sábado, 12 de março de 2011

Cidade atingida por tsunami tem 10 mil desaparecidos, diz TV do Japão

Informação é das autoridades da província de Miyagi.Cidade portuária de Minamisanriku ficou tomada pela lama após ondas.

Do G1, com agências internacionais
As autoridades da prefeitura (província) de Miyagi, na região nordeste do Japão, arrasada nesta sexta-feira por um terremoto seguido de tsunami, estão sem notícias de 10 mil moradores da cidade portuária de Minamisanriku, informou o canal NHK de televisão.
Atingida pelas ondas gigantes, a cidade ficou coberta de lama.
Imagem aérea da cidade portuária de Minamisanriku, coberta de lama após a passagem do tsunami, neste sábado (12) (Foto: AP)
Imagem aérea da cidade portuária de Minamisanriku, coberta de lama após a passagem do tsunami, neste sábado (12) (Foto: AP)
O número oficial de mortos pelo terremoto é de 503, mas governo e imprensa temem que a cifra ainda possa se elevar.

Trens já operam em Tóquio; saiba como estão os serviços no Japão

Terremoto seguido de tsunami afetou transportes, energia e telefonia.Ao menos 120 mil pessoas dormiram fora de casa em Tóquio.

Do G1, com agências internacionais
O serviço de trem na capital japonesa, Tóquio, voltou a funcionar neste sábado (12), um dia após o forte terremoto de magnitude 8,9 seguido de tsunami que atingiram a costa noroeste do Japão, provocando caos e destruição em diversas cidades.Segundo a rede japonesa NHK, a polícia de Tóquio informou que ao menos 120 mil pessoas na capital não conseguiram voltar para suas casas na noite de sexta, e passaram a noite em abrigos ou em lojas e estações de trem. Veja como estão os serviços no país.
TremParte dos trens já estão funcionando no país, com paradas e atrasos. Em Tóquio, a maioria do sistema foi normalizada. Ônibus ampliaram o serviço e mantiveram linhas até tarde da noite. Os Shinkansen (trens-bala) de Joetsu e Nagano foram normalizados, mas estão com atrasos. As linhas de Tohoku, Yamagata e Akita permaneceram suspensas neste sábado e sem previsão de retomada. Pelo menos nove vias expressas foram fechadas, permitindo apenas a passagem de veículos de emergência.
EletricidadeSegundo a rede NHK, a empresa de energia elétrica Tokyo Electric Power alertou para apagões em grande parte do país neste sábado, não apenas nas áreas atingidas pelo terremoto, pois o suprimento foi afetado pelo tremor. A companhia pediu que pessoas e empresas economizassem energia e avisou que pode fazer um racionamento e cortar o fornecimento por três horas em diversas regiões no domingo.
Telefonia
Os celulares continuam instáveis neste sábado (12). Não há informações sobre a regularização ou não da telefonia fixa em todo o país.
VoosAo menos 464 voos domésticos e 30 internacionais foram cancelados sábado, incluindo os do aeroporto de Sendai, atingido pelo tsunami. Todas as companhias japonesas também cancelaram voos domésticos no aeroporto de Haneda, em Tóquio, atingindo mais de 25 mil passageiros. Os aeroportos de Ibaraki e Hanamaki também estavam fechados neste sábado devido ao terremoto, informou o Ministério de Transportes.
Entenda o terremoto no Japão (Foto: Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...