicativo das milhares de formas que a Internet, depois de apenas 10 anos de ser considerada um meio de comunicação mainstream, modificou o cotidiano dos consumidores", disse Wanda Harris Millard, gerente de vendas do Yahoo. O estrago foi tanto que alguns desses participantes foram encaminhados para terapia de grupo como uma forma de diminuir os traumas adquiridos pela síndrome de abstinência de conexão à Internet.

fonte: http://informatica.terra.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...