RAFAEL CAPANEMA/FOLHA
DE SÃO PAULO
DE SÃO PAULO
O iOS 5, nova versão do sistema da Apple para iPhone, iPad e iPod touch, foi lançado nesta quarta-feira (12), e o iPhone 4S chega aos consumidores dos EUA na sexta-feira (14). Se você não tem um iPhone nem pretende comprar o novo modelo, pode ter alguns dos recursos mais úteis do 4S e do iOS 5 por meio de serviços que funcionam em aparelhos com Android, BlackBerry OS, Symbian, Windows Mobile e mesmo em versões anteriores do iPhone.
Algumas dessas alternativas não são tão completas nem tão elegantes quanto as da Apple, mas outras são até superiores e têm a vantagem de ser multiplataforma, enquanto a maioria dos serviços da Apple funciona apenas em dispositivos da empresa. Uma das principais novidade apresentadas na semana passada pela Apple, o assistente virtual Siri, comandado por voz, é ainda mais restrito: só vai funcionar no iPhone 4S, que ainda não tem previsão de lançamento no Brasil (e os modelos desbloqueados só começam a ser vendidos em novembro).
Dave Grannan, executivo-chefe do Vlingo, aplicativo semelhante ao Siri, disse ao site GigaOM que não considera o novo serviço da Apple uma ameaça. "Quando a Apple faz algo, geralmente é um ponto de inflexão e um sinal de que algo vai se popularizar", afirmou.
Veja, abaixo, serviços alternativos ao que há de melhor no iOS 5 e no iPhone 4S.
| Editoria de Arte/Folhapress | ||
![]() |

Nenhum comentário:
Postar um comentário