quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ao som de músicas árabes e com fogos de artifício, Embaixada da Líbia no Brasil comemora morte de Gaddafi

Camila Campanerut
Do UOL Notícias
Em Brasília



Fotos do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi são queimadas na sede da embaixada da Líbia no Brasil. O cônsul-geral da Líbia, Mohammed Ninfat, disse que teve confirmações da morte de Gaddafi Antonio Cruz/Agência Brasil
Ao som de músicas árabes e com fogos de artifício, funcionários da Embaixada da Líbia no Brasil comemoraram a confirmação da morte do ex-ditador líbio Muammar Gaddafi, nesta quinta-feira (20), em Brasília.Segundo a assessoria da embaixada, a “festa” só começou depois do pronunciamento do premiê interino da Líbia, Mahmoud Jibril, para as TVs árabes.
“É um dia muito feliz não só para o povo líbio como para todo nós de todo o mundo”, afirmou o ministro-conselheiro da embaixada, Hussein El Shebli. “Estou torcendo muito para que o governo da Líbia e o do Brasil continuem com bom relacionamento”, completou o diplomata.A Embaixada da Líbia está desde o dia 22 de setembro sem um embaixador. O antigo titular, Salem Exubedi, deixou o cargo, depois da tomada do país líbio pelo Conselho Nacional de Transiçã,  pela pressão interna do corpo diplomático por ter sido pró-Gaddafi. No posto interinamente está o encarregado de negócios, Hussein Tantoush.Na frente da embaixada, a bandeira líbia foi colocada sobre o portão e abaixo dela, um adesivo traz os dizeres: “Líbia livre ama você. I (símbolo de coração) Líbia”.
De acordo com a assessoria da embaixada, hoje não haverá expediente no local e a pequena comunidade em Brasília, de cerca de 30 pessoas, é esperada para celebrar a morte do ditador que ocupou o poder na Líbia por cerca de 40 anos.

Médico diz que Kadhafi morreu vítima de 2 tiros no peito

Novo governo da Líbia afirma ter matado o ex-ditador proximo a Sirte.Imagens mostram homem parecido com Kadhafi, com sangue na cabeça.

Do G1, com agências internacionais





O médico que acompanhou o transporte do corpo de Kadhafi em Sirte afirmou que o ditador líbio foi morto com dois tiros no peito.
A rede de TV Al Jazeera mostrou nesta quinta-feira (20) um vídeo do que seria o cadáver do ex-ditador da Líbia, Muammar Kadhafi, pouco depois de ele ter sido morto por combatentes leais ao Conselho Nacional de Transição (CNT), próximo a Sirte.Até o fim desta manhã, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) e os EUA ainda não confirmaram a morte. A Otan afirmou que ainda "levaria tempo" para checar a veracidade das imagens e dos relatos. Entretanto, a aliança admitiu ter bombardeado um comboio pró-Kadhafi próximo à cidade onde os ex-rebeldes dizem ter matado o ditador.
A rebelião contra Kadhafi começou em fevereiro deste ano na cidade de Benghazi e colocou a Líbia em uma violenta guerra civil e em crise humanitária. Desde o fim de agosto Kadhafi estava desaparecido: ele foi derrubado do poder após a tomada da capital, Trípoli. Ele estava no comando do país há 42 anos.
As imagens divulgadas pela TV Al Jazeera, feitas por um telefone celular, mostram o corpo sem vida de um homem sem camisa, com sangue e um buraco de bala na cabeça, e bastante parecido com Kadhafi. O corpo aparece cercado de pessoas que comemoravam e o arrastavam pela rua.A Al Jazeera também afirmou que o corpo de Kadhafi teria sido levado a uma mesquita na cidade de Misrata. Já a TV Al Arabiya afirmou que o corpo estava em um centro comercial no bairro de Souq Tawansa.Nesta quinta, os primeiros anúncios informavam que Kadhafi havia sido preso e estava gravemente ferido em ambas as pernas. A France Presse publicou uma foto que seria de Kadhafi logo após a captura, ferido ou morto. Fontes militares rebeldes confirmaram a veracidade da imagem. A TV Al Jazeera divulgou um vídeo do que seria o cadáver de Kadhafi."Ele foi morto em um ataque dos combatentes. Há filmagem disso", disse Mahmoud Shammam, ministro da Informação do novo governo. Para Abdel Hafez Ghoga, porta-voz do Conselho Nacional de Transição (CNT), em Benghazi, o país vive um momento histórico. "É o fim da tirania e da ditadura. Kadhafi cumpriu seu destino."Logo após a divulgação da notícia, o portal do canal de TV Al Libya, pró-Kadhafi, desmentiu a "captura ou da morte" do coronel. Segundo a emissora, o ex-líder líbio goza de "boa saúde".
Imagem feita por telefone celular e obtida pela France Presse mostra o que seria o momento da captura de Kadhafi próximo a Sirte (Foto: AFP)

Imagem feita por telefone celular e obtida pela France Presse mostra o que seria corpo de Kadhafi (Foto: AFP)
Ataque em terra natal
Kadhafi foi atacado próximo à sua cidade-natal, Sirte, em um comboio que sofria ataque aéreo da Otan enquanto tentava fugir. A aliança confirmou que disparou, por volta das 10h30 de Brasília, contra veículos "que representava uma ameaça para os civis", mas não precisou se Kadhafi se encontrava no local.
A cidade de Sirte, último foco de resistência dos combatentes kadhafistas, havia sido tomada definitivamente pelos rebeldes nesta quinta-feira, após semanas de cerco e resistência dos pró-Kadhafi.
Um combatente do novo governo líbio, ouvido pela Reuters, disse que Kadhafi estava escondido em uma tubulação e teria gritado "Não atire! Não atire!" ao ser descoberto.
Mapa mostra os principais locais da guerra civiil líbia após a morte kadhafi (Foto: Editoria de Arte/G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...