segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Após investir R$ 650 milhões, GVT lança TV por assinatura

TALITA MOREIRA
DO VALOR ONLINE

Com investimento de R$ 650 milhões, a GVT lança, neste mês, seu serviço de televisão por assinatura. Por enquanto, o produto está disponível nas 16 maiores cidades em que a operadora atua. No próximo mês, será estendido a toda a área de cobertura da companhia.
O anúncio foi feito há pouco pelo presidente da GVT, Amos Genish, em palestra na Futurecom --feira e congresso de telefonia que acontece nesta semana em São Paulo.
O serviço da operadora, batizado de GVT TV, vai usar uma combinação de duas tecnologias. A programação será transmitida via satélite (DTH), mas as opções de interatividade serão oferecidas via IPTV (sigla para TV sobre protocolo de internet). Uma dessas funções interativas será a possibilidade de o telespectador programar remotamente, por meio da internet ou do celular, a gravação de programas. O objetivo da operadora é ter uma oferta combinada de serviços de telefonia fixa, banda larga e TV, como já fazem as grandes empresas do setor.
Segundo Genish, a GVT vai oferecer mais canais digitais que seus concorrentes. Em conversa com jornalistas, entretanto, o executivo não quis revelar quais canais a operadora terá.
A GVT é controlada pela francesa Vivendi, que é acionista da Universal.
"A TV por assinatura vai ser o primeiro passo da GVT para lançar a casa conectada (integração dos equipamentos eletrônicos da residência via internet)", afirmou o executivo, sem revelar quando isso vai acontecer. Segundo ele, o potencial para o mercado de televisão é "muito grande no Brasil". O executivo destacou que, embora seja o maior mercado de telecomunicações da América Latina, o Brasil tem baixa adesão aos serviços de TV paga se comparado aos países vizinhos. "Há grande oportunidade", disse.
Em outra frente, a GVT pretende explorar novas oportunidades na chamada economia digital. Segundo o presidente da GVT, a operadora pretende entrar em atividades como portais e comércio eletrônico. As primeiras iniciativas poderão ser lançadas ainda neste ano, afirmou Genish.
A TV paga corresponde a um terço dos investimentos programados pela GVT neste ano, de R$ 1,8 bilhão. O montante é 40% superior ao valor desembolsado em 2010.
Segundo Genish, a companhia planeja investir R$ 2 bilhões ao ano até 2016. Grande parte dos recursos será destinada à expansão dos serviços a mais municípios. A operadora deve fechar este ano com cobertura em 106 cidades e tem como meta atingir 180 até 2016.

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