quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Cardeal rechaça proposta para união civil do mesmo sexo no Peru

(ANSA) - O cardeal peruano Juan Luis Cipriani criticou a proposta apresentada pelo candidato à Presidência do país Alejandro Toledo sobre a união civil de pessoas do mesmo sexo. Para o religioso, uma possível autorização para o casamento de pessoas do mesmo sexo vai contra ao que é ensinado pela Igreja Católica "ou pela natureza humana". Cipriani, no entanto, evitou contestar o caso, pois, segundo ele, trata-se de um tema polêmico e "não devemos discutir com tanta antecipação".
Na última terça-feira, o partido Peru Possível (PP), pelo qual o ex-presidente Toledo é candidato, reiterou seu "compromisso na defesa desse tipo de união". O arcebispo de Lima, por sua vez, disse que essa é apenas uma proposta feita por um partido político e que é necessário ver a opinião da população.
Diante das declarações de Cipriani, a legenda afirmou que a proposta "é uma questão de princípios, pois busca reconhecer os plenos direitos civis dos cidadãos e ser mais um passo, entre outros tantos, para conseguir uma inclusão social de todos os peruanos".Os dirigentes do partido também explicaram que a proposta pede que o Estado reconheça a união e garanta a proteção social e o direito à herança, "como se estivessem casados".O PP, no entanto, não pretende instaurar no país o casamento homossexual, que se trata de um conceito jurídico diferente, onde o parceiro usufrui mais direitos, especialmente no caso de falecimento. Na América Latina, o casamento homossexual é reconhecido na Argentina e na Cidade do México. Já a união civil entre pessoas do mesmo sexo é permitida na Colômbia, no Equador e no Uruguai. No Brasil, existe a união civil não registrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...