MARCEL MERGUIZO/FOLHA
ENVIADO ESPECIAL A GUADALAJARA
ENVIADO ESPECIAL A GUADALAJARA
Recheada de patrocinadores e apoiadores, a seleção brasileira de rúgbi quer estar na moda. Com a estreia em Pan-Americanos, jogadores também começaram a lucrar com a exposição crescente do esporte no país nos últimos anos.
Três dos 12 atletas da modalidade que disputam o Pan de Guadalajara têm patrocínios pessoais de marcas esportivas. E Daniel Gregg é patrocinado pela marca de roupas Carmim.
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Daniel Gregg, do time de rúgbi brasileiro, em cartaz de campanha publicitária |
Mas o que mais chamou a atenção --até dos próprios companheiros de seleção-- foi que a primeira campanha que ele fez para a empresa foi usando apenas cueca.
"Quando eu era moleque já tinha feito uns comerciais. Mas nada de outdoor na avenida Paulista, de cueca", lembrou Gregg, que é coordenador da escolinha de rúgbi do Vasco e do Niterói Rugby.
Dono de uma cafeteria em Niterói, o jogador diz que o patrocínio o ajuda a complementar a renda. Mas a primeira peça publicitária já rende piadinhas no time do Brasil, que estreia neste sábado no Pan.
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Daniel Gregg, jogador do rúgbi brasileiro, posa para campanha publicitária |
"Tem jogador que fica me pedindo cueca", disse. "Pessoal zoa, mas depois vê que é legal, ficam com ciúmes porque tenho patrocínio e eles, não. Fazem brincadeiras saudáveis, dão uma zoadinha", conta.
A empresa o procurou devido ao desempenho no Sul-Americano, no começo deste ano. O Brasil foi terceiro colocado, mas venceu a Argentina na fase preliminar e acabou com uma invencibilidade de 74 anos.
"Tive a oportunidade de fazer o 'try' [ponto máximo do rúgbi] da vitória. Eles entraram em contato comigo porque queriam uma história legal e usaram o 'try' contra a Argentina na campanha. Está lá: `Gregg, autor do try que tirou a invencibilidade da Argentina'", contou.
Daniel Marenco/Folhapress | ||
Brasil e México posam para foto após jogo treino em Guadalajara |
Como a maioria dos jogadores da seleção, Gregg é amador, ou seja, necessita de outras atividades para se manter como jogador de rúgbi.
"Como atleta não dá para viver profissionalmente no Brasil. Agora estamos conseguindo resultados e retorno."
No sábado, o time brasileiro (que tem patrocínio ou apoio de Topper, Bradesco, Heineken, Terapêutica, Probiótica, Deloite) joga contra Canadá, Estados Unidos e Chile. No domingo acontecem as quartas de final, semifinal e final. É a primeira vez que o rúgbi participa dos Jogos Pan-Americanos. Em 2016, estará também na Olimpíada do Rio.
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