sexta-feira, 6 de maio de 2011

Grande asteroide passará 'raspando' pela Terra em novembro

  • Asteroide 2005 YU55 fotografado por satélite Asteroide 2005 YU55 fotografado por satélite
Um grande asteroide vai passar "raspando" pela Terra em novembro deste ano, informou a Nasa, a agência espacial americana.Embora o asteroide 2005 YU55 tenha sido classificado como um objeto potencialmente perigoso, os especialistas dizem que não há riscos de que ele colida com a Terra nos próximos cem anos.
Esta é a primeira vez que cientistas preveem a passagem tão próxima à Terra de um objeto desse tamanho.
A Nasa informou que um evento como esse não deve se repetir até 2028, quando o asteroide (153814) 2001 WN5 deve passar a uma distância ainda menor do nosso planeta.
Identificado em 2005 pelo astrônomo Robert McMilan, do Spacewatch Program, em Tucson, no Estado do Arizona (EUA), o asteroide 2005 YU55 vai passar a uma distância de 323 mil km da Terra.
Observação
Com cerca de 400 metros de diâmetro, ele poderá ser visto por meio de telescópios relativamente pequenos. O melhor momento para tentar observá-lo, segundo a Nasa, será na noite de 8 de novembro, depois das 21h na zona do Atlântico leste e oeste africano. Mas não será fácil acompanhar sua trajetória, já que o asteroide estará se movendo em alta velocidade.
Segundo descrições, trata-se de um objeto muito escuro, de forma esférica.
Os astrônomos pretendem aproveitar a oportunidade para estudar a rotação do asteroide e determinar a aspereza de sua superfície e sua composição mineral.

SIMULAÇÃO DA APROXIMAÇÃO DO ASTEROIDE À TERRA

  • Nasa
Astronautas fotografam pôr de sol na América do Sul
DE SÃO PAULO

A tripulação da ISS (Estação Espacial Internacional) é autora da foto divulgada nesta sexta-feira pela Nasa (agência espacial americana) em seu site.
Em suas missões espaciais, os astronautas veem o sol nascendo e se pondo 17 vezes, em média, durante o período orbital com duração de 24 horas.
A "linha divisória", iluminada, mostra claramente onde, digamos, termina a parte do planeta e começa a escuridão do Cosmos.
Essa linha adquire nuances de cores diferenciadas por ser criada pela atmosfera terrestre, com interferência de poeira ou até mesmo de luzes do crepúsculo solar.

Nasa
"Linha divisória" mostra onde termina a parte do planeta Terra e começa a escuridão do Cosmos
"Linha divisória" mostra onde termina a parte do planeta Terra e começa a escuridão do Cosmos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...