quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Anatel mantém prazo de 30 dias para TVs pagas criarem plano de melhoria

JULIA BORBADE BRASÍLIA
Ao fim das reuniões com as empresas de TV por assinatura, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) manteve o prazo de 30 dias para a apresentação de planos de melhoria da qualidade.De acordo com o Superintendente de Serviços de Comunicação de Massa, Marconi Maia, houve, por parte das empresas, uma tentativa de postergar esse prazo, mas a agência entendeu que "a situação é urgente".Foram recebidas GVT, Embratel e Net, Oi e Sky.
Para a agência reguladora, as empresas têm em comum a alta quantidade de reclamações por erro no envio de faturas.Uma das razões que justificam esse problema, segundo Marconi, é a política de cobrança, com envio da fatura após o serviço ser prestado. Isso faz com que consumidores, que já cancelaram o pacote, ainda tenham de pagar uma nova mensalidade.
"Isso causa desconforto para o assinante. É preciso ter um contato mais próximo, para que todos os clientes entendam o mecanismo e se evite registro de reclamação", explicou.
Esses problemas, por exemplo, concentram as principais reclamações dos clientes da Embratel, Net e da SKY.No caso da GVT, a agência reguladora verificou que o alto nível de terceirização dos técnicos que atendem aos chamados dos consumidores, em residências e escritórios, por exemplo, foi o motivo responsável por elevar as queixas.
"A empresa terceirizada de Belo Horizonte não atendia os níveis necessários de qualidade e foi isso que levou o indicado para o abismo", explicou superintendente de Serviços de Comunicação de Massa da Anatel.
Além dos problemas com envio de faturas, a Oi também teve problemas com o atendimento prestado ao consumidor.
OUTRO LADO
Das empresas que estiveram na Anatel, apenas duas se pronunciaram sobre a medida da agência: Net e GVT.
Na saída da reunião, Daniel Barros, vice-presidente de operações da NET, defendeu que "pelo tamanho que tem a empresa, a gente deve estar aqui. Mas, se fosse pelo ranking de problemas a gente não estaria", defendeu.
Para o vice-presidente, a empresa vem melhorando seu relacionamento com os consumidores.
"Hoje temos menos reclamações que há um ano", afirmou.
Em nota, a GVT informa que atenderá integralmente a solicitação da reguladora e irá apresentar em 30 dias o plano de ação e de investimentos "para aperfeiçoar os serviços de TV por assinatura. A GVT reafirma seu compromisso de qualidade na prestação de serviço aos clientes".
VIVO
A Vivo, única grande empresa a ficar de fora da lista de convocações da Anatel, após ser confrontada com a informação de que poderia ser chamada pela agência, disse que foi proativa e agendou para a próxima semana uma reunião com técnicos da agência para discutir a qualidade dos serviços.
A empresa opera os serviços TVA e Telefônica Digital.
DADOS
Nesta quinta-feira (27) a Anatel divulgou também os dados mais recentes sobre a qualidade das empresas, avaliada em abril.
De acordo com a agência, o ideal é que cada empresa tenha nível de reclamação abaixo de 0,65 para cada mil usuários.
Em abril, a OI estava com 2,682; a TVA (Vivo) 1,446; Sky 1,194; Telefônica TV Digital (Vivo) 0,936; Embratel 0,851; e Net 0,656.

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