terça-feira, 3 de maio de 2011

A morte de Bin Laden, em breve, num cinema perto de você

Hollywood deve apostar em nova onda de filmes sobre guerra ao terror. Depois dos dramas sobre as vítimas e dos thrillers militares, vêm aí os filmes patrióticos

Thriller militar: cena do filme 'Guerra ao Terror', de Kathryn Bigelow, diretora premiada com o Oscar. Ela já preparava um filme sobre a caçada a Bin Laden. O projeto deverá ser adaptado (Divulgação)
A forma de retratar o terrorismo mudou de cara no cinema desde 2001. Os estúdios passaram da recriação do drama humano dos ataques aos thrillers militares ambientados na guerra ao terror.
Em Hollywood, a morte do terrorista Osama bin Laden em uma operação militar dos Estados Unidos no Paquistão representa uma oportunidade para reacender um gênero que rendeu grandes bilheterias no passado - o dos filmes patrióticos. A inesperada morte do líder da Al Qaeda no ano que se completa o décimo aniversário do 11 de Setembro já é apontada como inspiração para filmes dispostos a "vingar", na tela, a vida dos milhares de mortos nos ataques perpetrados pela Al Qaeda. Embora ainda seja cedo para saber como os grandes estúdios tratarão o acontecimento, projetos que já estavam em andamento - como Kill Bin Laden, da diretora Kathryn Bigelow - tornaram-se prioridades.Bigelow, que dirigiu o premiado Guerra ao Terror (2009), um filme sobre uma equipe de desativadores de bombas no Iraque, tinha a intenção de contar em seu novo projeto uma missão fracassada do Exército dos EUA para caçar o terrorista mais procurado do momento. A história agora poderá sofrer uma adaptação, para incluir o desfecho da caçada a Bin Laden. O site especializado Deadline Hollywood informa que Kill Bin Laden não tratava especificamente sobre o chefe da Al Qaeda, e que pouco vazou quanto ao roteiro e o elenco que ainda estava pendente. Entre as pessoas envolvidas no financiamento da produção está Megan Ellison, filha do chefe-executivo da Oracle, Larry Ellison.A Paramount também pode retomar o tema. O estúdio conseguiu em 2006 os direitos para adaptar o livro Jawbreaker para o cinema. A obra descrevia uma operação de forças especiais para capturar Bin Laden nas montanhas afegãs. O projeto acabou sendo descartado depois que o filme As Torres Gêmeas, de Oliver Stone, arrecadou 70 milhões de dólares nos EUA - uma bilheteria que decepcionou o estúdio (a Paramount esperava lucrar muito mais). Outra publicação especializada, a Hollywood Reporter, aposta que, nas próximas semanas, Hollywood receberá "uma tonelada de novos projetos sobre Bin Laden, especialmente à medida que se conheçam os detalhes sobre a missão americana".
Do drama ao thriller - A forma de retratar o terrorismo mudou de cara no cinema americano desde os atentados de 2001. Os estúdios passaram da recriação do drama humano dos ataques, com a busca do herói no meio da catástrofe (como em As Torres Gêmeas e Voo 93) a uma proliferação de thrillers militares ambientados na guerra ao terror. Dentro dessa segunda linha estão títulos como O Reino (2007), com Jamie Foxx, Rede de Mentiras (2008), com Leonardo DiCaprio e Russell Crowe, e O Traidor (2008), com Don Cheadle e Guy Pearce, entre outros. Apesar do envolvimento de grandes astros e diretores importantes, nenhum deles conseguiu virar um enorme sucesso de bilheteria nos EUA.Para os especialistas, a morte de Bin Laden numa operação sigilosa e certeira - que, conforme os relatos já conhecidos, parece mesmo cena de filme de ação - pode provocar uma nova mudança de rumos nesse mercado. Hollywood poderá fechar o ciclo pondo um final vitorioso e patriótico nas histórias do 11 de Setembro. As fontes da indústria do entretenimento lembram que o próprio discurso do presidente americano Barack Obama no domingo, ao anunciar que os EUA tinham feito justiça através do extermínio do chefão terrorista, lembrava uma cena de filme de ação com fundo patriótico - como em Independence Day (1996) e nas produções dos tempos da guerra fria, principalmente nos anos 1980.

Veja(Com agência EFE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...