sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Após chuva, região de Campinas registra 4 casos de leptospirose

Número de casos podem aumentar com confirmação de 15 suspeitos
EPTV

A chuva que atingiu várias cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC) nos últimos dias fez com que muitas pessoas ficassem em contato com a água suja das enchentes e lama, que acabaram provocando um aumento na incidência de leptospirose em Santa Bárbara D'Oeste, Piracicaba e Sumaré. Desde o início de janeiro, foram registrados quatro casos, outras 15 pessoas aguardam o resultado dos exames para confirmar a doença.Foram notificados em Campinas neste ano 13 casos, mas nenhum confirmado. No ano passado, foram registrados 19 casos confirmados, com quatro mortes. Em Capivari e Pedreira, tem um caso suspeito em cada cidade.Nesta quinta-feira (20), a Secretaria Municipal de Saúde de Santa Bárbara D'Oeste confirmou dois casos de leptospirose na cidade. De acordo com o órgão, em um dos casos, a doença foi contraída em Santa Bárbara, por uma pessoa que teve contato com água da enxurrada. Já no segundo caso, a doença foi contraída em Piracicaba, onde o infectado teve contato com água de enchente. Ambos passam por tratamento.A Vigilância Epidemiológica de Sumaré também confirmou o primeiro caso de leptospirose na cidade, na quarta-feira (19). A vítima é um homem de 43 anos morador do Jardim Picerno, que teve a casa atingida pela enchente este mês. Ele foi medicado e passa bem. A coordenadora da vigilância da cidade, Kátia de Sousa, informou que até o momento foram registrados outros sete casos suspeitos, mas apenas um deles foi confirmado positivo.Na primeira semana de janeiro, um caso de leptospirose foi confirmado em Jaguariúna.Em todo o estado de São Paulo, foram registrados 663 casos de leptospirose em 2010 e 72 mortes ocasionadas pela doença.Não há levantamento parcial dos casos em janeiro de 2011.
Sobre a doença
As leptospiras são bactérias que estão presentes na urina dos ratos. Em situações de enchentes, elas se misturam à enxurrada, entram no corpo pela pele e se instalam em diversos órgãos, como fígado, rins e pulmões.
Sintomas
Os principais sintomas da leptospirose são dor de cabeça e dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, além de icterícia, quando a pele e as mucosas ficam amareladas. A orientação é procurar uma unidade de saúde e informar ao médico que houve contato com água ou lama de enchente.
Dicas de prevenção
- Durante a limpeza das casas que foram atingidas pelas enchentes, nunca se esqueça de utilizar botas ou calçados fechados, além de luvas.
- Retire toda a lama do interior da casa e se possível do exterior também, pois não adianta limpar e desinfetar o interior da residência sendo que a cada vez que você sair trará a sujeira novamente.
- Separe um balde com 200 ml de água sanitária e passe em tudo que a água teve contato, incluindo móveis, paredes, chão e etc. Procure deixar janelas e portas abertas para que o sol entre e seque o imóvel, além deixar o ar circular no interior para evitar inalar ar contaminado.
- Quanto aos móveis, procure um lugar limpo ao sol para deixá-los secar.
- Nunca se esqueça dos alimentos, que se ficaram em contato com a água, eles não servem mais e devem ser jogados fora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...