É uma calamidade geral!!!Funcionários têm que aguardar em exercício conclusão de processo de liquidação de tempo e aposentadoria por até 2 anos!
A revolta é generalizada.Um funcionário público do Estado de SP leva até 2 anos ou mais para ter concluída sua aposentadoria.

No caso do Magistério,os professores podem se beneficiar da chamada "aposentadoria especial" que estipula o tempo de exercício na carreira em 25 anos para as mulheres e 30 anos de serviço para os homens.No geral,o servidor se aposenta aos 60 anos de idade e 35 de serviço(homens.)Mesmo assim,devido aos salários baixíssimos,muitos tem que arrumar algo para trabalhar para garantir uma vida decente na pós-aposentadoria.Á vista disso,seria de se esperar que, ao completar seu tempo de serviço,o funcionário entrasse em gozo de sua merecida aposentadoria brevemente,mas não é o que está ocorrendo.
LIQUIDAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO
Ao completar o tempo determinado,o funcionário deve pedir uma liquidação de tempo de serviço.
Esse processo vai passar a limpo a vida funcional e,nos bons tempos e sem informatização,isso demorava em média 90 dias para se publicar o ato no Diário Oficial do Estado.Hoje,existem diretorias de ensino que possuem processos em andamento há mais de um ano!

APOSENTADORIA
Após a publicação pelo DHRU-Departamento de Recursos Humanos de SP-da liquidação de tempo,o funcionário pode solicitar sua aposentadoria,aguardando em exercício sua liberação pelo famigerado e ineficiente órgão criado no governo Serra-o SP PREV.Enquanto que,antigamente,a publicação do ato de aposentadoria demorava entre 60 e 90 dias,o próprio SP PREV informou que a espera atualmente pode ser de até mais de 1 ano!
DEBANDADA DE SERVIDORES
Salários péssimos,condições de trabalho sofríveis,consequências de cunho médico-psiquiátrico graves tem feito os servidores "darem no pé" e saírem do Estado o quão rápido puderem.Os casos de afastamento de servidores por causa de doenças psiquiátricas graves,em especial entre os professores e a polícia tem assustado com as estatísticas.

ABANDONO DE CARREIRA
Como alardeado pela imprensa,nem 10% dos que prestam concurso paras o magistério estadual continuam na carreira.Grande parte deles pede exoneração num período de 2 a 3 meses e a alegação é sempre a mesma:-falta de condições de trabalho,salários ridículos,jornadas estafantes e violência nas escolas!
DIRETORIA DE ENSINO DE MOGI MIRIM-SP ESTÁ HÁ MAIS DE UM ANO COM PROCESSOS DE LIQUIDAÇÃO DE TEMPO "ENCALHADOS"

Segundo reclamações de muitos servidores da região da Diretoria de ensino de Mogi Mirim,foto acima,vários processos de liquidação de tempo não deslancham.
Existem professores que tiveram quer esperar mais de um ano e,ainda depois,por outro ano até ter sua aposentadoria concluída.Segundo a Secretaria de Estado da Educação,essa falha é "generalizada" e atinge quase todas Diretorias de Ensino e órgãos oficiais do Governo.As alegações e desculpas são as mais diversas,dentre elas "falta de funcionários,"excesso de processos de pedidos de aposentadoria" e por aí vai.

E o servidor?Quem vai pagar pelo tempo que ele fica trabalhando de graça enquanto aguarda a falida máquina do Estado funcionar?
Recomendamos, aos que sentirem prejudicados, acionar a ouvidoria do estado de SP no portal do governo .
Trabalhei na Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo de 1978 a 1981 (aproximadamente 4 anos).
ResponderExcluirHá 30 anos trabalho do Banco do Brasil S A. Sabendo que me aposentaria em Set/2011, no dia 28/03/11 (06 meses antes da data provável para aposentadoria), protocolei na Secr. Fazenda Est.S.Paulo, requerimento para emissão de Certidão de Contagem de Tempo de Contribuição, para fins de aposentadoria(Anexo encaminhei copia de todos os meus Holerites do período bem como certidão emitida em 1999 pela própria Secretaria da Fazenda). Já faz mais de 10 meses. Fui várias vezes ao SPPrevi (Rua Bela Cintra) para ter uma posição do andamento do processo. Todas as vezes os atendentes, supervisores, MAL PREPARADOS, me informaram que o processo está em andamento. Cada hora me informam um prazo para emissão do documento( 60 , 90, 120 dias). Encaminhei mails às Ouvidorias do Estado SP e SPPrev, também não obtive resposta. Recebi da Ouvidoria do SPPrev uma tentativa de resposta, onde a atendente, completamente despreparada, inicia uma frase e não termina, Escreve uma outra frase me informando o que não solicitei. Em se tratando de Ouvidoria, lamentável.
É uma vergonha o que se faz com um cidadão brasileiro, que por infelicidade, um dia trabalhou para o Governo do Estado de São Paulo.
Até quando vai durar esse DESCASO? Desde Nov/2011 estou perdendo dinheiro, porque a máquina do Estado não funciona. Quem vai pagar este prejuízo? Estou postando neste bloq, vou à mídia; vou fazer o que for necessário, mas essa triste realidade tem que acabar.
Antonio Cesar Monteiro Valim
cesarvalim@yahoo.com.br