terça-feira, 16 de agosto de 2011

Maurício Stycer-Quatro filmes e um seriado que “inspiraram” a novela “Insensato Coração”

Ao criticar “a patrulha da originalidade” e reconhecer que tem utilizado “referências” de filmes americanos na novela “O Astro”, o diretor Mauro Mendonça Filho deu a senha para que muitos leitores  escrevessem a este blog apontando o uso e a apropriação de cenas de diferentes filmes e seriados estrangeiros em Insensato Coração”. Veja quatro casos muito comentados nos últimos dias:
1. A cena em que Andre (Lazaro Ramos) descobre estar com um nódulo nos testículos chamou a atenção dos fãs do seriado “Queer as Folk”, exibido no Brasil como “Os Assumidos”. Por cinco temporadas, o programa mostrou as aventuras de cinco homens homossexuais. Um dos protagonistas, Brian Kinney (Galé Harold, foto à esq.), tinha orgulho de sua vida sexual desregrada até descobrir um câncer nos testículos. A partir daí, mudou de atitude, reavaliou sua vida e se aproximou do filho.
2. O triângulo amoroso formado por Beto (Petrônio Gontijo), Alice (Paloma Bernardi) e Daisy (Isabela Garcia) lembrou para muita gente a trama do filme “Esposa de Mentirinha (foto à dir.), exibido este ano no Brasil. O cirurgião plástico Danny (Adam Sandler) pede a ajuda de sua leal assistente Katherine (Jeniffer Aniston) para que se faça passar por uma inexistente ex-mulher, com o objetivo de encobrir uma mentira inocente contada para conquistar uma professora muito mais jovem que ele (Brooklyn Decker).
O argumento do filme, de fato, é muito semelhante com o da trama vivida pelos personagens de “Insensato Coração”. Mas, se houve “referência”, talvez ela seja bem mais antiga, já que “Esposa de Mentirinha” se baseia em uma produção hollywoodiana de 1969, “Flor de Cactus” (foto à esq.), protagonizada por Walter Matthau, Ingrid Bergman e Goldie Hawn.
3. (Atenção, neste item vai ser revelado um detalhe importante do filme “O Segredo dos Seus Olhos”.) Outra referência que despertou a memória dos leitores, inclusive do colunista do UOL, Flavio Ricco, foi a vingança de Norma (Gloria Pires), ao trancafiar Leo (Gabriel Braga Nunes) num cubículo sujo. A série de cenas lembra muito uma passagem do filme argentino “O Segredo de Seus Olhos” (foto à dir.) – o marido de uma mulher assassinada consegue manter o autor do crime em cativeiro em seu sítio, preso no porão da casa e submetido a toda sorte de privações e humilhações.
4. Por fim, o desfecho do romance entre Teodoro (Tarcisio Meira) e Gisela (Ângela Vieira) lembrou claramente uma cena do filme Amor Sem Escalas” (foto à esq.), exibido no Brasil em 2010. Ryan Bringham (George Clooney) mantém um romance com a executiva Alex (Vera Farmiga), que termina no dia em que ele decide procurá-la em sua casa. Quando a porta é aberta, Ryan descobre que Alex é casada e tem filhos.Pessoalmente, não vejo plágio em nenhum dos exemplos citados. Os autores da novela, Gilberto Braga e Ricardo Linhares, seriam muito ingênuos se achassem que o público não identificaria essas citações.
Há quem fale em “referências”, “homenagens”, “inspiração”, “apropriação”, “recriação”… Qualquer que seja a justificativa, creio que o principal problema é a dificuldade de comunicação dos autores com o público da novela. Tivessem informado, de alguma forma, que estão citando filmes e seriados alheios, não causariam nos espectadores esta má impressão de que estão se apropriando de ideias alheias.

Mauricio Stycer é jornalista, nascido no Rio de Janeiro em 1961, mora em São Paulo há 23 anos. É repórter especial e crítico do UOL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...