quinta-feira, 21 de julho de 2011

TAS mantém só advertência, e Cielo

Decisão, contrária à Fina, também vale para Nicholas Santos e Henrique Barbosa. Vinícius Waked, reincidente em doping, é suspenso por um ano

Por Lydia Gismondi Direto de Xangai, China
Cesar Cielo em Xangai (Foto: Reuters)Antes da decisão, Cielo treinou em Xangai
(Foto: Reuters)
O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS) manteve a decisão da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) de apenas aplicar apenas uma advertência a Cesar Cielo, flagrado em antidoping. Com isso, o campeão olímpico e mundial está liberado para disputar o Mundial de Xangai, a partir da madrugada de sábado para domingo (horário de Brasília). O caso tinha sido levado ao TAS pela Federação Internacional de Natação (Fina), que, após analisá-lo, sugeriu uma suspensão.Nicholas Santos e Henrique Barbosa, que testaram positivo para a mesma substância, também receberam somente uma advertência, pena mínima em casos de furosemida - a máxima é de dois anos.Vinícius Waked, reincidente, foi suspenso por um ano, a contar a partir de maio. Em fevereiro do ano passado, ele foi punido por dois meses por uso de isometepteno - alegou ter ingerido sem conhecimento ao tomar um remédio para dor de cabeça.
Se fosse suspenso por mais de seis meses, Cielo ficaria fora das Olimpíadas
O campeão olímpico previa pegar no máximo dois meses de suspensão, o que permitiria a ele disputar o Mundial. Caso a punição fosse de mais de seis meses, de acordo com a Regra de Osaka, ele ficaria automaticamente fora da próxima edição das Olimpíadas (Londres-2012). Em setembro, a regra será julgada pelo TAS. O Comitê Olímpico americano tenta derrubá-la.Nicholas e Henrique tinham se classificado para o Mundial, mas perderam as vagas porque seus índices foram conquistados durante o Troféu Maria Lenk, em maio, quando foram flagrados no antidoping. Os resultados dos quatro nadadores no campeonato foram anulados.

Treino entre o julgamento e o anúncio
Natação Cesar Cielo treino Mundial de Xangai (Foto: Reuters)Cielo previa pegar no máximo dois meses de
suspensão(Foto: Reuters)
Do fim do julgamento, em uma universidade de Sheshan, até o resultado passaram-se 18 horas. Na manhã desta sexta, Cielo treinou em uma das piscinas auxiliares disponíveis pela organização, fora do Centro Oriental Esportivo, palco do Mundial.O julgamento durou quase seis horas. Nele estiveram presentes, além dos quatro nadadores, três árbitros e um consultor do TAS, três advogados - um dos atletas, um da Fina e um da CBDA - e pelo menos cinco testemunhas: Coaracy Nunes (presidente da CBDA), Alberto Silva (técnico de Cielo), Gustavo Magliocca (médico de Cielo), Sandra Soldan (ex-triatleta e médica da CBDA) e Ricardo de Moura (superintendente técnico de natação da CBDA).
Entenda o caso
equipe brasileira natação julgamento TAS cesar cielo  (Foto: Satiro Sodré / AGIF)Equipe brasileira na chegada ao julgamento
(Foto: Satiro Sodré / AGIF)
Cesar Cielo e os três nadadores foram flagrados em exames realizados nos dias 7 e 8 de maio, durante o Troféu Maria Lenk, no Rio de Janeiro. No início de julho, a CBDA divulgou o caso depois de decidir apenas aplicar advertência e anular os resultados deles no campeonato. O painel de controle de doping da entidade levou em conta o "histórico dos atletas". Eles teriam explicado como o diurético furosemida entrou no organismo e que não houve aumento de desempenho.Cielo comprava os suplementos – à base de cafeína – em uma farmácia de manipulação de Santa Bárbara D'Oeste – sua cidade natal. Segundo ele, o produto foi contaminado. A CBDA disse que o estabelecimento enviou um relatório avisando sobre uma suposta contaminação das cápsulas por falta de limpeza no balcão onde as pílulas são produzidas. O estabelecimento, no entanto, negou ter assumido o erro pelo doping do nadador, mas admitiu a possibilidade de ter acontecido contaminação pelo ar.No dia 8 de julho, o TAS recebeu da Fina um pedido formal de julgamento do caso de doping dos quatro brasileiros com urgência. A entidade sugeriu a troca da advertência dada pela CBDA por uma suspensão, a contar a partir de maio, quando os nadadores atestaram adverso para furosemida.

Doping Cielo furosemida (Foto: Arteesporte / GLOBOESPORTE.COM)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...