sábado, 12 de março de 2011

INCA-Excesso de peso aumenta risco de vários tipos de câncer

Segundo o INCA, o câncer é uma das doenças que mais matam no país. Fica atrás apenas das doenças cardiovasculares. E a obesidade tem seu papel garantido neste quadro.

Isabela Assumpção /Globo
 
Consciência é a palavra chave. É preciso ter consciência dos perigos que rondam o nosso corpo, e eles são muitos. A obesidade, além de ser uma doença, é um fator de risco para o câncer.
A nutricionista Sueli couto, do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro, é quem nos alerta: “nas células gordurosas que formam com a obesidade, há um aumento da síntese da produção de hormônios. Além disso, é como se essas células estivessem em processo inflamatório constante, permanente. E isso concorre para o desenvolvimento do câncer”.
Sobrecarregado pelo excesso de peso, nosso corpo corre mais risco de ser vitima de vários tipos de câncer. Entre eles, os de esôfago, pâncreas, vesícula, intestino grosso, endométrio - que é a membrana que reveste o útero -, mama e rins. “Estes especificamente, porque são os que têm relação com o trato digestivo, e são hormônio dependentes”, explica Sueli.
Segundo o INCA, o câncer é uma das doenças que mais matam no país. Fica atrás apenas das doenças cardiovasculares. E a obesidade tem seu papel garantido neste quadro. “Na verdade, o soprepeso é um alerta para que a gente possa se preocupar com o que você come, com a prática de atividade física, enfim, para que você seja alerta, para que você não atinja a obesidade”, aponta a nutricionista.
É aquela velha fórmula: atividade física, alimentação saudável e controle de peso formam um tripé milagroso. De acordo com o INCA, ele é capaz de evitar 19% de todos os cânceres. “Hoje, o consumo de frutas, legumes e verduras é a principal sentinela do nosso corpo”, afirma a doutora.
Globo Repórter: Uma pessoa obesa que reverte este peso. Ela está livre deste risco de câncer?
Sueli Couto, nutricionista do INCA: Certamente, ela tem uma oportunidade de estar reduzindo o seu risco para o desenvolvimento da doença.
Globo Repórter: Significativamente?
Sueli Couto, nutricionista do INCA: Significativamente, não só o câncer como outras doenças crônicas não-transmissíveis, porque a obesidade é um fator de risco para outros tipos de doença além do câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...