quinta-feira, 7 de abril de 2011

Terremoto de magnitude 7,4 atinge Japão e causa alerta de tsunami

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu nesta quinta-feira a costa leste de Honshu, no Japão. A agência meteorológica do Japão emitiu um alerta de tsunami com ondas de até um metro para a região, a mesma afetada pelas ondas gigantes em 11 de março.
O tremor foi registrado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS, na sigla em inglês) às 23h32 (11h32 em Brasília) e com epicentro a 98 km de Sendai e 144 km de Fukushima, as regiões mais atingidas pelo devastador terremoto e posterior tsunami do último dia 11. O instituto americano afirma ainda que o tremor, que seria uma réplica do sismo de magnitude 9,0 de 11 de março, ocorreu a uma profundidade de 40 km. A CNN exibiu imagens registradas durante o tremor, com prédios chacoalhando por cerca de um minuto na capital Tóquio, a 345 km do epicentro. Ainda não há relatos de danos ou vítimas.
Em 11 de março, o pior terremoto da história do Japão causou um tsunami que devastou a costa nordeste do país, principalmente as províncias de Fukushima, Sendai e Miyagi. Ao menos 12.600 pessoas morreram e outras 14.700 estão desaparecidas desde o terremoto de março, segundo o balanço mais recente da Polícia Nacional japonesa. Outras 250 mil pessoas estão desabrigados.
O terremoto danificou ainda a usina nuclear de Fukushima Daiichi, causando uma crise nuclear que afetou até a produção de alimentos no país. A operadora Tokyo Electric Power Co. (Tepco) afirmou que até às 23h50 (11h50 em Brasília) não houve nenhuma "anormalidade" na usina diante do tremor desta quinta-feira, segundo a agência de notícias Kyodo. Um porta-voz da empresa afirmou aos jornalistas que nenhum trabalhador ficou ferido e que não houve problemas no fornecimento de energia elétrica aos reatores. Ele afirmou ainda que o trabalho de jogar água nos reatores 1, 2 e 3, para conter o superaquecimento, também não foi interrompido. A empresa ordenou a retirada imediata de todos os trabalhadores da usina. "Depois do terremoto e do alerta de tsunami, todos os trabalhadores foram evacuados para uma área segura. A companhia confirma que todos os trabalhadores deixaram a usina em segurança", indicou um porta-voz da Tepco.
Novo terremoto não causou danos em usinas nucleares, diz agência japonesa
A Agência japonesa para a Segurança Nuclear informou que o forte terremoto de magnitude 7,4 ocorrido nesta quinta-feira próximo à costa nordeste do Japão não causou danos nas usinas nucleares do país.
A agência indicou que o complexo de Fukushima Daiichi, cujos reatores sofreram graves danos após o terremoto de magnitude 9 que aconteceu no dia 11 de março, não foi afetado desta vez, e os trabalhos para refrigerá-los seguem adiante.O novo tremor foi registrado às 23h32 locais (11h32 de Brasília), perto da costa da província de Miyagi, e é considerado uma das réplicas mais fortes do terremoto de 11 de março, segundo a Agência Meteorológica do Japão.As autoridades emitiram um alerta de tsunami no nordeste do país para ondas que em Miyagi podem chegar até dois metros de altura, e aconselhou que as pessoas que estão no litoral busquem refúgio em regiões altas.A Agência de Segurança Nuclear do Japão indicou que não foram detectados níveis anormais de radioatividade nas usinas de Fukushima Daiichi, Fukushima Daini e Onagawa, esta última localizada na província de Miyagi e muito próxima do epicentro do terremoto.A rede de televisão pública japonesa "NHK" informou que não há feridos na usina nuclear de Fukushima Daiichi, cujos operários continuavam seus trabalhos para resfriar os reatores pouco depois do tremor.No momento do terremoto havia duas pessoas nas salas de controle dos reatores 1 e 2 da central de Fukushima Daiichi, e outras sete perto dos reservatórios, embora todas tenham se transferido a outro edifício e nenhuma tenha ficado ferida, segundo a "NHK".O tremor causou blecautes nas províncias de Miyagi e Iwate, e em várias regiões de Yamagata, Aomori e Akita. Além disso, houve danos em algumas estradas da região nordeste do Japão.
Alerta de tsunami é cancelado após novo terremoto no Japão


Moradores saem de suas casas durante o terremoto, em Ishinomaki, na província de Iwate, norte do Japão. Foto: AP Moradores saem de suas casas durante o terremoto, em Ishinomaki, na província de Iwate
Foto: AP

Foi cancelado o alerta de tsunami emitido nesta quinta-feira depois que a costa nordeste do Japão foi abalada por um terremoto de 7,1 graus na escala Richter. O alerta foi suspenso cerca de 90 minutos depois do tremor, ocorrido por volta das 23h30 locais (11h30 pelo horário de Brasília), segundo informam a Reuters e a AP. Inicialmente, o tremor havia sido medido em 7,4 graus, mas acabou posteriormente revisado pelo Serviço Geológico norte-americano para a magnitude 7,1.
O alerta emitido pelas autoridades dava conta de que ondas de até 1 metro atingiriam o litotal nipônico, provocando temor de novos danos à região, devastada por um terremoto de 9 graus há quase um mês, no dia 11 de março de 2011. A população da região leste chegou a ser orientada a se locomover para áreas elevadas, enquanto que o tremor foi sentido inclusive na capital Tóquio, a cerca de 330 km do epicentro.
Entre os principais temores estava um eventual avanço de ondas em direção às usinas nucleares de Fukushuma Daiichi e Daini, fortemente afetadas pelo tsunami de março. Desde então, o Japão vive um trabalho diário para exitinguir as chances de uma catástrofe radioativa nas centrais. Explosões e vazamentos foram registrados nas semanas subsequentes ao terremoto, provocando a evacuação da população próxima a Fukushima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...