A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) não descarta convocar também as duas TVs por assinatura da Vivo (TVA e Telefônica Digital) para discutir a qualidade dos serviços.
Nesta quinta-feira (27), o superintendente de serviços de comunicação de massa, Marconi Maia, explicou que as empresas não aparecem no controle da agência "como ofensoras", portanto, não justificaria trazê-las para essa operação inicial.
Marconi, no entanto, disse que as outras empresas do setor estão reclamando do fato de a Vivo não ter sido convocada e que alertaram para as falhas cometidas pelas empresas TVA e Telefônica Digital.
"Encomendei a nossa equipe que volte a visitar esses números e, se for o caso, chame essas empresas", disse.
A meta de qualidade da Anatel exige que as empresas tenham número de reclamações inferior a 0,65 a cada mil assinantes. No último relatório divulgado pela agência, em fevereiro, a TVA marcava 1,24 reclamações para cada mil usuários e a Telefônica Digital, 0,87.
REUNIÕES
Nas reuniões da manhã, foram recebidas GVT, Embratel e Net. Para a agência reguladora, as empresas têm em comum a alta quantidade de reclamações por erro no envio de faturas.
Uma das razões que justificam esse problema, segundo Marconi, é a política de cobrança, com envio da fatura após o serviço ser prestado.
Isso faz com que consumidores, que já cancelaram o pacote, ainda tenham de pagar uma nova mensalidade.
"Isso causa desconforto para o assinante. É preciso ter um contato mais próximo, para que todos os clientes entendam o mecanismo e se evite registro de reclamação", explicou.
Esses problemas, por exemplo, são os principais alvos de reclamação dos clientes da Embratel e da Net.
No caso da GVT, a agência reguladora verificou que o alto nível de terceirização dos técnicos que atendem aos chamados dos consumidores, em residências e escritórios, por exemplo, foi o motivo responsável por elevar as queixas.
"A empresa terceirizada de Belo Horizonte não atendia os níveis necessários de qualidade e foi isso que levou o indicador ao abismo", disse Marconi.
PLANO LIVRE
Segundo a agência, todas as empresas estão livres para trazer as melhores soluções que encontrarem para os problemas apontados.
Os planos de melhoria da qualidade precisam ser entreguem em 30 dias. "Caso não elas não entreguem, a gente pode abrir um procedimento de descumprimento de obrigação", disse Marconi.
Para o superintendente, a suspensão de vendas ainda não é uma medida que a agência considere tomar. "Elas ainda têm oportunidade de melhorar. Esse setor não era foco de medidas como essas, mas agora se tornou devido ao aumento excessivo de reclamações", afirmou.
Ele acredita que as medidas tomadas agora serão suficientes para melhorar o serviço. Ainda durante a tarde de hoje, serão recebidas na Anatel as empresas Oi TV e SKY.
Diogo Shiraiwa/Editoria de Arte/Folhapress | ||
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