sábado, 12 de março de 2011

Atualizado-Embaixada do Japão disponibiliza telefones para brasileiros

País foi atingido por terremoto de magnitude 8,9 nesta sexta-feira (11).Itamaraty e embaixada brasileira já disponibizaram telefones e email.

Do G1, em Brasília

A embaixada do Japão no Brasil informou que está orientando as pessoas que têm parentes nas áreas atingidas pelo terremoto de magnitude 8,9 que atingiu nesta sexta-feira (11) a costa nordeste do país a entrarem em contato com a embaixada do Brasil em Tóquio ou o Itamaraty, em Brasília (DF).
O embaixador do Brasil no Japão, Marcos Bezerra Abott Galvão, informou ao G1 que a embaixada em Tóquio está funcionando em esquema de plantão e quem quiser se comunicar pode entrar em contato pelo email: comunidade@brasemb.or.jp.A embaixada brasileira disponibiliza o telefone 00 xx 81 334045211 para mais informações, mas o embaixador pede para preferencialmente o contato ser feito por e-mail porque as linhas estão congestionadas.O Núcleo de Assistência Consular a Brasileiros (NAB) do Itamaraty atente pelo número (61) 3411-8817.
Consulados e representações do Japão no Brasil
Brasília - (61) 3442-4200
São Paulo - (11) 3254-0100
Curitiba - (41) 3322-4919
Rio de Janeiro - (21) 3461-9595
Porto Alegre - (51) 3334-1299
Recife - (81) 3207-0190
Manaus - (92) 3232-2000, 3232-8582
Belém - (91) 3249-3344

Conheça as orientações que o Japão passa em caso de terremotos-Moradores são orientados para casos de tremores.Há até folhetos em português para turistas e imigrantes.

Thassia Ohphata Especial para o G1, em Ota, província de Gunma

O Japão é conhecido por ser altamente preparado para enfrentar terremotos e tsunamis. Parte dessa preparação envolve campanhas frequentes de informação da população -- tanto dos moradores do país quando de turistas de passagem. As cidades japonesas fazem treinamentos regulares de como reagir em caso de terremoto e as crianças são ensinadas desde cedo, na escola.Veja abaixo algumas das instruções.
a (Foto: a)

Veja o aeroporto de Sendai, antes e depois de tsunami atingir o Japão

Forte abalo de magnitude 8,9 atingiu a costa próximo à ilha de Honshu.Local foi coberto por água; carros e até aviões foram arrastados pela pista.

Do G1, em São Paulo
Torre de controle do aeroporto, antes da tragédia (Foto: Hideyuki Kamon/Creative Commons/CC BY-SA 2.0)
Torre de controle do aeroporto, antes da tragédia (Foto: Hideyuki Kamon/Creative Commons/CC BY-SA 2.0)
Aeroporto ficou coberto de água (Foto: Reuters)
Aeroporto ficou coberto de água (Foto: Reuters)
Antes do tremor, no aeroporto de Sendai (Foto: Hideyuki Kamon/Creative Commons/CC BY-SA 2.0)
Antes do tremor, no aeroporto de Sendai (Foto: Hideyuki Kamon/Creative Commons/CC BY-SA 2.0)
Terminal de Sendai ficou isolado pela água (Foto: Reuters)
Terminal de Sendai ficou isolado pela água (Foto: Reuters)

Imagens simulam propagação do tsunami; compare com o de 2004

Vídeo traz provável percurso de onda gigante que atingiu Japão.Cientistas mostram também trajetória do fenômeno de 2004, na Indonésia.

Do G1, em São Paulo
Uma simulação feita em computador por cientistas do Centro de Pesquisas de Tsunami da National Oceanic & Atmospheric Administration (NOAA) mostra a propagação da onda gigante que atingiu o Japão nesta sexta-feira (11) e gerou alerta em outros países da costa do Oceano Pacífico. O fenômeno foi provocado por um terremoto de magnitude de 8,9, o maior do Japão e o sétimo da história.Os cientistas mostram ainda a trajetória do tsunami de 2004, no Oceano Índico, provocado por um terremoto de magnitude 9,1. O fenômeno na costa da província indonésia de Aceh atingiu, além da Indonésia, o Sri Lanka, a Índia, a Tailândia e outros nove países.

Exército acha 300 corpos de vítimas do tsunami em porto no Japão

Vítimas estavam em Rikuzentakata, que foi inundada pelas ondas gigantes.Terremoto e tsunami da véspera devastaram regiões da costa de Honshu.

Da AP
Militares japoneses encontraram entre 300 e 400 corpos no porto de Rikuzentakata (nordeste), arrasado pelo tsunami causado pelo violento terremoto de magnitude 8,9 da véspera, informou o Exército neste sábado (12).O porto, situado na prefeitura (província) de Iwate, às margens do Oceano Pacífico, ficou totalmente inundado depois da passagem do tsunami.
Imagem aérea mostra casas cobertas por lama na cidade portuária de Rikuzentakata neste sábado (12) (Foto: AP)
Imagem aérea mostra casas cobertas por lama na cidade portuária de Rikuzentakata neste sábado (12) (Foto: AP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...